Você está em: Fórum > Nutrição

Autor

Mensagem

Carlos André Barbosa de Oliveira

UTILIZAÇÃO DE CEVADA

Enviado em 25/02/2009

Como utilizar cevada úmida na alimentação de vacas de leite em substituição ao concentrado?

Na minha região a ton. de cevada custa R$ 167,00 (é uma cevada com menor teor de água e 120,00 R$ a de maior teor de água) e o Kg de farelo de soja R$ 1,10.
É viável a utilização?

Flávio Emílio Arruda Silva

Enviado em 09/03/2009

Na minha região a tonelada de cevada´custa R$ 100,00,fora o frete,hj estou dando p as vacas só cevada e palma e está compensando,tirei todo o concentrado.

Robison Rocha Cruz

Enviado em 09/03/2009

Caro Carlos André Barbosa de Oliveira,

O teor da Matéria Seca (MS) da Cevada Umida é de 17% e 25% de Proteína Bruta (PB) contra a soja com 89% MS e 45% PB. Portanto 1kg de Cevada umida tem 170g MS (1kg x 17%MS), consequentemente, 42,5g PB (170g x 25%PB).

Utilizando os mesmos calculos pra soja temos: em 1 kg de soja temos 890g MS (1kg x 89%MS) e 400g PB (1kg x 45%PB).

Isto é, 400g de PB da soja em 1 kg do produto e 42,5g de PB da Cevada em um Kg do produto. 400g dividido por 42,5 = 9,42 vezes mais PB na soja do que na cevada umida.

Agora qual é mais barata? Com 1kg da cevada umida custando R$ 0,167e a soja a R$ 1,10.

A soja é mais barata é. só mulltiplicarmos R$ 0,167 x 9,42 vezes para equivaler a um kg de soja = R$ 1,57.

Resumo: para um kilo de soja teremos que ter 9,42 kg de cevada umida. 1kg de soja = 1,10 e 9,42kg de cevada umida =1,57.

Obs.: Na grande maioria das vezes as vacas respondem bem a cevada porque os bebedouros são mau destribuidos e ela supri esse deficit de água ao comer a cevada. Uma vez que se lembrarmos o leite é constituido por 87% de água.

Espero ter ajudado.

Robison Rocha Cruz (Zootecnista)

ronei coltro

Enviado em 30/10/2012

muito interessante mas eu gostaria de saber como armazenar a cevada só deixando com umidade ou se coloca outro produto para durar mais e não fermentar

ronei coltro

Enviado em 30/10/2012

gostaria de saber como cuidar da cevada para durar mais tempo

Flavio Henrique

Enviado em 14/11/2012

jogue um saco de sal no fundo do tanque antes do caminhão colocar a cevada e coloque um pouco de sal por cima todo dia depois de tira-la....

marcilene de souza carvalho de oliveira

Enviado em 22/01/2013

boa noite. gostaria de saber se eu ultilizar a cevada se as vacas nao perde o sio e como fica o ultero da vacas uns fala que a vaca nao pega mais cria.

Flavio Henrique

Enviado em 24/01/2013

bom dia marcilene
A cevada é um excelente alimento.... esta história de vaca perder cio é devido o  amônia no útero da vaca,porem se a dieta for balanceada corretamente com certeza ñ irá ocorrer isso, oq acontece é que as pessoas devido ao baixo preço dela em algumas regiões ñ utilizam outras fontes de suplementos( principalmente os energéticos como milho e polpa cítrica), causando um excesso de proteína na dieta.
att

benigno pino lyra

Enviado em 26/01/2013

Prezado senhor(s):

Gostaria de saber qual a % da Uréia quando forneço com Melaço (dentro das propoções
normais)em vacas em lactação. A cevada úmida pode o volumoso e concentrado até
quanto?

Benigno,agradecendo antecipadamente.

benigno pino lyra

Enviado em 26/01/2013

,Gostaria de saber qual a %   de proteina digestiva  na Uréia quando forneço com Melaço
(denntro das devidas proporções)em vacas em lactação.
A cevada Umída até quanto pode substituir volumoso e o concentrado?

Benigno agradece as informações.

ELIAS

Enviado em 10/03/2013

tenho hoje 30 vacas leiteiras e estou tirando400 litros de leite mais estou dando raçao para aumentar a produçao mais estou no prejuijo pois gasto 4 sacos por dia cada vale 50 reaisgostaria de mais informaçao sobre o asunto a sevada vale a pena

Flavio Henrique

Enviado em 10/03/2013

quanto custa na sua região.... aproveitando, coloque o preço dos outros alimentos
polpa cítrica, farelo de soja, fubá, etc....

francisco carlos

Enviado em 16/05/2013

tenho uma chacara pequena gostaria de saber se posso dar apenas cevada e milho para  vacas de leite sem volumoso algum  meu pasto e muito pouco obrigado

GUSTAVO REVOREDO

Enviado em 21/05/2013

MINHAS VACAS DÃO EM MÉDIA 20 LITROS DE LEITE DIA , "DUAS ORDENHAS" NO MOMENTO SÓ TENHO DADO VOLUMOSO "CAPIM ELEFANTE, O MOMBAÇA NO PASTEJO ROTACIONADO E UNS TRÊS QUILOS DE SOJA DIA,GOSTARIA DE ADICIONAR CEVADA COM UM BAIXO TEOR DE UMIDADE, PRECISO SABER ATÉ QUANTOS QUILOS DE CEVADA EU POSSO FORNECER PARA CADA VACA.

Valdir

Enviado em 25/06/2013

VOU COMEÇAR A TRABALHAR COM CEVADA A PARTIR DE JULHO, HJ ESTOU USANDO CAPIM ELE FANTE, CANA, 4 QUILOS DE RAÇÃO 24% DIA POR VACA , CONTENDO EM SUA FORMULA 1% DE UREIA E 35 GRS DE UREIA, ESSA É A ALIMENTAÇÃO DAS MINHAS VACAS. GOSTARIA DE SABER QTOS QUILOS DE CEVADA DE BAIXA UMIDADE POSSO FORNECER PARA CADA VACA POR DIA?

Valdir

Enviado em 25/06/2013

VOU COMEÇAR A TRABALHAR COM CEVADA A PARTIR DE JULHO, HJ ESTOU USANDO CAPIM ELE FANTE, CANA, 4 QUILOS DE RAÇÃO 24% DIA POR VACA , CONTENDO EM SUA FORMULA 1% DE UREIA E 35 GRS DE UREIA, ESSA É A ALIMENTAÇÃO DAS MINHAS VACAS. GOSTARIA DE SABER QTOS QUILOS DE CEVADA DE BAIXA UMIDADE POSSO FORNECER PARA CADA VACA POR DIA?

bruno

Enviado em 18/07/2013

Estou precisando de cevada, estou em são paulo, alguns de vocês poderiam me informa algum lugar em são paulo..

Fico no Aguardo!!!!!!

Beto

Enviado em 22/07/2013

preciso saber se posso dar cevada com uréia e qual a proporção no caso de dar 20 kg de cevada dia????

carlos campos

Enviado em 17/09/2013

Boa tarde , minha novilha esta na primeira cria, e esta dando 8 litros  ao dia . quantos quilos de racao devo dar para ela aumentar o leite,

jean carvalho tepedino cruz

Enviado em 20/09/2013

Caro Carlos campos, voce pode começar com 2kg de raçao 24% PB, mas o ideal seria balancear a dieta total da novilha; qual volumoso é fornecido pra novilha??? Qual o peso dessa novilha???? Voce fez pré-parto??????

jean carvalho tepedino cruz

Enviado em 20/09/2013

Caro Valdir, o teor de residuo de cervejaria nao deve ultrapassar 20% da mateira seca da dieta, vacas ingerindo 20 kg de materia seca devem ingerir no maximo 4 kg provenientes da cevada e os outros 16 kg provenientes da dieta....  eu recomendo nao ultrapassar 8kg de cevada por vaca / dia

julio neves

Enviado em 04/10/2013

Temos poucos estudos com utilização de cevada. A informação que recebi do técnico da empresa é de que 4 kg de cevada substitui 1 kg de ração. Na minha região a cevada chega a R$ 0,17 Kg, enquanto a ração que preparo sai a R$ 0,80 KG. Desta forma, a cevada sai a 0,68 contra os 0,80 da ração. Fui informado que poderia oferecer até 10 kg por dia.
Outra vantagem é a utilização para porcos e galinhas.

elcidimar

Enviado em 24/10/2013

Boa noite. Queria Saber Se Posso dar cevada com capim cana e melaço  tipo sopa com
agua

wallace rangel

Enviado em 03/11/2013

gostaria de informaçao sobre como armazenar a cevada,pois na minha regiao tem produtor armazenando a cevada em lonas por cima da terra, e outros em buracos tipo silo forrados com lonas no fundo se e correto e a duraçao,o tempo que se pode consumi-la nesse armazenamento.

Haroldo

Enviado em 11/11/2013

Tenho residuo lacteo e queira saber qual a proporção de devo colocar de cevada a cada litro de residuo lacteo por vaca de leite.

Geraldo Aparecido Moreira

Enviado em 23/11/2013

Sempre tive uma dúvida com relação á Cevada.
Uso a cevada para as minhas vacas (aprox. 8kg/vaca dia + 2 kg/vaca de ração concentrada 20% de proteina), pois se cada 4 kg de cevada equivale á 1 kg de ração; então estaria dando o equivalente á 4 kg de concentrado/dia vaca e o restante é pasto de braquiária.

Com relação aos cálculos do valor da cevada por equivalencia de proteina é claro e bem entendido, mas e os demais compostos da cevada (materia seca, NDT,Gordura, Fibra bruta) não entra como parte de injestão de materia seca e economia da materia seca do pasto?

Ficaria muito grato em receber as respostas e opiniões dos entedidos sobre o assunto .

gilberto

Enviado em 24/01/2014

Boa tarde ,

A cevada e muito utilizada na minha região, sendo que armazenamos em tanques tipo piscina e colocamos água para conserva e para ajudar a descer em queda livre para os coxos.

gilberto

Enviado em 24/01/2014

Boa tarde ,

A cevada e muito utilizada na minha região, sendo que armazenamos em tanques tipo piscina e colocamos água para conserva e para ajudar a descer em queda livre para os coxos.

Lyss Dayanne Rodrigues de Azevedo

Enviado em 26/02/2014

Gostaria de saber como deve ser feito o armazenamento e a conservação da cevada! Me informaram que a entrega mínima é de 8 toneladas então preciso armazenar o produto corretamente. Qual é a durabilidade do produto depois da entrega? Alguém conhece algum fornecedor do Estado do Rio de Janeiro ou Espírito Santo?
Obrigada.

Lyss Azevedo
e-mail: lyssrodrigues@gmail.com

Lyss Dayanne Rodrigues de Azevedo

Enviado em 26/02/2014

Gostaria de saber como deve ser feito o armazenamento e a conservação da cevada! Me informaram que a entrega mínima é de 8 toneladas então preciso armazenar o produto corretamente. Qual é a durabilidade do produto depois da entrega? Alguém conhece algum fornecedor do Estado do Rio de Janeiro ou Espírito Santo?
Obrigada.

Lyss Azevedo
e-mail: lyssrodrigues@gmail.com

marcelo comparini

Enviado em 28/02/2014

BOA NOITE GILBERTO GOSTARIA DE SABER QUANTO DE AGUA VOCE COLOCA NA MISTURA DA CEVADA (PORCENTAGEM) E  COMO É O ESQUEMA DE QUEDA NATURAL, QUE BITOLA DE CANO QUANTO A LIMPEZA DOS CANOS ETC... OU SEJA, CONTE ESTE MANEJO MAIS DETALHADO SE POSSÍVEL
DESDE JÁ AGRADEÇO
MARCELO

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade