Autor

Mensagem

aroldo tavares martins

hormônio para crescimento

Enviado em 31/05/2008

Olá pessoal.
Alguém tem experiencia em utilização de hormônio para aumento do crescimento de bezerras e/ou novilhas?

lincoln santiago

Enviado em 03/06/2008

o aumento de crescimento de bezerras e/ou novilhas mais eficiente
seria boa raça e comida de boa qualidade.
por exemplo uma bezerra holandesa de raça com boa comida tem um ganho de peso mensal de 25 a 30 quilos.

José Eduardo P. Santos

Enviado em 17/06/2008

Caro Aroldo,

O uso de somatotrofina bovina recombinante (bST) em novilhas em crescimento não irá aumentar o tamanho (altura na garupa ou na cernelha) ou ganho de peso diário das novilhas além daquilio que elas possam obter com boa alimentação.

O uso de bST em novilhas em crescimento é capaz de reduzir os efeitos negativos do excesso de ganho de peso durante o período pré-púbere sobre o desenvolvimento mamário e produção de leite na primeira lactação, mas não fará suas novilhas crescerem mais. Na realidade, a única justificativa para o uso de bST em novilhas em crescimento seria apenas se o produtor desejasse impor um rítimo de ganho de peso muito alto durante o período pré-pubere (de 3 a 10 meses de idade ou entre 120 a 300 kg de peso vivo), mais de 900 g/dia em novilhas da raça Holandesa, e não prejudicar a produção de leite a 1a lactação.

De qualquer maneira, não há uma justificativa financeira para tal pocedimento.

Enfim, a resposta do colega indicando boa alimentação e melhoramento genético é, provavelmente, a melhor opção.

Saudações,

José Eduardo

José Eduardo P. Santos
Associate Professor
Department of Animal Sciences
L.E. "Red" Larson Building
Shealy Drive, Bldg. 499, Room 204A
University of Florida
Gainesville, FL - 32611-0910
Tel: (352) 392-1958
Fax: (352) 392-1931
jepsantos@ufl.edu

aroldo tavares martins

Enviado em 23/07/2008

Obrigado eduardo. O motivo da minha pergunta é que numa palestra realizada na minha região, o palestrante do laboratório recomendou o uso do hormonio (somatrotopina) nas bezerras e novilhas. Ocorre que estou com um lote de novilhas gir leiteiro P.O. que foram mal alimentadas e estão com um ponderal baixo para a sua idade. Como estão com aprox 1,5 anos estou preocupado em recupera-las fornecendo alimentação boa e balanceada além da utilização do hormônio para abrir apetite e aumentar o metabolismo das bezerras. Nesse caso não estou fazendo contas de viabilidade economica. Ou até estou, visto que elas têm uma genealogia excelente.
Mais uma vez obrigado e um grande abraço
Aroldo

aroldo tavares martins

Enviado em 23/07/2008

Em Tempo
Ia me esquecendo: Na bula do hormônio do tal laboratório, diz que o produto só pode ser usado em vacas lactantes.
Como eu não fui à palestra não pude tirar minhas dúvidas.
Abraços
Aroldo

José Eduardo P. Santos

Enviado em 01/08/2008

Aroldo,

O uso de somatotropina bovina (bST - seja Lactotropin comercializea pela Elanco ou o Boostin comercializado pela Schering no Brasil) não irá melhorar o desenvolvimento de suas novilhas além do que uma boa alimentacao pode fazer. Eu certamente não gastaria meus recursos nisso.

Não há indicação alguma de que o uso de bST tem um efeito direto no apetite de vacas ou novilhas. O efeio do bST em aumentar a ingestão de alimento é devido ao seu efeito lactogênico em vacas em lactação, ou seja, o aumento na produção de leite leva a um aumento na ingestão de alimento. Tanto isso é verdade que o aumento na ingestão de alimento só ocorre em média 4 a 8 semanas após o início do tratamento, sendo que o aumento em produção de leite é praticamente imediato.

No caso de novilhas, a Monsanto aqui nos EUA fez estudos extensivos com centenas de animais em rebanhos comerciais no estado de Idaho availando o efeito do tratamento com bST em novilhas pre-puberes alimentadas para diferentes ganhos de peso diário. É sabido que a taxa diária de ganho de peso quando novilhas da raça Holandesa estão entre 130 e 280 kg de peso vivo (período de desenvolvimento mamário no qual a taxa de deposição de tecido secretor é mais rápida que a taxa de crescimento de outros tecidos do corpo, fase esta chamada de alométrica) influencia o desenvolvimento mamário. Ganho excesivo retarda o crescimento mamário provavelmente poque o animal entra em puberdade mais cedo e sofre as consequências de hormonios ovarianos (progesterona e estrógeno), além de outros mecanismos associados com um hormônio chamado IGF-1. Enfim, o tratamento com bST em novilhas nesses estudos da Monsanto foi capaz de abolir um efeito negativo no ganho de peso excessivo de novilhas sobre a produção de leite na 1a lactação. No entanto, em dietas balanceadas, quando as novilhas ganhavam entre 700 e 800 g/d, o uso de bST nao melhorou o desempenho lactacional na 1a lactação.

Uso de bST não irá causar grandes mudanças no metabolismo de suas novilhas se não lactantes. As grandes adaptações metabolicas que ocorrem devido ao use de bST são decorrentes principalemente do aumento na produção de leite. Como estas são novilhas jovens em crescimento, obviamente produção de leite não irá ocorrer. Ele pode sim alterar a composição corpórea (menor deposição de gordura e maior de massa muscular), mas não irá alterar o crescimento, não irá alterar a formação da glândula mamária e não irá fazer com que novilhas mal alimentadas se recuperem mais rapidamente após submetidas a uma alimentação mais apropriada.

Enfim, eu sugiro que você discuta isso com o técnico que o acessora para que não crie falsas expectativas nem desperdice seu dinheiro em algo que não irá melhorar o crescimento, aparência, ou produtividade futura de suas novilhas. Se essa recomendação do uso de bST para melhorar o crescimento de suas novilhas foi feita por um técnico, eu sugiro que ou você ou seu veterinário entre em contato com ele e peça uma cópia dos estudos científicos que tenham demonstrado tal efeito.

Saudaçoes,

José Eduardo

aroldo tavares martins

Enviado em 16/08/2008

Prezado José Eduardo.
Ainda não fiz novos comentários por desconhecer o assunto. A sua convicção me fez colocar o pé no freio. Como disse antes, comecei a usar o produto depois de uma palestra na minha cooperativa (palestra essa que não estava presente). Mas estou pesquisando o assunto até chegar ao palestrante e se conseguir faço algum comentário. Sou criador, mas sou da área técnica e não tenho conhecimentos profundos em medicina veterinária como você.
Mas fico muitíssimo agradecido com os seus esclarecimentos, e espero sempre poder contar com os seus conhecimentos.
Obrigado.
Aroldo

José Eduardo P. Santos

Enviado em 19/08/2008

Aroldo,

Fico a disposição sempre que tiver a possibilidade de participar do fórum.

Eu sugiro que você entre em contato com um dos técnicos ou da Elanco Saúde Animal do Brasil para que eles possam ajudá-lo com suas dúvidas sobre a somatotrofina bovina e seu uso.

E verdade que há efeitos do uso de bST em novilhas em crescimento ates da puberdade sobre o crescimento mamário e altura, mas esses efeitos não melhoram o desempenho produtivo na primeira lactação. Mais importante, os efeitos desse uso contínuo de bST (cerca de 0.1 a 0.2 mg de bST/kg de peso vivo a cada 14 dias durante 4 a 6 meses) não é superior que alimentação adequada. Mais importante, o uso de bST em novilhas em crescimento, apesar de pequenos efeitos sobre o crescimento, não melhora a produção de leite durante a primeira lactação.

De certa forma, seria até irresponsabilidade do técnico que apresentou a palestra se ele/ela recomendou o uso para novilhas em crescimento já que o produto não tem registro para isso, além de não ter eficácia provada.

Saudações,

José Eduardo

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade