Você está em: Fórum > Nutrição

Autor

Mensagem

Arnaldo Amaral Neto

palma forrageira


Enviado em 05/04/2011

oi a todos q fazem o milkpoint , eo seguinte sou do interior de pernambuco mas precisamente de bom conselho e gostaria de saber o quanto de palma forrageira eu posso dar as minhas vacas, pois aqui pra nos e comum darmos palma pois e da nossa cultura ultilizarmos essa raçao aqui e gostaria de saber dos amigos mais experientes no ramo da vacaria . outra duvida e meu concentrado e muito forte pois misturo farelo de soja com um farelo peletizado chamdo vialac e estou achando q estou perdendo dinheiro porque suponho q elas nao tao aproveitanto tudo do farelo sem mais brigado pela atençao e ate a proxima

Ramon Benicio Lima da Silva

Enviado em 05/04/2011

Prezado amigo Arnaldo,

A palma forrageira tem entrado na dieta do gado leiteiro como volumoso em substituição a outros volumosos.

A análise bromatológica da palma revelou os seguintes valores médios:

Matéria seca - 10,70 %
Proteína bruta - 4,80 %
FDN - 26,70 %
FDA - 18,80 %
Matéria mineral - 12 %

O Vialac a que você se refere é uma ração em várias formulações, para vacas, bezerras, vacas secas e com vários níveis diferentes de proteína para cada tipo gado. Infelizmente não tenho muitas informações sobre este produto. A indicação para o uso de um produto com estas características seria ter vacas com genética que respondem a este tipo de suplementação, vacas de baixa genética não irão aproveitar o total potencial do produto.

O farelo de soja já tem sua análise bromatológica já bem conhecida.

O primeiro dado a ser conhecido são as quantidades que estão sendo fornecidas ao gado e a partir daí fazer os cálculos para saber se o que está sendo fornecido está balanceado e a produção diária por vaca. Além dos alimentos que você citou você tem pasto disponível para o gado?

Um grande abraço.
Ramon Benicio

Arnaldo Amaral Neto

Enviado em 06/04/2011

Bom primeiro muito obrigado pela sua atençao , eo seguinte no momento eu nao tenho pasto nehum pois ainda estamos em periodo seco aqui na minha regiao , enquanto a vialac a q eu dou ao meu gado e a vialac proteina vc pode entrar no site da socil raçoes e ver la , a comida q eu to dando ao meu gado e palma , mandioca no momneto capim nao muito verde e o concentrado q eu ja citei , mais uma vez obrigado por sua ajuda espero mais uma ajudinha grande abraço

marcelo erthal pires

Enviado em 06/04/2011

Prezado Arnaldo,

seja o mais especifico, com relação as quantidades(em Kg.), que você oferta por cada vaca, se possível peso dos animais(médio)para ajudar o Ramon a formular a resposta.

Um abraço
marcelo

Ramon Benicio Lima da Silva

Enviado em 06/04/2011

Prezado amigo Arnaldo,

Vamos trabalhar em cima de suposições:

1) Que suas vacas em lactação estejam pesando em torno de 450 quilos na média.

2) Que a produção diária por vaca esteja em torno de 8 litros.

3) Que você possua 10 vacas em lactação.

4) Que a palma que está sendo fornecida é a miúda.

O primeiro cálculo a ser feito é a necessidade de matéria seca por vaca, trabalhando com o percentual consagrado de 3% do peso do animal. Temos:

450 x 3% = 13,5 quilos de matéria seca.

Se você estiver fornecendo 30 quilos de palma/dia/vaca.
A palma como tem aprox 12% de MS, então:

30 x 12% = 3,6 quilos de MS são provenientes da palma. Faltam 10 quilos de MS.

O problema da palma é que tem pouca fibra digerível e aí tem que entrar a parte aérea da mandioca (folhas e talos) se possível verde junto com capim que você conseguir dar para o gado, pois esta fibra disponível na mandioca e no capim é que vai ajudar a digestão.

As raízes da mandioca podem ser fornecidas frescas ou desidratadas, melhor se você puder desidratar pois aumenta muito a energia metabolizável e faz a MS aumentar para cerca de 65%, então se você fornecer 10 quilos de raiz desidratada de mandioca já são cerca de 6,5 quilos de MS a mais.

No site da Socil não há muita informação relativa ao Vialac Proteína, a não ser a velha formula de fornecer 1 quilo de ração para cada 3 a 5 litros produzidos, neste caso usando o valor médio de 1 quilo para cada 4 litros você deve fornecer cerca de 2 quilos de Vialac Proteína para cada vaca. Supondo que a produção por vaca seja de 8 litros.

Vamos fazer as contas finais:

30 quilos de palma miúda picada = 3,6 Kg de MS
10 quilos de raiz desidratada de mandioca = 6,5 Kg de MS
2 quilos de Vialac Proteína.
Folhas e talos de mandioca mais o capim que conseguir.

Multiplique as quantias acima pelo número de vacas em lactação que você tem, se forem 10 vacas como suposto logo no início do meu comentário, você precisa de:

300 quilos de palma miúda picada.
100 de raiz desidratada de mandioca.
20 quilos de Vialac.

E tudo que conseguir de folhas e talos de mandioca e capim.

Com isto você deve conseguir os 13,5 quilos de matéria seca necessários, além da energia e da proteína para sustentar a produção por vaca.

Procure fazer alguns ajustes, principalmente no ítem mais caro que deve ser o Vialac, diminua um pouco o Vialac, por exemplo de 2 quilos para 1,8 quilos e aumente um pouco a raiz desidratada de mandioca, de 10 quilos para 12 quilos e observe a produção.

Veja que utilizei apenas os alimentos que você mencionou como disponíveis na sua fazenda.

Não sei se ajudei ou compliquei mais ainda sua vida. rsssssss

Um grande abraço
Ramon




Ramon Benicio Lima da Silva

Enviado em 07/04/2011

Caro amigo Arnaldo,

Completando a informação sobre a raiz desidrata de mandioca.

Para conseguir 100 quilos de raiz desidratada você precisa de aprox. 315 quilos de raiz fresca.

A grande vantagem da raiz desidratada, além dos alimentícios, é que você pode ensacar e guardar por um longo periodo em lugar seco.

Um grande abraço.
Ramon

Arnaldo Amaral Neto

Enviado em 07/04/2011

Meu amigo nao nos conhecemos mas so pelas informaloes q vc me passou e me dei o direito de te chamar assim ,me ajudou muito suas explicaçoes ,te agradeço muito por sua ajuda . Meu amigo eu com vinte uma vacas sendo cinco ja em fim de lactaçao e to tirando uma media de 10.4/di nototal 217,forneço em media por dia 40 kg de palma miuda por animal mais uns 10 kg de mandioca eo concentrado media de 3,8/vaca. obrigado portudo a todo s q fazem o milkpoint

Ramon Benicio Lima da Silva

Enviado em 07/04/2011

Grande amigo Arnaldo,

Foi um prazer trocar estas informações com você, não sou um especialista em alimentação de bovinos, mas acho que a ajuda mútua e a troca de experiências é faz com que tenhamos sucesso no empreendimento.

Um último comentário, observe a bosta das vacas para ver se não estão muito "aguadas" seria um indicativo de que o transito do alimento no aparelho digestivo está muito rápido, falta de fibra na dieta.

Um grande abraço e sucesso no seu empreendimento.
Ramon

angelo

Enviado em 11/11/2012

Boa noite a todos do milkpaint ....
Moro em uma região seca do estado da Bahia, estou dando ração de palma forrageira, milho, farelo de trigo e soja. Gostaria de saber quantos quilos dessas alimentos tenho que dar a cada animal, para ter um bom resultado na produção do leite.
Desde já grato pelo apoio de todos.
Angelo.

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade