ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Piercristiano Brazzale: sustentabilidade é também business

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/11/2015

3 MIN DE LEITURA

0
0
Cerca de 200 líderes do setor, envolvendo 10 países, estiveram reunidos em Foz do Iguaçu nos dias 18 e 19 de novembro para discutir tendências, inovação, consumo, mercados, sustentabilidade e segurança alimentar em lácteos.

A partir desta agenda de futuro e com a presença de especialistas e empresários do Brasil e de fora, o 1º Latin America Dairy Congress, uma parceira da Zenith com a AgriPoint, discutiu os principais gargalos, oportunidades e insights do setor no Continente e no mundo. Abaixo, confira as palestras do painel “Sustentabilidade: caso empresarial e tendências”.

Piercristiano Brazzale, coCEO da Brazzale Company, a mais antiga fábrica de queijos da Itália em atividade, abordou a sustentabilidade no âmbito da indústria citando o exemplo da Brazzale e os impactos da imagem da empresa. “Em 1920 a Brazzale construiu a primeira planta industrial para a fabricação de manteiga na Itália e em 1945, iniciou a produção de queijo Grana Padano. Uma das nossas metas é desenvolver cada fase de produção no melhor local possível, explorando nossa longa tradição e conhecimento”. Na sequência, o palestrante falou sobre os passos da empresa até chegar aos dias atuais. “Buscamos sempre oferecer aos nossos clientes uma boa relação custo-benefício e qualidade. A ideia é desenvolver a nossa empresa além dos princípios da corporação”.

Piercristiano Brazzale

Piercristiano comentou que todas as decisões da empresa são focadas no consumidor e na satisfação do mesmo. “A indústria sempre tem que se lembrar do meio ambiente, ela deve ser ecológica. Há uma demanda cada vez maior dos consumidores pelas informações do produto, como foi produzido, quanto de água foi utilizado para ser fabricado, entre outros. Nossa empresa tem certificações, rastreabilidade e conformidade com os padrões internacionais, porém, isso já não é mais suficiente, pois todos os nossos concorrentes também têm”.

Ele apresentou as iniciativas eco-sustentáveis da empresa e o esforço em melhorar e respeitar o meio ambiente. “Em 2011, o Gran Moravia (produzido na República Tcheca) foi o primeiro queijo do mundo a avaliar sua Pegada de Água (WFP) e a comunicá-la aos consumidores. A WFP é a quantidade de água doce utilizada na produção de determinado produto. É uma ferramenta preciosa para a integração das informações implícita e explícita que o consumidor usa para tomar sua decisão final e fornece indicações sobre a qualidade e saudabilidade do produto, e não apenas do meio ambiente. Além disso, precisamos saber como comunicar as informações para não criar confusões ou passar dados errados”.

Encerrando a sua apresentação, Brazzale apresentou alguns dados práticos e exemplos para aumentar a sustentabilidade ambiental e econômica da produção, como: economia de eletricidade e energia térmica, recuperação de energia de subprodutos, economia e melhor uso da água assim como, transformação de dejetos em energia. “Sempre há espaço para melhorias”, findou ele, dizendo que as iniciativas relativas a sustentabilidade em sua empresa se pagam através da economia de energia e água, bem como através da imagem.

Em seguida, Brian Lindsay, Diretor de Desenvolvimento na Dairy Sustainability Framework, questionou a todo o público sobre o que o setor lácteo está efetivamente fazendo em relação à sustentabilidade. “Para muitas empresas, a sustentabilidade está apenas relacionada ao meio ambiente, porém, ela está relacionada a diversos outros fatores. Queremos progredir a uma taxa mais rápida na área de sustentabilidade. A sustentabilidade é uma jornada e queremos sempre melhorar, sabendo que temos que trabalhar para alcançá-la”.


Brian Lindsay

Brian ressaltou que estamos evoluindo e que a nossa melhoria é contínua, mas que ainda precisamos amadurecer muito. “Priorizem sempre as melhorias contínuas, desenvolvendo uma ferramenta para comprovar a efetividade dessas medidas. Também precisamos saber como apresentar os recursos naturais nos produtos, pois os consumidores querem saber o alimento do gado, se estão sendo criados com bem-estar, de forma sustentável, entre outros.”

Ele ainda citou que hoje há algumas propagandas incentivando as pessoas a não consumirem leite porque a sua produção gera danos para o meio ambiente. “Precisamos fazer a nossa parte com o intuito de alinhar o setor, visto que ele ainda é bastante fragmentado”.

Equipe MilkPoint 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures