Autor

Mensagem

Alexandre

Substituto Colostro


Enviado em 27/06/2003

Qual o melhor substituto para o colostro? E qual a quantidade a ser fornecida para os bezerros na faixa de 1 a 30 dias e 31 a 60 dias?

Renato S. Machado Pompéu-Mg

Enviado em 29/06/2003

É Impossível substituir o colostro que é o leite que a vaca dá ao bezerro no primeiro dia leite sujo. Pode-se congelá-lo mas nunca substituí-lo.
Se sua pergunta for sobre substitutos do leite (sucedâneos) o importante é que sejam baratos, pois se forem mais caros que o leite não tem porque dá-los melhor é dar leite). Os melhores sucedâneos tem mais leite em pó, mas mesmo estes eu nunca uso mais de 50% de sucedâneo, o restante sempre é leite. A quantidade é a mesma do leite, usualmente 4 litros por dia (2 sucedâneo, 2 de leite)nos primeiros 30 dias em 2 duas refeições e depois em uma só.
Espero ter ajudado

Fernando J. F. da Silva

Enviado em 10/08/2003

Daniel, inúmeros trabalhos já comprovaram que a produção de Imunoglobulinas cai acentuadamente do primeiro ao segundo dia pós parto de modo que ao terceiro sua produção é insiguinificante, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, além disso a permeabilidade intestinal para a absorção também não é mais a mesma.
Então o congelamento de colostro torna-se fundamental para garantir uma boa imunidade ao bezerro.
Um abraço a todos!

Fernando J.F. da Silva
Zootecnista

Laurids Bing

Enviado em 09/08/2003

caro renato
nos estamos cansados de saber que as Ig‘s não ultrapassam a barreira placentárianos bovinose também estamos cansados de saber que 1 produtor em 1 milhão congela colostro.
e a grande maioria também não tem mais de uma vaca parindo no mesmo dia portanto a administração deste colostro que recomendei e o que salva da morte o bezerro, este colostro não tem com principal função nutrir o bezerro e sim fazer com que o bezerro coloque o mecônio para fora!
ah e quanto as Ig‘s após os dois dias de administração do colostro artificial e só alimentar o bezerro com o leite da vacas que tenha menos tempo de parida pois neste leite haverá Ig‘s também, o que implicará e a absorção das mesmas pelo bezerro mas o animal conseguirá absorve-las em menor proporção claro, mas estará vivo!

Daniel Vitorino

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 03/08/2003

A melhor ou "unica" maneira de substituição do colostro, e substituir a produtora (vaca), pois o produto (colostro) é insubstituivel. Faça um banco de colostro congelado para usar em caso de necessidade. Só assim você ira oferecer os nutrientes e a imunidade passíva que o bezerro necessita. Um abraço, Névio.

Laurids Bing

Enviado em 03/08/2003

caro Alexandre aqui vai um substituto do colostro para bezerros que tenham perdido sua mãe no parto! lembrando que este substituto deve ser usado somente em casos como este que mencionei!

colostro artificial
óleo de rícino 200mL
óleo de fígado de bacalhau 200mL
leite integral 1000mL
clara de ovos batidas 6 claras
pode ser administrado
3x ao dia em um total de 6litros/dia

Daniel Vitorino
acadêmico do 4° ano de med. veterinária

Renato S. Machado Pompéu-Mg

Enviado em 03/08/2003

Caro Daniel,
seu substituto é muito válido como alimento, entretanto em se tratando de bovinos é indispesável a administração de colostro de vaca, pois o bezerro não tem células de defesa Imunoglobulinas que nao passam pela placenta dos bovinos. Até 6 horas pós parto é indispesável que o bezerro consuma pelo menos dois litros de colostro, pode ser da própria mãe, de outra vaca ou mesmo congelado, mas é importantíssimo.

Moacir Poposki

Enviado em 23/05/2004

Caro colega, quanto a sua duvida sobre o substitutivo de colostro, não existe, uma vez que este e a secreção produzida pelo animal nos primeiros dias de lactação composto por grande quantidade de energia e nutrientes essenciais ao desenvolvimento do neonato, além de produtos imunologicamente ativos que serão transferidos da mae para o filho ( Imunoglobulinas). Desta maneira, o colostro é insubstituivel, o q pode ser feito é criar um banco de colostro na propriedade, que pode ser congelando o colostro de animais que o produzam em excesso e preferencialmente de animais que já tiveram varios partos, este congelamento pode ser realizado em embalagens pet.
O colostro tambem pode ser utilizado como um substitutivo do leite para as idades mais avançãdas, o qual pode ser administrado tanto na forma inatura (fresco) como na forma de "silagem" sendo que em ambos os casos devera ser diluido.
Espero que lhe tenha esclarecido algo em relação ao colostro, um abraço.

Medico Veterinário - Moacir Poposki

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade