Você está em: Fórum > Sistemas de Produção

Autor

Mensagem

Celso Pereira de Matos

1 ou 2 ordenhas?

Enviado em 13/12/2009

É possível obter produções razoáveis em sistemas de uma ordenha diária, com gado mais especializado, ou com este tipo de gado (e logicamente, com mais tecnificação) necessáriamente precisa-se de 2 ou mais ordenhas? Aliás, qual seria uma produção razoável, por vaca, para uma ordenha diária a pasto (com suplementação mineral o ano inteiro e complementação na seca). Gostaria de palpites para poder estabelecer alguns parâmetros. Existe algum trabalho publicado?

Guilherme Alves de Mello Franco

Enviado em 24/12/2009

Prezado Celso: A quantidade de ordenhas está intimamente ligada à produção. Em animais de alta perfomance, a necessidade de duas ou mais ordenhas está vinculada ao enchimento do úbere que, segundo estudos, se completa em seis horas e não mais aumenta a produção. Portanto, a quantidade de ordenhas reflete na produção da seguinte maneira: ordenhada a vaca, seis horas após, o úbere torna-se a encher. Se procedemos à segunda ordenha, após seis horas, o úbere volta a encher. Quando a vaca produz mais de quarenta litros por dia, é necessária a utilização de, no mínimo, três ordenhas porque evita-se, assim, o sofrimento do animal com a turgidez do sistema mamário.
Qualquer outra dúvida, estou às ordens.
Um abraço,

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO
FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG

Celso Pereira de Matos

Enviado em 26/12/2009

Obrigado pela resposta. Mas as dúvidas ainda persistem. No meu caso estou com uma ordenha diária (1 funcionário, legislação, etc). Ainda não estou pagando nem as despesas do sítio mas chego lá, se Deus quiser (bom, sou teimoso também; mas como diz minha esposa "o hobby está ficando caro"...). Para mim, vaca de 40 litros ainda é ficção científica, mas eu sei que existe - meu vizinho de sítio, e que vive disto, tira na mão em 12 vacas 150 litros por dia! Em 7 vacas mestiças estou chegando nesta média/dia de 40 litros, mas a pasto em rotação com 1 kg de ração a 24% e mineral a vontade. Tá bem longe do ideal. Cogito diminuir o rebanho trocando as novilhas, bezerros e demais animais por meia dúzia de animais "raçados". Minha conta é simples, se tiver 5 ou 6 vacas dando 12 litros/dia, já pago minha despesa mensal no sítio. Daí pra frente é começar a pagar a minha remuneração de produtor.

Guilherme Alves de Mello Franco

Enviado em 26/12/2009

Prezado Celso: Você está tendo prejuízo com a adoção de uma só ordenha. A legislação não é tão rígida a ponto de impedir que esta seja realizada. Um empregado pode trabalhar sete horas, de segunda a sábado. De qualquer forma, a folga semanal deve ser deferida. Ora, se a primeira ordenha for realizada às sete horas, a segunda pode ser efetivada às quatorze, sem ferir qualquer norma legal, já que a hora de intervalo para refeição não faz parte da jornada. A composição do úbere de uma vaca, como lhe expliquei, permite que o mesmo se encha em seis horas e, depois de cheio, o mesmo não aumenta a produção. Por isso, com uma só ordenha, você está deixando de tirar, pelo menos, cinquenta por cento de seu leite, que daria para cobrir todas as despesas. Seu vizinho, também, está com uma média muito ruim. Se você entende que com seis vacas, de doze litros/dia cada, pode quitar as despesas, não está longe de atingir aos seus objetivos: basta implantar a segunda ordenha e, talvez, adquirir uma ou duas vacas melhores.
Qualquer outra dúvida,estou às ordens.
Um abraço,

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO
FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG

Celso Pereira de Matos

Enviado em 03/02/2012

Mando notícias:cheguei a 97 litros dia esta semana: 2 ordenhas, 10 vacas mestiças,com grau variado de sangue, umas no terço final de lactação e 4 no começo,  mais o leite dos bezerros.  Sabem aquele meu vizinho que tirava 150 l? Hoje está na casa dos 200 e nós fizemos um acordo para a compra de um tanque de resfriamento de 1000 l que está em funcionamento desde fim de agosto. Agora o caminhão vem pegar na nossa porta e não precisamos deslocar o leite 4 km até o tanque comunitário. Pelo meio do ano, já temos outro acordo: vamos vender, ou bezerros ou nossos touros, e comprar também em sociedade um botijão de semen, que pela nossa conta deve dar com sobras para nossos rebanhos (ele se propôs a fazer a inseminação e meu funcionário também fez o curso). Propusemos para mais alguns vizinhos mas não houve interesse.

benedito rudi

Enviado em 04/06/2012

Boa tarde Celso, tudo bem!

Fiquei intusiasmado com seu crescimento na produção leiteira e gostaria que me desse umas dicas de como voce alimentar suas vacas..... de forma que fique viável.

Obrigado e que sua produção aumente ainda mais.

Rudi

Celso Pereira de Matos

Enviado em 01/07/2012

Boa Note. Desculpe, só hoje li o post.
Entusiasmado eu também estou (não sei se é teima... deve ser...). Hoje eu acho que estou perto da linha dágua nas despesas (infelizmente, do lado de baixo (rsrsrs)), mas falta pouco acredito. Meus índices não são bons: média de 9 litros dia/vaca, mas está tendo 1 parto por ano, e a lactação está variando de 7 (as mais para gir) a 10 meses (as mas "raçadas"). A alimentação é baseada em pasto nas águas e silagem de milho na seca (ainda assim elas ficam no pasto na seca, fiz um piqueteamento próximo ao estábulo e elas ficam trocando de pasto conforme o capim). Infelizmente meu pequeno canavial acabou, preciso plantar mais, pois quebra um belo de um galho. Desde janeiro, por recomendação do veterinário da cooperativa, comecei a dar ração por produção por vaca (2 kg até 8 l até 5 kg para as em início de lactação e que atingiram um pico de 18,5 l). Hoje estou com 11 vacas, sendo que 9 em lactação e duas para parto daqui a 3 meses e mais 2 novilhas que devem entrar na produção no início do ano que vem,  e tem mais 7 bezerras, estas filhas de um tourinho Jersey que comprei e que começam a entrar na linha a partir do ano que vem. A alimentação tem ficado cara, especialmente porque o milho é plantado com trator contratado, estou procurando alternativas que barateiem este lado. Cogito aumentar o rebanho com compra de mais 1 ou 2 animais já adultos.

Silvio

Enviado em 31/01/2014

Ola sr Celso, pretendo começar uma criação de vacas leiteiras e gostaria de algumas dicas do sr, por favor se puder me passar o seu e-mail ficarei muito agradecido. obrigado

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade