Você está em: Fórum > Sistemas de Produção

Autor

Mensagem

marcos ferreira da silva

Qual melhor raça leiteira para produçao confinada

Enviado em 23/01/2003

Minha familia possue uma propriedade de 60 alq . no vale do paraiba , municipio de Cunha SP , esta propriedade estava abandonada , e resolvi investir nela ; a dois anos estou renovando as pastagens , arando , rosando ,semeando pastagem de sétaria , divisoes de pastos , aguadas , etc... Estou plantando capineiras a 2 anos , capim napier roxo , e capim elefante , tenho uma area de uns 10 alq. e mais 2 alq. de milho consorciado com calopogonio , e no inverno aveia preta . A fazenda possue tambem um galpao tipo freestal de 2500 m - sala de ordenha e diversas salas para a fabricaçao de queijos .
Mas tenho uma duvida , com qual raça devo trabalhar , pois quero ter as vacas de produçao 100% confinadas , a medio prazo ter uma produçao de 2000 litros/dias ,para a fabricaçao de queijo .

Espero que voces caros amigos possam me ajudar na escolha .
Um forte abraço

MARCOS FERREIRA DA SILVA
CUNHA - S.P.

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 30/01/2003

Marcos, é como já falei em outro tópico do fórum. Quando tratamos com os produtores mais tradicionais da região, o comércio das vacas jersey é um pouco mais difícil, mas quando o produtor é de fora, ainda sem tradição de produzir e portanto mais aberto a conhecer coisas novas, a rejeição já não acontece. Não quero aqui desmerecer ninguém nem raça alguma, pois acho que todas as raças tem seu lugar e todo produtor tem o direito de tirar leite do que quizer e ter suas preferencias pessoais, mas as vezes deixamos de arriscar no desconhecido por segurança, mas deixamos de conhecer muita coisa que valeria a pena ter conhecido. Gostaria de saber se você mora na roça ou mora em cidade. Pergunto porque moro em São Paulo, se por acaso for daqui, podemos conversar mais facilmente. Um abraço, Névio.

Luis Hector San Juan

Enviado em 29/01/2003

Caro Marcos, Se você tivesse feito apenas a pergunta: "...Qual a raça mais adequada...", de pronto responderia mais ou menos como o colega Névio o fez. De fato a reça Jersey produz leite bastante adequado para a produção de queijos. Fui criador de Jersey por cerca de 20 anos em Avaré-SP (inclusive melhor criador do estado em 1990) e conheço bem as vantagens da raça. Para a manutenção do gado em "free-stall", as Jersey tem a enorme vantagem de possuírem cascos fortíssimos, ao invés das holandesas, que padecem de fraqueza nessa parte. Cascos fortes são garantia de boa disposição e longevidade, isso é fundamental. Porém, vendo o total da sua exposição, já enxergo a sua questão de outra forma... focando o problema econômico como fundamento primordial para a sua decisão. De fato, pelo que você expôs, lhe recomendaria examinar cuidadosamente os custos envolvidos na preparação da comida para o gado (plantios, colheitas e distribuição no "free-stall". Atualmente, os produtores estão preferindo a produção de leite com pastejo, pois o sistema de confinamento é muito mais caro levando em conta a grande mão de obra envolvida, os insumos e tudo mais (sem ainda contar com o fato que os animais desenvolvem-se melhor a campo, com menos problemas de saúde, intervalo entre partos mais curtos, etc. Assim, concluo dizendo-lhe: não desanime mas examine todos os fatores, inclusive os aspecto comerciais, como o de colocação do produto, o tipo de queijo que apresente melhor condição de aceitação no mercado, maior margem de contribuição, etc. Depois disso, boa sorte!

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 24/01/2003

Marcos, se a sua meta é a fabricação de queijo, acho que o Jersey seria uma das raças indicadas, apesar que o holandes te traria uma quantidade maior de leite, porem com rendimento um pouco menor na industrialização. Voce pode tambem usar as duas raças juntas ou em cruzamento entre si, que da um resultado muito bom em quantidade e qualidade de leite, com animais um pouco mais rústicos em relação ao holandes puro. Temos propriedade na Rocinha, no caminho para Cunha, e estamos a sua disposição para troca de ideias. Qualquer dúvida, use e abuse. Um abraço, Névio.

Antonio Vilela Candal

Enviado em 30/01/2003

Caro futuro criador; Seu caso é muito pareceido com o meu e idêntico ao do Sr. Antonio Aznar, que tem propriedade aí na estrada que liga Guaratinguetá a Cunha. Esta propriedade não deve ficar mais de 15km da sua. Já confinei Holandês, Jersey e Girolanda de 1/2 a 7/8. Acabei com tudo e fiquei só com o Holandês puro. Se quizer saber porque me ligue 12-9717-1811. Obs. não estou vendendo gado, só poderei fazer isto daqui 2 à 3 anos. Antonio Vilela Candal

marcos ferreira da silva

Enviado em 29/01/2003

Caro Névio Somos vizinhos , passo constantemente em frente a entrada do bairro da rocinha ,minha propriedade fica no bairro da Barra ; Muito obrigado pelas dicas , estou em dúvida em relaçao a jersey ,referente a venda de novilhas ,ou mesmo vacas , será que consigo preço ? um forte abraço Marcos

João Gandolfi

Enviado em 08/08/2004

Caro Marcos, mas voce conseguiu se decidir pela raça ? conseguiu levar adiante seus projetos ?
Desculpe as perguntas diretas, mas acho que seria muito útil para todos nós se voce compartilhasse sua evolução neste empreendimento, as suas dúvidas acho que eram dúvidas de muitos produtores e candidatos a produtores.

Abraço

João Gandolfi

jonas

Enviado em 02/02/2013

mel que rindo  marcos gostei da sua duvida e da sus pergunta por que precisamos dês cutim sobre manejos pra nos aprender com os colegas criadores, cada um tem sua experiencia com essas raça leiteria, só lembrando que todas elas precisa de condição adequada pr produzir. meus agradecimentos pelo espaço, mel nome é jonas moro em Uberlândia mg                          

Alexandre

Enviado em 27/05/2013

Bom dia!
Sobre queijos tenho conhecimento e também gostaria de fazer queijos com leite de vaca Jersey.
Já morei em Guará .
Att
Alexandre
repres.alimentos@hotmail.com

ilma oliveira santos

Enviado em 19/09/2013

Boa tarde!
Minha familia tem uma pequema fazenda, e gostaria de começar criar vacas leiteiras mesmo que seja pouca, pois estou com uma capineira pequena. A minha dúvida é que raça, quantas mais ou menos para começar? E a fazenda não é plana e tenho que substituir o tipo de forragem pois só tem capim com um tipo comum. Preciso de ajuda para manter tambem a agua tem uma mina mas está secando. Preciso de muita ajuda.
Muito obrigada! um abraço

Ilma    

Rodrigo

Enviado em 04/12/2013

Na minha humilde opinião, melhor  gado leiteiro pra trabalhar confinado é Holandes PO, segundo é o Holandes 7/8....
O Jersey PO não tem produção como as citadas acima por mim, mas tem suas vantagens como rusticidade, precocidade (casos de novilhas com 11 meses dar cio), docil, longevidade, indice na gordura do leite...

Mas temos agravantes em tirar leite em regime de confinamento, como aumento de mão de obra, investimento em maquinario, sistema para retirar dejetos dos animais, investimento maior em infra estrutura(se trabalhar com PO)....

* Aqui no site mesmo já vi casos de pessoas que se deram melhor com gado confinado do que a pasto.
Mas tem propiedade pequena

**Mas com uma fazenda desse tamanho, o senhor não pensa em tirar um leite custo mais baixo? leite a pasto nas aguas e trato na seca?

**Ai indicaria o Girolando

Como setor tem alta e baixa de preços, caso a pensar viu

Negocio é sentar e fazer as contas

Paulo Roberto Duro Guimarães

Enviado em 29/12/2013

Em relação a este assunto,pergunto:
Sem restrição de volumoso de boa qualidade, e sem restrição de concentrado, o que é mais rentável, na produção de queijos? 1 vaca girolando produzindo 30 kg diários e 600 kg de peso vivo, OU 2  vacas jersey, com 420 kg, produzindo 15 kg de leite/dia, cada ????
(considerar custo do manejo, conversão alimentar e sólidos do leite...)

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade