O sorvete Magnum, da Unilever, é o sorvete mais vendido do mundo. Os dados são do Euromonitor e foram divulgados pela Forbes. O ranking mostra as 15 marcas do ramo com as maiores vendas globais em 2015 - além da previsão de vendas em 2016. A Unilever domina a lista, produzindo 8 dos 15 sorvetes mais populares (e 22% do mercado). A Nestlé é outra empresa que se destaca no ranking. Na lista, muitas marcas são bem conhecidas dos brasileiros, como Magnum, Cornetto e Ben & Jerry's.
Já outras, são bem desconhecidas e podem ser encontradas em poucas prateleiras de lojas especializadas. O mercado de sorvetes está entre os mais lucrativos da indústria alimentícia, de acordo com o IBISWorld. A sobremesa fica à frente de doces, cereais e snacks, por exemplo.
Nos últimos anos, o mercado global cresceu, enquanto os EUA diminuíram seu consumo. China, Brasil e outros mercados emergentes respondem por cerca de 2/5 do mercado.
1. Magnum
Vendas em 2015: US$ 2,54 bilhões
Projeção em 2016: US$ 2,69 bilhões
Empresa Grupo Unilever
A marca foi criada na Bélgica, em 1989, em parceria com a marca belga de chocolate Callebaut.
2. Häagen-Dazs
Vendas em 2015: US$ 2,08 bilhões
Projeção em 2016: US$ 2,17 bilhões
Empresa General Mills Inc.
Apesar do nome, a marca não tem nada de suíça, alemã, escandinava ou algo do tipo. Ela foi criada na cidade de Nova York, em 1961. Os seus criadores, Reuben e Rose Mattus, pensaram no nome justamente para parecer um sorvete estrangeiro, sofisticado e de alta qualidade (e, assim, vencer a feroz concorrência). Deu certo.
3. Cornetto
Vendas em 2015: US$ 1,59 bilhão
Projeção em 2016: US$ 1,72 bilhão
Empresa Grupo Unilever
Vendido ao redor do globo com diferentes nomes, o Cornetto foi criada na Itália, em 1959, quando o sorveteiro de Nápoles Spica conseguiu desenvolver uma proteção interna na casquinha, impedindo que a massa de sorvete a encharcasse e impedisse sua produção e comercialização.
4. Ben & Jerry's
Vendas em 2015: US$ 1,23 bilhão
Projeção em 2016: US$ 1,27 bilhão
Empresa Grupo Unilever
A Ben & Jerry's foi criada nos EUA, em 1978, pelos amigos Ben Cohen e Jerry Greenfield. Famosa pelas dezenas de sabores curiosos, a marca foi comprada pela Unilever em 2000.
5. Breyers
Vendas em 2015: US$ 960 milhões
Projeção em 2016: US$ 989 milhões
Empresa Grupo Unilever
Famosa nos EUA e Canadá, a marca foi criada em 1866, na Filadélfia. Na época, o sorvete era levado em carroças.
6. Carte D'Or
Vendas em 2015: US$ 827 milhões
Projeção em 2016: US$ 874 milhões
Empresa Grupo Unilever
A marca, hoje da Unilever, foi criada na França em 1978. Seu nome significa "cartão dourado".
7. Dreyer's
Vendas em 2015: US$ 773 milhões
Projeção em 2016: US$ 779 milhões
Empresa Nestlé
Fundada em Oakland, em 1928, hoje fabrica sorvetes e frozen yogurts. Em 2002, foi comprada pela Nestlé por 3,2 bilhões de dólares.
8. Blue Bunny
Vendas em 2015: US$ 723 milhões
Projeção em 2016: US$ 723 milhões
Empresa Well's Dairy Inc.
A Wells Enterprises, fundada em 1913, fabrica os sorvetes da marca Blue Bunny. Mais popular nos EUA e no Canadá, é a maior empresa fechada e familiar do ramo nos Estados Unidos.
9. Klondike
Vendas em 2015: US$ 652 milhões
Projeção em 2016: US$ 699 milhões
Empresa Grupo Unilever
Fundada em 1922, em Ohio, é famosa por seus sanduíches de sorvete.
10. Mihan
Vendas em 2015: US$ 575 milhões
Projeção em 2016: US$ 642 milhões
Empresa Mihan Dairy Group
A empresa iraniana foi fundada em 1975. Nos últimos anos, multiplicou suas vendas e passou a comercializar no Iraque, Kuwait, Iêmen, Serra Leoa, Bahrein e Emirados Árabes Unidos.
11. Drumstick
Vendas em 2015: US$ 616 milhões
Projeção em 2016: US$ 631 milhões
Empresa Nestlé
Os sorvetes da marca são sempre cones, com a base redonda e coberta de chocolate.
12. Nestlé
Vendas em 2015: US$ 449 milhões
Projeção em 2016: US$ 476 milhões
Empresa Nestlé
13. Outshine
Vendas em 2015: US$ 436 milhões
Projeção em 2016: US$ 458 milhões
Empresa Nestlé
Os sorvetes da linha Outshine miram o público atrás de sorvetes mais saudáveis. Eles são sempre de frutas e vegans.
14. Popsicle
Vendas em 2015: US$ 432 milhões
Projeção em 2016: US$ 449 milhões
Empresa Grupo Unilever
Criados em 1924, os picolés de frutas da marca acabaram se tornando sinônimo para qualquer picolé, seja da Popsicles ou não.
15. Meiji
Vendas em 2015: US$ 434 milhões
Projeção em 2016: US$ 449 milhões
Empresa Meiji Holding Co.
A marca japonesa foi criada em 1906 como uma fábrica de açúcar. Nos anos 1940, entrou no ramo dos alimentos e da indústria farmacêutica.
As informações são da Exame.