ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mococa coloca produtores nas embalagens de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/09/2015

5 MIN DE LEITURA

19
0
A relação entre indústria e produtor, em que instrumentos de valorização da relação e fidelização de produtores fazem parte, é um tema de interesse crescente no mercado de leite brasileiro. No começo de agosto, durante o Encontro MilkPoint de Laticínios, Marcelo Pereira de Carvalho, diretor da AgriPoint, fez uma apresentação abordando o tema (veja aqui a apresentação que foi gravada e disponibilizada no MilkPoint).

Na palestra são mencionados exemplos e ações de empresas voltadas à valorização do produtor, como forma de criar engajamento e fidelizar a relação entre produtor e laticínio. As empresas nacionais têm buscado formas de criar relações de mais longo prazo, como clubes de compra, serviços, premiações e outros.

Uma das iniciativas nesse sentido vem da Mococa, tradicional empresa do interior paulista: embalagens de leite UHT da empresa mostram, além das informações nutricionais tradicionais, imagens e depoimentos de produtores associados. A empresa afirma que esta homenagem é uma forma também de mostrar aos consumidores “De Onde Vem” o leite que faz parte do seu dia a dia, e informá-los que os produtos são originados em fazendas leiteiras, mostrando que o leite não “aparece na prateleira”.

Essa iniciativa é acompanhada de um plano de pagamento e estruturas adequadas com acompanhamento técnico, assegurando o recebimento de um leite de qualidade, dentro de suas normas de controle de qualidade, nas diversas regiões onde a Mococa atua.

Embalagens de leite UHT com depoimentos de produtores do Laticínios Mococa.

O MilkPoint Indústria conversou com Carlos Zamboni, Gerente de Suprimentos de Leite da Mococa, para saber mais sobre essa iniciativa.



MilkPoint Indústria: Como surgiu a ideia de colocar produtores na caixa de longa vida?

Zamboni: “Percebemos que o consumidor por vezes desconhece como o leite chega à embalagem, como ele chega ao ponto de venda. Então nós resolvemos mostrar, usando a própria embalagem como meio de comunicação. Assim levaríamos ao consumidor o conhecimento de onde vem aquele leite. Também, essa iniciativa faz uma homenagem ao produtor, mostrando seu trabalho e importância no segmento”.

MilkPoint Indústria: Quantos produtores já foram contemplados?

Zamboni: “Nós fizemos com quatro produtores na primeira etapa e, agora, está saindo a segunda etapa com mais quatro. São associados antigos. Pedimos que eles falassem o que sentiam como produtores e sobre seu relacionamento com a Mococa - nós somos uma empresa de 96 anos, chegando ao centenário, temos aí muita história, há produtores que estão conosco há vários anos, passando por gerações”.

MilkPoint Indústria: Quando a Mococa desenvolveu essa ferramenta de fidelização e comunicação?

Zamboni: “A primeira etapa saiu em meados de 2014”.

MilkPoint Indústria: A ação envolve um custo elevado, ou é possível fazê-la sem grandes investimentos adicionais?

Zamboni: “Eu não sei ao certo, porque isso compete a outra área, mas é uma iniciativa de custo baixo”.

MilkPoint Indústria: Qual é o impacto percebido na relação com os produtores?

Zamboni: “Muito positivo. Vários produtores, mesmo não aparecendo, se sentiram representados. Acharam a ação muito válida, uma valorização muito interessante de uma atividade que está um pouco esquecida - principalmente pelo consumidor dos grandes centros”.

MilkPoint Indústria: E o consumidor, como respondeu à campanha?

Zamboni: “O consumidor também respondeu de forma positiva. Tivemos bastante interação pelo SAC, com elogios à iniciativa e aos produtores. Foi muito bom. Às vezes o consumidor não tem noção, então acho que é uma maneira bastante eficaz de mostrar também de onde vem o leite que ele bebe”.

MilkPoint Indústria: Que outras ações de fidelização a Mococa desenvolve?

Zamboni: “Nós temos uma história, valorizamos a cooperação. Temos alguns convênios, tentamos facilitar alguma ação do produtor, alguma necessidade que ele tenha com respeito a alguma compra. Toda vez que temos uma modificação no preço, o pessoal de campo sai comunicando, vai ao produtor, fala do mercado. Sempre estamos falando com os produtores – àqueles que têm interesse, levamos a mensagem; se o mercado está em queda, se ele vai fazer algum investimento, pra ele cuidar, pra ele ver, fazer contas. Hoje a maioria dos produtores tem acesso a diversas informações, principalmente ao MilkPoint, então nós debatemos informações que chegam ao produtor. Acreditamos nessa transparência”.

MilkPoint Indústria: Como você avalia a relação indústria/produtor?

Zamboni: “Nossa empresa, em 2005, teve dificuldades financeiras. Nessa época saímos de uma planta ativa - quando nós saímos, pagamos todos os produtores. Há empresas que optam por comprar a confiança do produtor novamente quando “voltam”. Se comprometem a pagar, em tantas parcelas, o que ficaram devendo no período anterior. O produtor, para receber, aceita, mas depois deixa de considerar a empresa como séria. Nós fizemos o contrário, pagamos todo mundo. Quando nós voltamos, alguns anos depois, praticamente 100% dos produtores que entregavam leite para a Mococa e permaneceram na atividade, voltaram. Nós adquirimos a confiança na base da credibilidade, da transparência – é nisso que buscamos basear nossa relação com o produtor.

Hoje, comparando a relação dos produtores de 2005 e de 2015, dos que continuam na atividade, 90% ainda estão conosco. É assim que a gente procura trabalhar. No quesito do relacionamento do produtor e da indústria em geral é complicado hoje em dia. As empresas por vezes não podem fazer o que gostariam. Em um artigo recente do MilkPoint Mercado, vocês mostraram que hoje recentemente a participação da indústria no preço final é menor que a do produtor e do varejo - quer dizer, a indústria tem parte dos custos e participa com menos. Então eu acredito que a maioria gostaria de estar fazendo algo a mais para o produtor, trazendo ele mais próximo da empresa, buscando uma forma de fidelizar, de levar mais conhecimento, mais assistência, mas infelizmente somos hoje levados pelo que está acontecendo no mercado como um todo. As margens hoje não deixam a indústria fazer mais pelo produtor. Quem que não gostaria de ter seus produtores com assistência técnica por pessoas capacitadas?”

Carlos Alberto T. Zamboni formou-se Administrador de Empresas em 1979. É natural de Matão-SP. Iniciou suas atividades no setor lácteo em 1981, gerenciando uma usina de beneficiamento de leite da Vigor em Bauru. Em 1989, passou a Gerente Regional de Política Leiteira. Ficou na usina até 2002. Na Mococa S/A começou em 2003, como Comprador de Suprimento de Leite, depois Coordenador de Política Leiteira e em 2010 Gerente de Suprimentos de Leite e Política Leiteira, onde permanece até hoje. Fez diversos cursos, mas afirma que o maior aprendizado vem do dia-a-dia, dos relacionamentos, dos contatos, de estar no campo. “Ao todo são 34 anos na mesma atividade. A caminhada continua e o que é mais apaixonante em trabalhar nesse segmento é a certeza de que nenhum dia será igual ao outro, e a cada dia colocamos um tijolinho do conhecimento na construção do nosso saber. Estamos em constante aprendizado, e quanto mais o tempo passa, mais temos a certeza de que não sabemos tudo”.

Ficou com alguma dúvida? Participe deixando o seu comentário no box abaixo:
 

19

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROSANGELA ZOCCAL

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 10/09/2015

Confiança é a palavra que retrata essa iniciativa, para o consumidor e para o produtor.

Parabéns a toda a equipe!
CARLOS ALBERTO T. ZAMBONI

MOCOCA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 10/09/2015

Gostariamos de agradecer a todos pelo reconhecimento e o carinho demonstrados aqui.



Certamente essas palavras nos encorajará para continuarmos a buscar sempre o melhor para o nosso segmento.



Muito obrigado mesmo.



abs



Zamboni
COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE JACUÍ E REGIÃO LTDA

JACUÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/09/2015

Antônio José dos Santos - Jacui - MG - Produtor e Presidente da COOPERJAC (Cooperativa Agropecuaria de Jacui e Regiao)

Parabenizo a MOCOCA SA pela iniciativa de colocar os produtores em suas embalagens, pois agredito ter sido a primeira empresa a fazer este feito. Isso não só valoriza o produtor  como também mostra ao publico infantil a origem do leite, ou seja, "o leite não nasce na caixinha".  

Eu como produtor e também como parceiro da MOCOCA SA, através da COOPERJAC cooperativa da qual sou presidente apoio esta iniciativa!!!
THAIS CEACERO

CACHOEIRA DE MINAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/09/2015

Parabéns ao laticínio pela iniciativa!

Uma excelente forma de valorizar os produtores!
EDIVALDO MAURICIO CAMARGO CAMARGO

ENTRE RIOS DE MINAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 09/09/2015

Zamboni  quero  parabenizar  você  e  a  Mococa,  por  essa  iniciativa e  eu  como  você  e  outros  colegas  de  trabalho  sabemos  o  quanto  gostaríamos  de  oferecer  ao  produtor assistência  técnica de melhor  qualidade,  ter uma  parceria  com  o  produtor  como  se  fosse  da  família.  e  tanta  outras  coisas.  Que  bení ciasse  o produtor  Que  fizesse o  mesmo  produzir  mais  com um custo  menor.  Mas  tudo  é  muito  difícil  mercado  desfavorável  custo  de  insumo muito  alto,  Mão  de  obra  qualificada, Tudo  se  torna  complicado  para  a  empresa. Adorei  sua  reportagem,  E  viva  o  produtor  Rural,  
ROMÁRIO TEIXEIRA PINTO

RODEIRO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/09/2015

Bela reportagem e principalmente boa ideia, a valorização do setor produtivo dessa matéria prima (sendo financeiramente ou até mesmo em marketing) principalmente incentiva os menores produtores a se desenvolverem no ramo e alavancarem suas produções, sendo contrário a macro tendência de deixarem a labuta.
OLIVINO DOS SANTOS FILHO

ANGATUBA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/09/2015

muito boa esta iniciativa do Laticínio Mococa esta mostrando a importância do produtor, na empresa .

Parabéns ....
ANTÔNIO CARLOS DE SOUZA LIMA JR.

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/09/2015

Muito boa ideia Zamboni.

Prestigiar o segmento produtor é energizar a cadeia produtiva.

Parabéns pela inovação.

Meus cumprimentos a toda a direção da Mococa pelos 96 anos de história no setor.
MARCOSARGAÇO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/09/2015

parabéns pela iniciativa, em apresentar ao consumidor os bons produtores de leite..
MB AGRÍCOLA E PECUARIA LTDA

MOCOCA - SÃO PAULO

EM 07/09/2015

Uma forma de reconhecer toda a dedicação e comprometimento do produtor!! Parabéns Mococa S/A, já passou da hora  do governo enxergar, reconhecer e amparar   no que o produtor precisa!!
LUIZ DALL'ASEN

XAXIM - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 07/09/2015

legal esta iniciativa parabems
MAURICIO MENDES

EM 07/09/2015

Parabéns pela iniciativa.



É importante que o consumidor de alimentos, principalmente nos grandes centros urbanos,  consiga ver que há pessoas e não só máquinas  por trás das caixinhas de leite. Os produtores devem ser valorizados



Mauricio Mendes

AgroTools/ABMR&A






FLÁVIO ROGÉRIO FERRAZ

MOCOCA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 07/09/2015

Parabéns a Mococa...São exemplos como estes que fazem a diferença e valorizam o nosso produtor.
JOSÉ ITAMAR DE ALMEIDA

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÃO PÚBLICA

EM 05/09/2015

Parabéns, ao Laticínio  Mococa uma atitude simples, valorizando o produtor. Imagino a satisfação do produtor...
EDISON MODESTO

CACONDE - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/09/2015

A Mococa esta de parabéns promovendo o bom produtor. Tenho orgulho de ser fornecedor deste Laticinio. O Zamboni mostrou criatividade e o Riciere tem feito um excelente meio de campo com a gente.  
CARLOS NEGRAO

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS

EM 04/09/2015

Experiência e seriedade a serviço do setor de leite.

Parabéns a Mococa por esta ação e em especial ao Zamboni , 34 anos nos dando o exemplo de como trabalhar sério e principalmente com ética neste ramo.
SÁVIO COSTA SANTIAGO DE BARROS

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 04/09/2015

Parabéns a Mococa e ao grande Zamboni, exemplo de competência no setor laticinista;



Essa iniciativa agrega valor ao produto, mostrando a origem e os cuidados com qualidade do leite.



JOÃO FRANCISCO XAVIER DA SILVA

ATIBAIA - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 04/09/2015

Parabéns a Mococa pela iniciativa e criatividade , essa homenagem ao produtores serve também para mostrar para seu consumidor final de onde vem o produto e mostrando também a qualidade do produto , essas inovações e que faz a diferença .

Fabio Oliveira  , mais uma vez inovando !  grande profissional merece todo sucesso !



Grande abraços

João Francisco
MARCIO JOSÉ DE ANDRADE

JACAREZINHO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/09/2015

muito boa a ideia,mais uma forma de mostrar o valor do produtor rural e da atividade agropecuaria, para a grandeza  do pais.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures