Autor

Mensagem

Rinaldo Alves Vaz Sampaio

irrigacao de piquete

Enviado em 28/04/2009

Gostaria de ter informaçoes sobre irrigaçao de piquete rotacionado e em malha de asperssao, sobre material e dimensionamento de tubulaçao, se alguem tiver alguma informaçao ficarei grato.

Nescessito de depoimento de produtores que ja trabalhem com essa tecnica, pois aqui na minha regiao nao tem ninguem que use este sistema.

Um abraço...

João Tobias P Neto

Enviado em 06/05/2009

Rinaldo,

Complementando seu questionamento, gostaria de saber sobre o custo e o benefício da implementação da irração. É realmente viável, levando em conideração que utilizarei a energia elétrica como fonte energia para a irrigalção?

abraço,

Obrigado.

Adauto

Enviado em 06/05/2009

Tenho material que recebi da embrapa são carlos e outros, se vc tiver interesse, me passe seu e-mail que lhe enviarei.

att

adauto

carlos charquero

Enviado em 08/05/2009

Adauto

GOSTARIA DE SER POSSIBLE RECIBIR MATERIAL SOBRE IRRIGAÇAO DE PIQUETE ROTACIONADO E EM MALHA DE ASPERSSAO OFRECIDO QUE TAMBEN ESTOU INTERESADO.
MUITO OBRIGADO
charquerouda@hotmail.com

João Tobias P Neto

Enviado em 08/05/2009

Olá Adauto,

Antecipo os agradecimentos. Gostaria sim de estar recebendo esse material.

Obrigado,

pjoaotobias@yahoo.com.br

Helio Cabral Junior

Enviado em 08/05/2009

Rinaldo,

Lembre-se que irrigação de pastagens é o último passo rumo à intensificação do manejo das mesmas.

As variáveis são muitas, mas posso lhe afirmar que se for indicada dentro de preceitos técnicos e conduzida de forma consciente é uma excelente ferramenta de potencialização de produção.

Dados como você solicita de por exemplo dimensionamento, seria no mínimo leviandade se alguém lhe desse uma resposta ( acho que por isso nenhum de nós postou nenhuma ), já que as particularidades de localização geográfica, altitude, recurso hídrico, conjunto captador, distribuidor, extensão da área, topografia, condições edafoclimáticas, forrageira envolvida, nível de exploração, etc tem influência.

Uma leitura interessante para que você tivesse condições de CONVERSAR e trocar idéias com um técnico experiente sobre o assunto é: "Irrigação por Aspersão em Malha" de Luís César Dias Drumond e André Luís Teixeira Fernandes, editora Universidade de Uberaba, 2001, 84pg.

Na minha modesta opinião só há duas coisas mais produtivas do que uma pastagem irrigada manejada intensivamente: uma capineira de capim elefante irrigada e manejada intensivamente e um canavial também irrigado e manejado intensivamente ( desde que as condições geográficas e edafoclimáticas não sejam limitantes ).

Aprenda um pouquinho sobre o assunto para poder discutir com o técnico; conheça outros projetos deste técnico, indo a duas ou três propriedades que têm sistemas projetados e dimensionados por ele e veja se os produtores em questão estão satisfeitos.

Esta é a única "receita de bolo" que posso lhe garantir que terá grandes chances de lhe trazer satisfação ao implementar um projeto de irrigação de pastagens ( no que concerne a irrigação em sí; o manejo da pastagem como diz o ditado, é outra história... ).

Cordialmente,

Helio Cabral Jr

ps: caro Adalto, se o material da CPPSE for constituído de dados técnicos sobre produtividade, gostaria de lhe solicitar ou a algum outro companheiro que eventualmente já o tenha recebido, que me envie o mesmo.

Grato.

cabraljr@hotmail.com

Adauto

Enviado em 09/05/2009

Prezados Rinaldo, João, Carlos e Hélio.

Enviarei agora a tarde os arquivos os quais pesquizei sobre pastagem irrigada, da embrapa e outros.

Hélio, eu tenho(comprei) aquele livro e mais um de café com irrigação em malha do drumond, serve como referencia, mas não é muito profundo, achei mais interessantes os dctos da embrapa.

E Rinaldo, a minha opinião é a mesma do Hélio, assino embaixo, pois para vc ter uma idéia, estou iniciando na atividade, e após muito correr atrás para tentar implantar agora na seca(estou no Mt), esbarrei em muitos problemas, dos quais o principal é quem entenda do assunto(irrigação e pior ainda em malha) e faça um projeto decente(sem interesse comercial no projeto, sem vínculo a lojas) e viável economicamente( o que é citado como gde empecilho pela embrapa). Então, vou fazer deste ano laboratório, dividindo em piquetes maiores, aprendendendo aos poucos, e no ano que vem implantarei o manejo intensivo.

abs a todos.

Adauto

Enviado em 09/05/2009

Rinaldo,

Não tenho seu e-mail.

Att

Adauto

carlos charquero

Enviado em 10/05/2009

ADAUTO

MUITO OBRIGADO POR LA INFORMACION RECIBIDA, HABIA MUITA INFORMAÇAO QUE AINDA NO TENIA,VA SER DE DE GRAN UTILIDAD.
TE COMENTO QUE YO YA TENGO IRRIGAÇAO EM MALHA.
AINDA NO ESTA ENTERRADA, E MOVIL .ESTOY PROBANDO HACE MAS DE UN ANO , LAS BOMBAS Y LAS DISTANCIAS ENTRE ASPERSORES.
MI SISTEMA ES SIMPLE . UNA BOMBA DE 2 HP ELECTRICA ITALIANA CON CAPACIDAD DE 7000 LTS HORA QUE CUMPLE DOIS FUNÇOES .
LA PRIMERA RIEGA LA PARTE BAIXA DEL CAMPO A NIVEL DEL ARROYO , CON UNA SOLA LINEA DE BOMBEO CON CANHO DE 1 1/4 DE PULGADA DE 250 MTS Y 14 ASPERSORES DE 500 LTS /HORA CON UN ALCANCE DE 18 A 20MTS. DE DIAMETRO
MOVIL. SE RIEGA EN LA NOCHE .RIEGA CAMERUM,SUDAMGRASS Y TYFTON.

LA SEGUNDA FUNCION ES ABASTECER UN TANQUE AUSTRALIANO DE 800.000 LTS , QUE ESTA EN LA PARTE MAS ALTA DEL CAMPO.CON UNA DIFERENCIA DE ALTURA ENTRE EL ARROYO Y EL TANQUE DE 40MTS Y DISTANCIA DE 300MT.
UTILIZO CANHO DE 2 PULGADAS ENTERRADO . ENTRE EL ARROYO Y EL TANQUE AUSTRALIANO FIZ CONEÇOES PARA FAZER UN RIEGO DE 2 HA DE TYFTON SOBRE SUPERFICIE CON CANHO DE 1 1/4 PULGADAS Y ASPERSORES TECNOLOGIA ISRAELI DE 600 LTS HORA Y 18 MTS DE RADIO . AQUI ESTOY PREPARANDO PARA FAZER RIEGO EM MALHA BAIXO TERRA. , COM POSTES PARA CADA ASPERSOR. CON UN MISMO CANHO RIEGO TODA EL AREA. EN ESTE ANO QUIERO ENTERRAR , PERO EL COSTO AUMENTA.

DEL TANQUE AUSTRALIANO , RIEGO CON UNA BOMBA DE 2HP QUE TEM MAIS CAPACIDAD DE AGUA 22.000 LTS Y MENOR PRESION. LOS MISMOS ASPERSORES CUBREN UNA DISTANCIA DE 15 MTS DE DIAMETRO CON 600 LTS HORA, PERO MAYOR CANTIDAD DE ASPERSORES 32 EN TOTAL . AQUI RIEGO TYFTON , SUDANGRASS Y MORA O AMOREIRA PARA GADO.
AQUI SE RIEGA EN LA NOCHE Y DE DIA SE ABASTECE EL TANQUE. TEM CAPACIDAD PARA REGAR HASTA 400 MTS DE DISTANCIA APROVEITANDO O DECLIVE DEL TERRENO.
COSTO DE ENERGIA ES BARATO AQUI., COSTO DE PERSONAL AL ESTAR MOVIENDO LOS CANHOS ES QUE TEM QUE ESTUDIAR
Y AREA A CUBRIR .
TE RECOMIENDO LA AMOREIRA PARA SUSTITUIR LA RAÇAO CREO QUE PUEDE TENER BUEN FUTURO.
ESPERO QUE ENTIENDAS MI ESPAÑOL Y QUE TE PUEDA SERVIR DE ALGO ESTA INFORMACION.

UN ABRAZO.
CARLOS

João Tobias P Neto

Enviado em 12/05/2009

Adauto,

Eu também recebi a documentação e achei que ali tem todas informações para o começo. Vou analisar e decidir se farei a opção de irrigar os piquetes.

Abraço,

Obrigado.

Eduardo M. de Faria

Enviado em 12/05/2009

Opá!!!!

Gostaria de receber esse texto sobre irrigaçao... tenho interesse em conhecer mais ... quem puder disponibilizar aew... fico grato .

e-mail: eduardo_m_faria@hotmail.com

Enviado em 12/05/2009

Adauto, obrigado pela atencao, fico muito grato pela sua apostilha.

email: vivianersampaio@hotmail.com

muito obrigado !

Enviado em 12/05/2009

Adauto, eu tenho o mesmo livro sobre piquete, muito bom e esclarecedor so que, falta alguns detalhes, especialmente no que se fala sobre tipo de material empregado ou alguma subistituicao dos mesmos, pois aqui eu usei mangueira preta, em alguns piquetes de amostra, aprincipio funcionaram bem, minha grande duvida e numa area maior, que possa dar algun problema.

Quanto ao artigo que o helio mandou, bom valeu, mais eu fico grato pelo seu, pois pode vir tirar algumas duvidas. e nao criticar o conteudo da minha questao, como informei na minha regiao, no meu conhecimento nao ha uma propriedade com tal trabalho.

E caros colegas, se estes forum for so para pessoas que tenhan alguma formacao na area, me descupe pois eu sou apenas um produtor, querendo melhorar o meu manejo.

Um abraco...

Julio César Faria

Enviado em 05/08/2009

Adauto, gostaria de receber também este material, o meu e-mail é julionathan@yahoo.com.br

Grato

Júlio

Leonardo Diniz

Enviado em 05/08/2009

Adalto, favor emviar tambem este material para mim
leo.d.m@zipmail.com.br
desde ja agradeço

Ranieri Müller Silva

Enviado em 03/08/2010

Prezado Adauto, tenho interesse no seu material sobre irrigação, se puder me passar ficarei grato...

ranierimuller@yahoo.com.br

Aluizio Marchi

Enviado em 08/09/2011

Boa tarde Adauto, tenho interesse no material sobre irrigação.
Se puder enviar-me tal meterial ficaria muito grato.

joaomarchi@yahoo.com.br

Att, João marchi Neto

carlos charquero

Enviado em 08/09/2011

Prezado Adautofa favor enviar tamben este material para mim
charquerouda@hotmail.com
muito grato
carlos charquero

João Alberto Messetti

Enviado em 13/09/2011

Olá Adauto, só agora tenho interesse em irrigar uma area de meio hectare aproximadamente. Gostaria, se possível de receber esse material que vc tem disponivel. Agradecido João
jamessetti@gmail.com
joaomessetti@unimedrc.com.br

Aluizio Marchi

Enviado em 13/09/2011

O que mais se deve estudar é a condição da propriedade. A topografia é importantíssima e a altura entre a captação da água e o terreno que se irriga tem um grande efeito. O ideal seria ter uma área enxuta, com leve declividade, a no máximo 30 metros de altura da água. tendo isto, tudo fica fácil. O sistema de irrigação não causa problemas. Também o clima conta muito. Nesta minha região, por exemplo, aqui no noroeste do Espírito Santo, deparamo-nos com chuvas concentrada em poucos períodos e longas estiagens. Se você não tiver uma boa irrigação e, para o frio  uma boa alimentação alternativa, como a cana-de-açucar - que aqui se adapta muito bem, não há como manter a regularidade de produção. Aí, os seus custos fixos são os mesmos e a produção oscilante - o que causa desequilíbrio no seu planejamento.

Javier Alberto Guevara Quintero

Enviado em 05/10/2011

BUENAS NOCHES
ADAUTO,
ESCRIBO DESDE COLOMBIA, ESTOY INTERESADO EN LA INFORMACION QUE USTED MUY AMABLEMENTE OFRECE AL INICIO DE ESTE FORO, LE AGRADEZCO ENVIE A MI CORREO, LES COMENTO QUE ESTOY AL NORTE DE COLOMBIA CERCA AL  MAR CARIBE ESTADO DEL CESAR, CATALOGADO COMO BOSQUE SECO TROPICAL, ME INTEREZA MUCHO CONOCER EL SISTEMA DE RIEGO POR ASPERSION EN MALLA, QUE USTEDES COMENTAN.
GRACIAS
JAVIER GUEVARA QUINTERO
EMAIL    jalbguequin@hotmail.com

Javier Alberto Guevara Quintero

Enviado em 05/10/2011

BUENAS NOCHES

ADAUTO,

ESCRIBO DESDE COLOMBIA, ESTOY INTERESADO EN LA INFORMACION QUE USTED MUY AMABLEMENTE OFRECE AL INICIO DE ESTE FORO, LE AGRADEZCO ENVIE A MI CORREO, LES COMENTO QUE ESTOY AL NORTE DE COLOMBIA CERCA AL  MAR CARIBE ESTADO DEL CESAR, CATALOGADO COMO BOSQUE SECO TROPICAL, ME INTEREZA MUCHO CONOCER EL SISTEMA DE RIEGO POR ASPERSION EN MALLA, QUE USTEDES COMENTAN.
GRACIAS
JAVIER GUEVARA QUINTERO
EMAIL    jalbguequin@hotmail.com

ivan reis

Enviado em 07/04/2012

bom dia a todos
gostaria de receber tambem dos amigos todo material possivel sobre irrigacao
piquete rotacionado e malha de aspersao.
meu e-mail  bravil@live.com
obrigado

bruno rodrigues vidal

Enviado em 06/05/2012

gostaria de receber também este material, o meu e-mail é brunovidalzootecnia@hotmail.com

Grato.

Sídney Oliveira

Enviado em 14/06/2012

OLA AMIGO ADAUTO! TD BOM CONTIGO!
GOSTARIA MUITO DE RECEBER ESTE MATERIAL
SOBRE IRRIGAÇAO DA PASTAGENS !
AKI EN NOSSA REGIAO ESTADO DE  RONDONIA TEMOS MUITOS PROBLEMAS
QTO  A PASTAGENS NO VERAO
GADO SOFRE O EFEITO SANFONA
TORNANDO INVIAVEL A ATIVIDADE
ABÇS
MEU EMAIL sidneyro_@hotmail.com

Flavio Henrique

Enviado em 17/07/2012

Adauto se puder me mandar o material ficarei grato....
flavioufrrj@yahoo.com.br

Paulo Everson Kobs

Enviado em 11/09/2012

CARO AMIGO ADAUTO! SAUDAÇÕES A VC!
GOSTARIA MUITO DE RECEBER ESTE MATERIAL
SOBRE IRRIGAÇAO DE PASTAGENS
TENHO 4 Ha DE CYNODON (TIFTON 85)
ESTOU FAZENDO PLANOS
E GOSTARIA DE CONHECER MAIS SOBRE A TÉCNICA

MEU EMAIL: pauloekobs@gmail.com
desde já grato pela sua atençao.

ABRAÇOS

Maurício Hackbarth

Enviado em 11/09/2012

Nobre Adauto

Caso queira compartilhar este material sobre irrigação pode enviar para meu e-mail.
mauriciohackbarth@gmail.com

samuel silva

Enviado em 07/10/2012

olá Adayti, também gostaria do material que voce tem sobre irragação, caso seja possivel
me enviar ficarei muito grato

samuel dutra
samueldutradasilva@gmail.com

Julio César Faria

Enviado em 07/10/2012

Adauto, favor fazer o favor de enviar material sobre irrigação por malha para o e-mail julionathan@yahoo.com.br

Grato

Júlio

joao pedro

Enviado em 25/11/2012

BOA TARDE a todos !!!
gostaria de receber tambem dos amigos material  sobre
IRRIGAÇÃO, PASTEJO ROTACIONADO e irrigação por gotejamento.
e-mail joaoapedro.bb@ig.com.br

GRATIO a todos pela atenção.

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade