ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisadores revelam efeito vasodilatador do soro de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/09/2015

2 MIN DE LEITURA

2
0
Pesquisadores descobriram que partes de proteínas do soro do leite, um subproduto da fabricação de queijos e derivados, podem minimizar os efeitos da hipertensão. Pesquisadores da Embrapa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) analisaram pequenas partes da proteína (peptídeos) e chegaram à conclusão que elas podem vasodilatar as artérias em 80% a 100%, de acordo com testes em cobaias.

Peptídeos podem vasodilatar artérias de pessoas hipertensas, dizem pesquisadores (Foto: Thinkstock)

"O resultado é promissor, com efeito bastante similar aquele obtido com medicamentos", afirma o professor José Eduardo da Silva Santos, do Laboratório de Farmacologia Cardiovascular da UFSC. Ele explica que o diferencial da pesquisa é o processo tecnológico de preparo e fracionamento do soro de leite desenvolvido na Embrapa, que gerou um ingrediente de alto valor agregado a produtos e pode vir a ser utilizado como auxiliar no controle da hipertensão. O estudo analisou o efeito na aorta de cobaias, e agora deve avançar para análises in vivo, inclusive com humanos. "A ideia é conhecer melhor os mecanismos da atividade anti-hipertensiva para validar o modelo em doentes com um grau de segurança no uso de substância", revela.

Para alcançar esse índice de relaxamento das artérias, os pesquisadores testaram mais de 10 amostras até chegar a uma composição ideal. "Validamos 25 peptídeos, cinco com características similares. Tais descobertas proporcionam um aumento no interesse industrial, que poderá incorporar o soro ou frações dele a diversos produtos alimentícios ou nutracêuticos", conta Luísa Rosa, do Programa de Ciências de Alimentos da UFRJ. A par das comprovações dos benefícios do novo ingrediente para a saúde e seu potencial de utilização na indústria, ainda resta aos pesquisadores um desafio tecnológico: retirar o amargor dos peptídeos .

Para avaliar a aceitação do consumidor, os pesquisadoras realizaram uma análise sensorial do produto em pó adicionado a uma sobremesa láctea comercial sabor chocolate branco. Cem provadores participaram do teste em que foram oferecidas duas amostras sem identificação, uma com e outra sem o ingrediente funcional: 81 atribuíram notas maiores que 7 à sobremesa adicionada de peptídeos e 78% relataram que a comprariam. Em relação à sobremesa comum, 71 pessoas atribuíram nota maior que 7 e 66% delas a comprariam. A preferência do consumidor se mostrou maior pela sobremesa com ingrediente funcional. "Continuaremos os testes desse ingrediente em outros produtos. Vamos trabalhar no desenvolvimento de um produto salgado", relata Luísa Rosa.

As informações são do portal O Globo.
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLEITON

MEDIANEIRA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 08/06/2016

Estou querendo fazer meu tcc com base no soro de leite, mas preciso de uma ajuda, se alguém pode me ajudar, sou ta UTFPR-ME, meu e-mail é (cleitongabriel14-@hotmail.com) se alguém pode me ajudar DEUS dará em dobro
HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 03/09/2015

Parabens pelo artigo. Desde que o produto dentro saia da fazenda, com qualidade, a agregaçao de valor como < alimento funcional>,é de suma importância,e nestecaso , utilizando-se o soro ., que deveria ser mais utilizado em nossa terra.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures