ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dividindo prateleiras, Vigor tem queijo ralado para todos os bolsos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/06/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Dois queijos mineiros são produzidos na mesma fábrica mas, aos seis meses, seguem caminhos separados: um, o Vigor, é enviado para venda, enquanto o outro, Faixa Azul, fica mais um semestre em maturação.

As duas marcas, posicionadas quase sempre lado a lado nos supermercados, também são do mesmo dono, a Vigor, mas seguem processos de produção diferentes na fábrica em São Gonçalo do Sapucaí (MG).



"O Faixa Azul recebe ingredientes mais nobres e fica até 12 meses em maturação, contra seis meses do Vigor", explica Anne Karine Napoli, diretora de marketing da Vigor. A produção do Faixa Azul é feita de modo mais artesanal. "Os queijos são virados um a um, todos os dias, para que a maturação ocorra por igual", prossegue.

Napoli conta que a faixa azul é pintada no queijo somente quando ele está pronto para o consumo. O resultado desse processo é um produto de sabor mais marcante e persistente, mais adocicado e ácido que a média dos queijos ralados do mercado. E também mais caro: o Faixa chega a custar o dobro do Vigor em alguns supermercados. "De acordo com a lei, para ser chamado de parmesão, o queijo precisa ficar ao menos seis meses secando", conta Silmara Figueiredo, consultora de marketing da ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijos).

"O parmesão é o queijo mais seco que existe. Quanto mais tempo de maturação, mais ficam concentrados os ingredientes do leite, como o cálcio", prossegue Figueiredo. De acordo com a Vigor, o Faixa foi o primeiro parmesão a ser fabricado no Brasil, a partir de 1940, seguindo a receita italiana. "Como há muitas pessoas de origem italiana em São Paulo e no Sul do país, o consumo de queijo é mais forte nessas duas regiões", conta Napoli.

Mesmo com a crise, as vendas de queijos vivem uma alta no país nos últimos cinco anos. Os queijos ralados da Vigor tiveram crescimento de 11% em faturamento em 2015, na comparação com 2014. Segundo estimativa da ABIQ, foram produzidos 23.500 toneladas de queijo ralado em todo o país no ano passado. 

As informações são do jornal Folha de São Paulo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures