ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mataram a IN 51: o que é preocupante na IN 62.

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/01/2012

4 MIN DE LEITURA

0
0
Mataram a IN 51: o que é preocupante na IN 62.

Depois do Natal fiz o que a muito tempo não fazia. Fui para a praia para passar o ano e tentar esquecer os problemas do leite.

No último dia do ano fui a uma padaria, comprei um litro de leite e o jornal O Estado de São Paulo. Li a notícia Brasil não vai mais produzir leite tipo B”, onde Enio Marques, secretário substituto da Defesa Agropecuária do MAPA, dizia que o MAPA iria tirar de produção o leite B e C, que caíram em desuso, e tem a produção muito baixa. Não soube dizer qual o volume de leite B produzido, mas disse que é quase nada. Ficará apenas o leite tipo A produzido diretamente nas granjas e leite que não se enquadrar como A, ou seja produzido nas granjas e levado para usina para beneficiamento será classificado apenas como leite pasteurizado.

Olhei para a garrafa do leite B Serramar, produzido pele cooperativa de Guaratinguetá, que estava tomando, e pensei: será que a partir de agora se quiser tomar um leite pasteurizado de melhor qualidade e melhor sabor serei obrigado a comprar leite A, que é mais caro que o leite B? Será que o volume de leite A produzido, que também é restrito dará para atender os que procuram tomar um leite melhor e não ficará mais caro? Como consumidor me senti prejudicado. Por que o MAPA proibiria a produção de leite tipo B? Se o leite tipo B deixar de ser produzido deveria ser por iniciativa da indústria e não por norma do MAPA tirando a possibilidade da indústria de produzir um leite pasteurizado de melhor qualidade, que é o que vai acontecer se todo leite produzido por usinas de beneficiamento for jogado na vala comum “leite pasteurizado”. Como produtor fiquei preocupado, se isso acontecer, será que a indústria não podendo diferenciar seu produto final não vai também deixar de valorizar melhor o leite produzido por produtores se empenham em produzir leite de melhor qualidade?

Pensei comigo que deveria haver algum engano na matéria.

No dia 8 de janeiro, abrindo a internet, vi que infelizmente não havia nenhum engano.

A comissão de especialistas que analisaram os problemas com a implementação de parâmetros mais rígidos da IN 51 criou a 62.

Mataram e enterraram a IN 51, criando uma nova instrução normativa que altera a IN 51, não sei se acreditando que isso poderá em si resolver os problemas de qualidade do leite ou achando que com um novo número para a instrução normativa se esquecerá mais depressa os insucessos na implantação da IN 51.

E na IN 62 de fato se eliminou os regulamentos para produção de leite tipo B e tipo C, jogando todo leite pasteurizado produzido por usinas de beneficiamento numa vala comum que não distingue qualidade.

Em termos de qualidade entendo que eliminar o regulamento para leite tipo C tudo bem, mesmo por que os requisitos para produção do leite pasteurizado eram ligeiramente superior ao do tipo C que foi extinto.

Mas eliminar o regulamento que permitia as usinas produzirem o leite tipo B, um leite pasteurizado de melhor qualidade, não dá para entender.

Por que não deixar aberta a porta para usinas de beneficiamento produzirem leite de melhor qualidade? No meu ver isso é preocupante para a maioria dos produtores, que não tem possibilidade de beneficiar o leite na sua propriedade, que fornecem leite para as usinas de beneficiamento e para o consumidor que deixa de ter a opção que comprar um leite pasteurizado melhor como alternativa de comprar o leite tipo A, que certamente será maior do que o preço do leite tipo B.

Com a eliminação do regulamento para produção de leite tipo B, em termos do produtor e do consumidor considero a IN 62 um retrocesso com relação a IN 51, e que pode ser um entrave para aumentar a produção de leite de melhor qualidade para poder atender o mercado interno e para exportação.

Com relação a implementação de parâmetros mais rígidos para o leite cru, vejo que os especialistas foram realistas com relação à CCS, prevendo uma evolução gradativa, com valores e prazos adequados para se ter como meta.

No entanto com relação à CBT, onde a melhoria dos parâmetros é bem mais simples, dependendo fundamentalmente de higiene de ordenha e disponibilidade de frio. Penso que os especialistas foram tolerantes demais nas metas, no que toca ao tempo evolução de evolução para se atingir o valor final preconizado. No meu modo de ver, havendo vontade política do governo e da indústria o valor final poderia ser atingido em 2014, e o retardo pode ser entendido como sinalização da falta de empenho do Governo e da indústria em melhorar a qualidade do leite produzido no Brasil.

Pensando na melhoria da qualidade do leite no Brasil acredito ser oportuno as entidades que representam produtores discutirem com seus filiados e depois discutirem com o MAPA e a indústria, se não seria desejável na IN 62 deixar a porta aberta para as usinas de beneficiamento produzirem leite tipo B bem como propor uma evolução temporal mais rápida para se atingir o valor final previsto para CBT, e se isso for desejável, fazer um ajuste na IN 62.

Marcello de Moura Campos Filho

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures