Autor

Mensagem

Ronaldo Marciano Gontijo

Como plantar Tifton 85 em terras infestadas com brachiaria?

Enviado em 05/01/2011

Tenho vontade de plantar uma area de tifton 85, mas tenho um problema serio com a brachiaria decumbens, mesmo em areas que planto milho a alguns anos eu não consigo erradicar a brachiaria. Qual a melhor forma de combate-la?

Desde já agradeço a quem puder me ajudar.
Ronaldo

Eduardo Hara

Enviado em 05/01/2011

Caro colega,

Faça uso da mistura de 300 ml MSMA (Volcane) + 200 ml Diuron, em uma bomba costal de 20 litros. O produto é um pouco parecido com o Fortex (360+140), e controla tranquilamente braquiárias no Tifton, sem causar a sua morte. Uma outra dica é bom aplicar o produto em dia ensolarado, para melhor ação do MSMA.

att,
Eduardo Hara
eng. agrônomo

marcelo erthal pires

Enviado em 05/01/2011

É a coisa mais fácil

do mundo, que Brachiária que esta te dando trabalho ?

estou aguardando vossa resposta, para formular a solução !

um abraço marcelo

(*) é onde o Tifton se faz grande frente a todos os outros !

Eduardo Hara

Enviado em 05/01/2011

Caro Marcelo,

Tudo jóia!?

Tomei a liberdade de pegar seu e-mail no site do milkpoint para lhe mandar umas fotos que gahei da planta adulta, não lembra nem de longe um Cynodon, (tire suas conclusões)! O pior que esta custando R$ 40,00 o kg e vendendo como "água" que é o pior.
Minha conlcusão: posso esatr muito enganado, mas uma planta com o cule grosso como esse deve ter um FDN alto, segundo uma planta que pendoa deste tamanho o que adianta, o gado come a semente (cacjo) e os mesmos saem nas fezes igual milheto (aproveitamento zero), relação caule/folha, etc....

mandei no seu e-mail e gostaria de seus comentários para identificar esta planta.

att,
Eduardo Hara
eng. agrônomo

marcelo erthal pires

Enviado em 05/01/2011

Eduardo Hara,

e se no caso for B.Mutica ou Tannergrass? O MSMA e Fortex, não vão arrumar nada com elas, nãó concordas ?

Estes só fazem ação em plantas que se multiplcam por sementes, que não é o caso da cana-de-açúcar(tb. são ótimos o MSMA e o Fortex), Capim Angola (B.Mutica), Brachiária do Brejo(Tannergrass), Tangola (cruzamento entre Angola x Tannergrass), e outros que se multiplicam por mudas ou estacas. . .

Quando o dia não esta ensolarado, faça uso do Espalhante Adesivo, é baratinho, e faz efeito de cola e minoriza a gota. . .

Obrigado, pela atenção e confiança Eduardo !

um abraço marcelo

Ronaldo Marciano Gontijo

Enviado em 05/01/2011

Marcelo, meu problema é com a brachiaria decumbens.

Eduardo Hara

Enviado em 05/01/2011

Com decumbnes não tenho dúvida a mistura msma + diuron é fatal p/ a braquiária.

att,
eduardo

marcelo erthal pires

Enviado em 05/01/2011

Muito certo,

Caro Eduardo, o nosso Ronaldo Gontijo, só não deve fazer a aplicação
com o Tifton menor que 15/20 cm de altura, ou usar um direcionador da pulverização para as entre linhas do Tifton.É gato no saco !

E se fosse um Capim Angola ou Brachiária do Brejo, como agir ? Vou dar uma dica: o Tifton é muito resistente !

Um Grande Abraço à todos
marcelo

marcelo erthal pires

Enviado em 06/01/2011

Ronaldo Gontijo,

lembretes na implantação do Tifton :

- ´so plantar mudas com mais de 100 dias após o último corte, estolões maduros.

- tapar as mudas com no máximo 4 cm de terra,

- usar o quanto de água em rega, pois no início ele é lerdo para pegar, mas depois de estabelecido é térrivel para erradicar.

- use estercos na adubação, principalmente, úmidos. . .

Um Grande Abraço à todos
marcelo

Ronaldo Marciano Gontijo

Enviado em 06/01/2011

Marcelo e Eduardo, muito obrigado pelas informações. Se não for pedir demais, gostaria de saber qual a quantidade de esterco eu devo colocar por hectare.

Abraço a todos

Ronaldo

marcelo erthal pires

Enviado em 06/01/2011

Caro Ronaldo,

peço lhe o favor de me fornecer se Email, caso não queira abrir, mande algo para o meu tiftoncana@bol.com.br ; para ficar mais a vontade.

um abraço....................................................marcelo

Ronaldo Marciano Gontijo

Enviado em 06/01/2011

Marcelo, meu e-mail é: fazendavarjao@bol.com.br

Abraço

Ronaldo

Leonilvio Puntel de Moraes

Enviado em 27/09/2011

Estou com piquete de tifton infestado de grama forquilha(grama mato grosso). sera q tem algum veneno que controla ela?como aplicar esse veneno?(altura de planta?, litros por hect?)

marcelo erthal pires

Enviado em 28/09/2011

Caro Sr.Leonilvio,
se seu problema for com a Gramo Batatais, Grama Forquilha, Grama Mato Grosso, Gramão, Grama-da-Bahia, Grama de Pasto ou Grama Comum; que tem o nome cientifico de Paspalum notatum com os sinônimos de Paspalum distachium e Paspalum saltense, que esta sendo invasora do Tifton 85, ou um outro dos híbridos de Cynodon; use o MSMA (VULCANE ) 300 ml + DIURON 200ml ou  FORTEX 300 ml de por máquina costal de capacidade de 20 Lts. e aplique .... se for com o uso de pulverizadores maiores é só calcular a dosagem com regra de proporcionalidade . . .
Favor escrever respondendo do resultado positivo ou negativo, Obrigado !
marcelo

Enviado em 28/09/2011

Esses venenos matam a Tifton 68?por enquanto obrigado pela resposta.

marcelo erthal pires

Enviado em 28/09/2011

Leonilvio,
muito me estranha dizeres isto, pois ele pega os capins que se reproduzem por sementes, por tanto, alguma coisa houve de errado, então teste primeiro em uma área restrita, um pequeno quadrado demarcado ... se estas desconfiado, pois nunca escutei fala disto, o Tifton 85, inclusive é resistente a 1/2 de glifosato . . .

Enviado em 29/09/2011

Marcelo,
entendeu mal. fiz uma pergunta se esses venenos matam a tifton 68. a tiftom 85 sei q  esses venenos não matam.  ela é bem mais resistent q a 68. mas se mata so  capins que se reproduzem por sementes, não deve matar a 68. Minha area tem as 2 (68 e 85). Obrigado.

marcelo erthal pires

Enviado em 29/09/2011

Caro Leonilvio,
o Herbicidas que mecionei, não matam  o T85, o T78, o T68, o T44, o Estrela Africana, o Florakirk, o Russell, o Jiggs, o Coastcross I e II, o Castal, o Hardie, Florico, o Florona, o Wrangler, o Alicia, o Callie e todos os híbridos .... sendo esta a grande vantagem destes capins, pois tem como se fazer uma seletividade química efetiva e muito eficiente . . . só mata capions que produzem sementes viáveis . . . pois sob certos estresses hídricos, até o T 85, já vi florescer, mas as sementes eram inviáveis, não férteis !
Um Abraço . . .
marcelo

sidiclei rocha vargas

Enviado em 06/10/2011

Caro Marcelo, eu não entendi (Estes só fazem ação em plantas que se multiplcam por sementes, que não é o caso da cana-de-açúcar(tb. são ótimos o MSMA e o Fortex), Capim Angola (B.Mutica), Brachiária do Brejo(Tannergrass), Tangola (cruzamento entre Angola x Tannergrass), e outros que se multiplicam por mudas ou estacas. . .) quer dizer que vulcane e o diuron não mata capim angola, brachiária do brejo e tangola?
Muito obrigado.

marcelo erthal pires

Enviado em 06/10/2011

Prezado Sidiclei Rocha,

exatamente, com descreveu, o MSMA, não faz efeito sobre os Cynodon Híbridos(T 85, Coastcross I e II, Estrela Africana, Florakirk, Callie, Florona, Jiggs, Russell e uma imensidão deles ..), cana-de-açúcar, Tannergrass, Capim Angola, Tangola ... e outras gramíneas que reproduzem por estas e mudas( com sementes não férteis ...) ... um abraço ...
marcelo

Enviado em 06/10/2011

Marcelo,
To querendo passar só o MSMA em minha area, ate ja comprei o produto. acho q ja vai controlar a grama forquilha. O que vc acha?  porque seria bom usar o Fortex tbm?Obrigado pelas respostas...

Enviado em 06/10/2011

Marcelo,
To querendo passar só o MSMA em minha area, ate ja comprei o produto. acho q ja vai controlar a grama forquilha. O que vc acha?  porque seria bom usar o Fortex tbm?Obrigado pelas respostas...

marcelo erthal pires

Enviado em 07/10/2011

Caso
seja só à Grama Forquilha (Grama Batatais) ... vá em frente, mas perderia uma boa chance de controlar outras pragas, se estas existirem ....
um abraço . . .
marcelo

Enviado em 22/10/2011

Passei o veneno Ancosar 720 (MSMA), 3 litros por hectare. Queimou bem a grama forquilha , mas ela esta brotando novamente. A tifton sentiu bastante mas ja esta bem verde.Sera q o vulcane iria matar a grama forquilha?? os dois venenos tem o mesmo principio ativo.

marcelo erthal pires

Enviado em 22/10/2011

Prezado Leonilvio Puntel,

estas mantendo gado nesta pastagem ?  Ou quantos dias esta entrando o gado, para fazer uso deste Tifton ?

Enviado em 22/10/2011

Marcelo,
Depois q passei o veneno não coloquei gado mais , minha ideia era deixar a tifton tomar conta da area primeiro.
Antes de passar o veneno a grama forquilha estava tomando conta porque o gado entrava e comia so a tifton e o gramão foi tomando conta.
To com ideia de passar o veneno novamente, passar o vulcane agora. O q vc acha?? A grama forquilha esta toda brotada acho q agora deve matar o broto.sera q a tifton aguenta outra dose de veneno?? Obbrigado pelas respostas...

marcelo erthal pires

Enviado em 22/10/2011

Prezado Leonilvio Puntel,
realmente, creio que seja a hora mais adequada, para fazer no uso do Vulcane ou outro produto com base no MSMA<  ... pois com se diz no boxe .." acusou o golpe", então é partir para cima ... para dar mais força ao Tifton, para que este domine à área, abafando o Gramão(Grama Batatais) ... diminua 15% da dose que aplicou , para o Tifton sofre um pouco menos e se desevolver mais rapidamente !

Surtindo o efeito esperado, faça uma adubação logo, com uma quantidade de uréia, com urgência, para reforçar a supremacia do Tifton ...
(*)  Por favor, mantenha-me informado . . .
Um abraço e sucesso ... marcelo
Se precisar use meu Email pessoal,  tiftoncana@bol.com.br

gilson bevilaqua

Enviado em 03/11/2011

para marcelo:  plantei uma area de tifton este ano ,e a miã ta tomando conta,gostaria de saber se tem agum veneno que eu poso usar  sem afetar a grama.desde ja agradeco um abraço. gilson bevilaqua                                                                                                                                                        

marcelo erthal pires

Enviado em 03/11/2011

Caro Gilson Bevilaqua,

gostaria de saber  se estas falando do Capim Milhã ..?  Se for possível com o Nome Científico ?  Para ser o mais preciso, diminuindo as chances de errar ....

Meus respeitos .. pode vir pelo meu Email :  tiftoncana@gmail.com  /// tiftoncana@bol.com.br
Respeitosamente,
Marcelo Erthal
(*) Pela mudança do Código Florestal em favor dos agriculktores ... sem devastação, mais com a consolidação das áreas em uso ! E 10m da margem dos rios até 20 metros de largura ...

marko

Enviado em 08/11/2011

tem algum produto que combate a braquiaria no capim vaquero

marcelo erthal pires

Enviado em 08/11/2011

Marko,
    respeitosamente, vc. agora descobriu por que o Tifton e outros híbridos, superam os varietais de semente no manejo ...
    Minhas defesas dos híbridos, este é um dos principais motivadores ...desconheço completamente, herbicidas seletivos para o Vaquero e outros q se reproduzem por sementes ! ! !
    Um abraço

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade