As embalagens foram lançadas no Brasil com a Massfar, uma parceira autorizada da Zappar, na feira Fispal 2015, e agora tem dois clientes; Marajoara e Sabe, que estão usando os “zapcodes” para o leite condensado e o leite sem lactose, respectivamente.
A Marajoara usa o conteúdo de RA para compartilhar um vídeo que mostra ao usuário como preparar uma sobremesa usando seu produto. Sua embalagem de leite com chocolate também tem um quiz ambiental e os consumidores podem tirar uma selfie com a marca “Chokynho”, postando na sequência nas mídias sociais. Os clientes da Sabe podem escanear o código e receber informações em seus dispositivos móveis para descobrir como o leite sem lactose é produzido, junto com sugestões de receitas.
O gerente de produtos globais da SIG Combibloc, Ace Fung, disse que o Zappar é um aplicativo grátis para iOS e Android, que fornece “uma ponte entre objetos físicos e o mundo digital em tempo real”. “Quanto mais interativo e com possibilidade de engajamento for o conteúdo, mais provavelmente isso ressoará positivamente na mente dos consumidores”, comentou ele.
De acordo com Ace, o conteúdo digital agora salta por meio da realidade aumentada e a informação suplementar é fornecida em tempo real – por exemplo em 3D – na forma de jogo, vídeo, texto ou animação. “A vantagem é que a informação é disponibilizada diretamente lá, quando necessário. A realidade aumentada abre uma nova dimensão de interação entre produtos e clientes. As informações estão apresentadas como informação e entretenimento – integrados em um design moderno de embalagem e sob medida”, completou.
Por meio dessa interação, é permitido que informações simples se tornem uma experiência. Antes do lançamento, Fung disse que a SIG Combibloc fez uma revisão completa das ofertas de realidade aumentada do mercado. A empresa decidiu se unir ao Zappar pois sentiu que a plataforma dava a melhor e mais escalável tecnologia para fornecer uma experiência de engajamento digital.
Ele disse que um estudo recente do Ministério Federal de Alimentos e Agricultura da Alemanha mostrou que quando compram alimentos, 20% dos clientes já usam seus smartphones para obter mais informações sobre os produtos nos pontos de vendas. “Os processadores de alimentos e bebidas devem ver essas mudanças de comportamento como oportunidades para criar design de embalagens que gerem engajamento com essa tecnologia, atendendo assim, as necessidades dos consumidores de uma forma interativa”, frisou. Segundo ele, deixar os consumidores explorarem conteúdos escondidos fornece às marcas uma oportunidade excelente de melhorar a conscientização sobre a marca e fortalecer a lealdade.
De acordo com Max Dawes, diretor de parcerias da Zappar, a embalagem é um veículo perfeito para essa tecnologia. Ele disse que é uma mídia que entra na casa dos consumidores, pode ser acessada de forma interativa e fornece uma enorme quantidade de dados sobre a marca.
Veja o vídeo que mostra a tecnologia:
As informações são do https://www.beveragedaily.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.