ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Exportações de lácteos da UE devem crescer 30% neste ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/08/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
No mercado de lácteos frescos (incluindo leite UHT), a produção da União Europeia (UE) pode se estabilizar em 2016 porque a tendência de queda no consumo é compensada pelas fortes exportações, que deverão ficar 30% acima dos níveis do ano anterior. Desenvolvimentos similares são esperados em 2017, embora possivelmente com menor crescimento nas exportações (+15%).

Esse crescimento nas exportações é direcionado pela demanda chinesa por leite UHT, cujas importações quase dobraram. A UE forneceu quase 70% dessas importações durante os primeiros quatro meses do ano. Durante esse período, a China absorveu mais de 40% das exportações da UE. Em 2012, essa participação foi de menos de 12%. As exportações cresceram também fortemente para Bielorrússia, de quase nada nos anos anteriores para 12% das exportações da UE em 2016. A Bielorrússia importa leite a granel.

A orientação dos consumidores em direção a mais manteiga e queijos em sua dieta é confirmada na Europa e globalmente, especialmente nos Estados Unidos. Isso explica notavelmente o aumento de 50% nas importações de manteiga dos Estados Unidos durante os primeiros quatro meses do ano e o baixo nível das exportações. Em contraste, as exportações da UE aumentaram 33% durante o mesmo período, especialmente para Oriente Médio, Estados Unidos, Marrocos e Japão. Assim, os preços da manteiga da UE permaneceram bem acima do nível do preço de intervenção.

Em 2016, a produção total de manteiga deverá aumentar em mais de 3%. As exportações de manteiga e óleo de manteiga deverão aumentar em quase 30% pelo segundo ano consecutivo e alcançar 230.000 toneladas. O consumo per capita deve continuar seu crescimento anual, embora os estoques privados devam declinar levemente até o final do ano. Em 2017, o mercado de manteiga deverá seguir tendências similares, mas a um ritmo mais lento.

Em 2016, a produção de queijos deverá crescer 1,6%, direcionada pelas fortes exportações (+9%) e sustentada pelo consumo doméstico (+1,2%). O aumento das exportações, especialmente ao Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita, está tão forte, +14% até abril, que o total das exportações em 2016 deverá se igualar aos níveis de antes do embargo russo (quando a Rússia absorvia 30% das exportações da UE). Em 2017, um aumento de 1,2% na produção poderá ocorrer, principalmente direcionado pelo uso doméstico, enquanto o crescimento das exportações poderá desacelerar para 2%.

As informações são da Comissão Europeia, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures