ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Instituto Gaúcho do Leite (IGL) custeia cursos de boas práticas a transportadores de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/09/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Instituto Gaúcho do Leite (IGL) assina convênio nesta quinta-feira (03) com o Ministério da Agricultura (Mapa) e o Senai, via PAS Leite-Transporte, para realizar o treinamento de motoristas e de técnicos de coleta. O IGL vai destinar recursos do Fundoleite, num total de R$ 50.200. Já o Senai ficará responsável por formá-los e o Mapa por fiscalizar a atuação. A partir da primeira turma, por uma ideia dada pelo IGL, os motoristas e técnicos de coleta receberão uma carteira, válida por um ano, que chancelará a sua formação em boas práticas, seguindo normas da Instrução Normativa 62. O foco, de acordo com o diretor executivo do IGL, Ardêmio Heineck, é a segurança do alimento.

O objetivo da parceria, que será formalizada durante a Expointer, no estande da Embrapa, às 10h30min, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, é formar 500 profissionais ainda em 2015. O Instituto ainda formalizará com esses parceiros o financiamento, no valor de R$ 30 mil, do curso para técnicos multiplicadores com foco nas normas do Sistema de Inspeção Municial (SIM). Serão formadas duas turmas de 30 alunos.

No evento, também será feita a entrega da declaração de treinamento para empresas que capacitaram 100% dos seus transportadores pela metodologia do PAS Leite-Transporte. A formação, que teve início em agosto de 2014, beneficiou 26 empresas e 1022 profissionais, dos quais 90% transportadores e 10% técnicos de coleta.

Na avaliação do presidente do IGL, Gilberto Antonio Piccinini, é papel da entidade, como fomentadora e articuladora da cadeia produtiva do leite, contribuir com a visão estratégica de desenvolvimento e qualidade do leite. Na Cosuel, que Piccinini também preside, já foram capacitados 140 motoristas. "Os resultados são sensíveis, pois o pessoal passa a trabalhar dentro das práticas e padrões. O transporte não deve comprometer a qualidade do produto que é retirado da propriedade. Se o transporte é feito com atraso, os equipamentos não estão em dia, compromete-se a qualidade do leite que chega na indústria."

Segundo o coordenador de educação e tecnologia do Senai, Leonir Martello, a iniciativa de treinar transportadores de leite é inédita no país e mostra que a cadeia produtiva do leite está engajada para melhorar a qualidade do leite. "Pelo aproveitamento dos transportadores, tenho certeza que saíram conscientizados do curso. Para a cadeia é fundamental. Elo que parecia sem controle.

No próximo curso, segundo a analista técnica do Senai, Martha Domingues Corrêa Brandão. haverá mudanças. Quinze motoristas treinados sugeriram por e-mail incluir os auxiliares de coleta no treinamento, desde que tenham vínculo empregatício com as empresas transportadoras ou cooperativas. "Eles são os principais agentes a serem treinados", avalia Martha.

As informações são da Assessoria de Imprensa do IGL.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures