Autor

Mensagem

Alexandre

Substituto Colostro


Enviado em 27/06/2003

Qual o melhor substituto para o colostro? E qual a quantidade a ser fornecida para os bezerros na faixa de 1 a 30 dias e 31 a 60 dias?

Renato S. Machado Pompéu-Mg

Enviado em 29/06/2003

É Impossível substituir o colostro que é o leite que a vaca dá ao bezerro no primeiro dia leite sujo. Pode-se congelá-lo mas nunca substituí-lo.
Se sua pergunta for sobre substitutos do leite (sucedâneos) o importante é que sejam baratos, pois se forem mais caros que o leite não tem porque dá-los melhor é dar leite). Os melhores sucedâneos tem mais leite em pó, mas mesmo estes eu nunca uso mais de 50% de sucedâneo, o restante sempre é leite. A quantidade é a mesma do leite, usualmente 4 litros por dia (2 sucedâneo, 2 de leite)nos primeiros 30 dias em 2 duas refeições e depois em uma só.
Espero ter ajudado

Fernando J. F. da Silva

Enviado em 10/08/2003

Daniel, inúmeros trabalhos já comprovaram que a produção de Imunoglobulinas cai acentuadamente do primeiro ao segundo dia pós parto de modo que ao terceiro sua produção é insiguinificante, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, além disso a permeabilidade intestinal para a absorção também não é mais a mesma.
Então o congelamento de colostro torna-se fundamental para garantir uma boa imunidade ao bezerro.
Um abraço a todos!

Fernando J.F. da Silva
Zootecnista

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 03/08/2003

A melhor ou "unica" maneira de substituição do colostro, e substituir a produtora (vaca), pois o produto (colostro) é insubstituivel. Faça um banco de colostro congelado para usar em caso de necessidade. Só assim você ira oferecer os nutrientes e a imunidade passíva que o bezerro necessita. Um abraço, Névio.

Laurids Bing

Enviado em 03/08/2003

caro Alexandre aqui vai um substituto do colostro para bezerros que tenham perdido sua mãe no parto! lembrando que este substituto deve ser usado somente em casos como este que mencionei!

colostro artificial
óleo de rícino 200mL
óleo de fígado de bacalhau 200mL
leite integral 1000mL
clara de ovos batidas 6 claras
pode ser administrado
3x ao dia em um total de 6litros/dia

Daniel Vitorino
acadêmico do 4° ano de med. veterinária

Renato S. Machado Pompéu-Mg

Enviado em 03/08/2003

Caro Daniel,
seu substituto é muito válido como alimento, entretanto em se tratando de bovinos é indispesável a administração de colostro de vaca, pois o bezerro não tem células de defesa Imunoglobulinas que nao passam pela placenta dos bovinos. Até 6 horas pós parto é indispesável que o bezerro consuma pelo menos dois litros de colostro, pode ser da própria mãe, de outra vaca ou mesmo congelado, mas é importantíssimo.

Moacir Poposki

Enviado em 23/05/2004

Caro colega, quanto a sua duvida sobre o substitutivo de colostro, não existe, uma vez que este e a secreção produzida pelo animal nos primeiros dias de lactação composto por grande quantidade de energia e nutrientes essenciais ao desenvolvimento do neonato, além de produtos imunologicamente ativos que serão transferidos da mae para o filho ( Imunoglobulinas). Desta maneira, o colostro é insubstituivel, o q pode ser feito é criar um banco de colostro na propriedade, que pode ser congelando o colostro de animais que o produzam em excesso e preferencialmente de animais que já tiveram varios partos, este congelamento pode ser realizado em embalagens pet.
O colostro tambem pode ser utilizado como um substitutivo do leite para as idades mais avançãdas, o qual pode ser administrado tanto na forma inatura (fresco) como na forma de "silagem" sendo que em ambos os casos devera ser diluido.
Espero que lhe tenha esclarecido algo em relação ao colostro, um abraço.

Medico Veterinário - Moacir Poposki

SABRINA MONTANHA

Enviado em 22/09/2015

BOA TARDE PESSOAL !!! PELO QUE LI ENTÃO NÃO EXISTE A POSSIBILIDADE DE HAVER ALGUM COLOSTRO ARTIFICIAL?

SABRINA MONTANHA

Enviado em 22/09/2015

PESSOAL MINHA DUVIDA É !!!!
NÃO EXISTE FORMA ALGUMA ARTIFICIAL DE COLOSTRO?

José Francisco Cassiano de Morais da Silva

Enviado em 18/02/2016

Sobre a criação de bezerras, dias atrás tentei consultar dois laboratórios fabricantes de produtos que já uso normalmente, contudo sem qualquer resposta, é o seguinte. Primeiramente, quanto a vacina contra pneumonterite ou paratifo: conforme o meu conhecimento, é vacinar a vaca no 8º mês de gestação e o bezerro aos 15 dias de vida, ou se a vaca não foi vacina, repetir a vacina no bezerros aos 30 dias de vida. Mas segundo outra orientação o bezerro pode ser vacinando no dia do nascimento e repetido aos 30 dias, esta é a minha dúvida, não há contra indicação e pode ser aplicada juntamente com outros medicamentos. Em segundo lugar, a infeliz e mortífera tristeza bovina, tenho usado da seguinte forma preventivamente: no dia do nascimento, 1 ml de ivermectina (ivomec 1%), aos 7 dias de vida, 1 ml de Izoot B12 e aos 14 dias de vida baycox  3ml para cada 10 quilos de peso vivo (oral). O que me orientam, a pratica está correta. Enfrento um problema sério conjuntivite e a vacina só é aplicada após 3 meses de idade, os produtos conhecidos , apesar de caros, são ineficazes  e ficamos fazendo experiência e problema continua. Sou prático, 68 anos de idade e 60 anos de curral, mas estou necessitando de toda orientação, as enfermidades evoluiram muito, assim como a oferta de medicamentos. Tenho uma filha veterinária mas só trabalha com suinos. Na região tem atendimento veterinário mas não assistência.
Na expectativa de uma resposta, desde já agradeço, obrigado.

Rafael Souza

Enviado em 22/02/2016

Olá, tudo bem?

Como você já sabe, a criação de bezerras é um dos passos mais importantes para obter um rebanho produtivo no futuro, por isso, o EducaPoint traz em sua grade um curso que irá lhe ajudar com o manejo destes animais.

O curso é sobre Criação Eficiente de Bezerras e Novilhas" com a prof. Carla Maris Bittar(Esalq/USP), inicia hoje (22/02) e abordará as principais técnicas de manejo para uma criação de bezerras eficiente, com baixa mortalidade e alto desempenho dos animais.

Saiba mais e se inscreva, em: http://www.educapoint.com.br/curso/bezerras-novilhas/

Ou se preferir, escreva para cursos@agripoint.com.br ou telefone para (19)3432-2199;

Obrigado;
Equipe EducaPoint;

José Francisco Cassiano de Morais da Silva

Enviado em 24/02/2016

Tenho participado ativamente de tudo referente nutrição e saúde das bezerras, mas me parece que o ultimo comentário, dia 18 p.p,  não mereceu resposta ou comentário.  De qualquer forma, obrigado

Julian Michel Costa

Enviado em 22/03/2016

Jose francisco adoraria poder ajudar ..mas sou leigo .estou aqui lendo tudo oque encontro na busca de aprender o maximo possivel ..pois estou iniciando a criaçao de guaxos holandeses/jersey .. e farei diso a atividade principal da minha propiedade ... sei que nao é nada facil ..esses animais nem mesmo recebem colostro .. sao descartados em minha regiao ..se ninguem for buscar sao jogados fora ..por muitos essa atividade que estou entrando é considerada antieconomica .. mas eu acredito que com boas praticas e bom manejo é possivel ter um bom lucro com esses animais . Agradeço todo conselho e experiencias compartilhadas. Pretendo crialos a leite de vaca ..pelo que vejo por ai a maior causa de diarreia é o substitudo lacteo.

Julian Michel Costa

Enviado em 22/03/2016

Mas duvidas sao oque mais tenho ..sobre qual pastagem colocar para essa finalidade .tendo em vista que pretendo crialos até o ponto de abate ..
Duvidas se os mantenho presos no galpao ..com uma baia individual a cada um deles forradas com maravalha ..mantendo o maximo de sanidade possivel ..evitando assim os carrapatos bernes e tudo mais(a grande numero de casos de tristesa aqui por perto)    ou se o melhor é mantelos durante o dia na pastagem tendo sombra e tambem sol... pretendo adquirir vacas jersey para enxertar os terneiros .. tendo um tipo de "gaiola" que evitaria coices da vaca ..minha duvida deixar que mamen até estarem satisfeitos ..fazendo isso duas vezes ao dia ..ou devo limitar a quantia de leite ingerida ? Se sim qual seria essa quantia ? Quantas vezes ao dia devo alimentalos ?apArtir de que idade posso fornecer pasto e raçao a eles ?

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2016 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade