Autor

Mensagem

Rene Estevam

Dimensões de piquetes em diversas gramíneas.

Enviado em 25/04/2007

Olá a todos.

Será que alguém possui os seguintes dados:

a) Tamanho mínimo em metros quadrados por UA;
b) Altura ideal de entrada e saída;
c) Tempo de descanso;
d) Custo de manutenção.

Para as seguintes gramíneas:

Tifton 85,
Braquiária Decumbens;
Napier ou Capim Elefante.

Se souberem de alguma matéria ou artigo em sites relacionados, favor enviarem também.

Grato,
Renê

André Barbosa

Enviado em 19/06/2007

Prezado Rene,
Tentando responder aos seus questionamentos, vamos por partes:

Tífton 85:
a- Temos conseguido lotações em torno de 15-20 UA/ha;
b- Entrada: em torno de 50 - 60 cm de altura;
c- Saída: em torno de 20 - 30 cm de altura;
d- 18(irrigado) - 20(sem irrigação) dias de descanso;
e- O custo gira em média de 2 litros de leite/vaca/dia.

Brach. decumbens:
a- Temos conseguido lotações em torno de 3 - 6 UA/ha;
b- Entrada: em torno de 50 - 60 cm de altura;
c- Saída: em torno de 20 - 30 cm de altura;
d- 25(irrigado) - 28(sem irrigação) dias de descanso;

Napier(capim Elefante):
a- Temos conseguido lotações em torno de 15-20 UA/ha;
b- Entrada: em torno de 1 - 1,20 m de altura;
c- Saída: em torno de 50 cm de altura(altura do joelho);
d- 35(irrigado) - 45(sem irrigação) dias de descanso;

Com relação ao questionamento "m²/UA", espero ter respondido nos itens "a" de cada capim, quando falo sobre "lotação", até porque, já temos módulo de pastejo(área total já divida em piquetes) com apenas 4000 m²(0,4 ha). Não necessariamente de 1 ha específico. Eu mesmo pretendo montar um módulo de "Tífton 85" com apenas 3500 m²(0,35 ha).
Vale lembrar, que o manejo de pastagens é uma atividade diária, ou seja, a sua observação e monitoramento têm quer constantes.
Caro Rene, não sei qual é a sua formação e nem a sua experiência com pastagens, mas o auxílio de um Técnico é fundamental.
Por oportuno, quero informar que existe um programa chamado "Balde Cheio", que foi criado pela Embrapa Pecuária Sudeste. Este programa está sob a "batuta" dos renomados Dr. Artur Chinellato e Dr. André Novo, entre em contato com a instituição, informe a sua localização e veja se já existe algum técnico treinado por eles aí na sua região. Com certeza irá lhe auxiliar muito. O telefone da Embrapa é: 016-3361-5611
Um forte abraço,
Sucesso!!!

Rene Estevam

Enviado em 19/06/2007

André

Obrigado pelas informações e vamos ver se a gente continua um bate bola por aqui.

Eu iniciei meu projeto rotacionado com um extensionista da própria Embrapa Sudeste, mas devido aos diversos compromissos dele, não conseguimos dar continuidade o que penalizou demais o projeto.

Fiz 2 rotacionados de B. Decunbens e utilizei no verão mas achei que o custo de mantê-los x a silagem não estava compensando.

Realizei nova análise de solo para esse ano e agora vou começar a melhorá-los.

Já tenho montado 1 ha de Capim Elefante Paraíso, que vou rebaixá-lo e adubá-lo adequadamente, porém, a lotação que vc me passou está muito superior ao projeto da Embrapa Gado de Leite, que considera 7 UA com 3 dias de pastejo, sem muita variação na quantidade para 1 dia.

Vc está conseguindo as 15 UA com adubação diária e quantos piquetes?

Com 3500 mts no Tifton vc tem conseguido manter pelo menos 5 UA?

Abço
Renê

André Barbosa

Enviado em 20/06/2007

Prezado Rene,

Não recomendo o uso da silagem, trabalhamos com a cana-de-açúcar e temos resultados excelentes, tanto do ponto de vista nutricional, quanto econômico.

Temos trabalhado com 35 - 45 dias de descanso no capim elefante(napier), apenas 1(um) dia de pastejo/piquete(diferetemente do CNPGL com 3 dias de pastejo/piquete) e adubações em torno de 450 -500 kg de N/ha/ano.

Quanto a área de 0,35 ha, ainda vou montar, mas o número de piquetes é o mesmo, somente o tamanho da área total irá variar.
A lotação esperada é essa mesma que você comentou - 5 UA‘s, irrigada é claro.

Rene, aonde fica a sua propriedade(cidade)???

Você já foi visitar algumas propriedades onde funcionam pastejos rotacionados e os produtores têm relatos de sucesso com atividade???
Visitar é muito importante!!!

Outra coisa, qual foi o extencionista da Embrapa Pec. Sudeste que te visitou e não pode dar continuidade ao trabalho???

Forte abraço!!!

Wilson Mota da Silva

Enviado em 20/06/2007

Boa Tarde André, na resposta ao Rene, para o pastejo rotacionado em Tifton85 e Capim elefante você fala em 15 animais hectare ? Esta lotação é animais somente a pasto e para o ano todo? Ou há necessidade de suplementação ? Não falo das vacas de leite, pois crio todas em confinamento (em lactação) e semi-confinamento (as secas e prenhas) crio a pasto com suplementação os novilhos desmamados e vacas que serão vendidas.

Rene Estevam

Enviado em 20/06/2007

Prezado Rene,

Não recomendo o uso da silagem, trabalhamos com a cana-de-açúcar e temos resultados excelentes, tanto do ponto de vista nutricional, quanto econômico.

Temos trabalhado com 35 - 45 dias de descanso no capim elefante(napier), apenas 1(um) dia de pastejo/piquete(diferetemente do CNPGL com 3 dias de pastejo/piquete) e adubações em torno de 450 -500 kg de N/ha/ano.

Quanto a área de 0,35 ha, ainda vou montar, mas o número de piquetes é o mesmo, somente o tamanho da área total irá variar.
A lotação esperada é essa mesma que você comentou - 5 UA's, irrigada é claro.

Rene, aonde fica a sua propriedade(cidade)???

Você já foi visitar algumas propriedades onde funcionam pastejos rotacionados e os produtores têm relatos de sucesso com atividade???
Visitar é muito importante!!!

Outra coisa, qual foi o extencionista da Embrapa Pec. Sudeste que te visitou e não pode dar continuidade ao trabalho???

Forte abraço!!!

André
Pelas suas respostas vc está seguindo totalmente a cartilha do Balde Cheio.Eu também comecei com um projeto parecido, mas leva um tempinho pra adequar tudo.

Vamor por partes, primeiro respostas,depois te mando novas perguntas:
1 - A propriedade está no Sul de Minas;
2 - Vou implantar 1 ha de cana nesse ano;
3 - Visitei uma propriedade em Mococa na época e aliás, vou voltar a visitar e procurar outras, para que meus funcionários também vejam mais,pois 1 somente é pouco;
4 - Deixa o nome da pessoa de fora.

Agora vamos as perguntas:

a) qual o padrao racial das suas vacas?
b) qual a litragem media que tem conseguido por animal no pico?
c) vc segue a cartilha de 3x1 Kgs/leite/concentrado acima de 10 lts leite?
d) 500 Kg de NA vc faz adubaçao diária nao? E a correcao de P e K faz quando?
e) em relacao aos 500 kgs, isso daria mais ou menos 1,6 Kg/piquete dia, como vc faz a divisão da adubacao? Para de adubar no inverno, etc. Me explique melhor por favor.

GERAL: É essa conta da adubação que nao estava fechando para mim.
Gastei 7 Kgs Uréia/dia, o que dava R$ 7,00/dia por piquete, se fosse adubar o ano todo ia dar 365 x 7 = R$ 2.500,00 / ano, nao fecha o leite que produz x o custo. Fiz isso adubei de dezembro a março, depois parei e o pasto se manteve até Maio.

Vamos continuando que muita informacao de uma vez só vai dar problema.

Abço
Renê

André Barbosa

Enviado em 21/06/2007

P/: Wilson

Prezado Wilson, vamos por partes:

1 - Tifton 85/Elefante - 15 UA‘s/ha;

2 - A lotação desejada, totalmente a pasto, é no verão.(Na minha região vai de meados de agosto até final de abril);

3 - Há necessidade de suplementação com volumoso(cana-de-açúcar) no inverno;

Pergunto, você já fez conta(em litros de leite) para avaliar se a recria de BEZERROS(MACHOS) está compensando???
Nós não temos recomendado recriar bezerros(machos) de leite.É inviável economicamente.

Forte abraço!!!

André Barbosa

Enviado em 21/06/2007

Renê, realmente o que você precisa na sua propriedade, dentre outras coisas, é de um Técnico(Bom).
Na verdade, quem está um pouco afoito é você, pois esse "levar um tempinho", como você mesmo cita, funciona pra implantação de qualquer sistema.

- Plantar cana-de-açúcar é uma excelente proposta, porém com a orientação do Técnico, senão dará tudo errado.
- Visitar outras propriedades, junto com seu(s) funcionário(s), também é muito bom.
Contudo, a relação que eu tenho adotado é de 400 - 500 litros de leite/funcionário, ou seja, pra viabilizar a permanência de 1(um) funcionário tem que se produzir essa quantidade de leite/dia, e assim por diante.

Vejamos agora como as coisas já estão se invertendo:

1 - Esqueça o padrão racial das vacas, média em litros/vaca e quantidade de concentrado;

2 - Se preocupe em produzir COMIDA(volumoso), mas pra isso (e outras coisas), volto a repetir, você precisa de um Técnico;

3 - Não sei se te orientaram erroneamente ou você não entedeu: NÃO adubamos pasto no INVERNO.

4 - Recomendação da adubação sem análise de solo, não tem como.
Vale lembrar, que quando citei a adubação nitrogenada(N) em torno de 450 - 500kg, parti do pressuposto de que o solo estará pronto pra recebe-la, ou seja, Calagem, P,S, K e Micros, dentro dos conformes;

Finalizando, quero dizer que conheço, de perto, os trabalhos do CNPGL(Emb.Gado de Leite) e CNPPSE(Emb.Pecuária Sudeste), pois passei por estágio e treinamento em ambas.
Tenho um profundo respeito e admiração pelas duas instituições, mas optei no momento, por adotar o sistema de trabalho da Pec. Sudeste, não tem nada haver com "cartilha".

Um forte abraço!!!

(PS: PROCURE O TÉCNICO!!!)

Wilson Mota da Silva

Enviado em 21/06/2007

Obrigado pela resposta Andre. Quantos aos machos de leite, no mmento só tenho 1 de 20 dias de idade (holandês) os outros já vendi (o mais velho com 3 meses de idade), quanto ao lucro, ás vezes é possível empatar o custo de produção com o valor do bezerro, outras vezes o preço de venda fica um pouco abaixo do custo de produção, lucro ainda não tive,mas lucrar com as duas coisas é impossível, é necessário leite para criar o bezerro, então perde-se quantidade do leite que seria vendido, as raças leiteiras demoram mais para pegar peso , além de terem um rendimento menor no aproveitamento de carcaça. Alguns vizinhos sacrificam o macho quando nasce, eu crio,mesmo sabendo que dará prejuízo.

André Barbosa

Enviado em 21/06/2007

Prezado Wilson,
O custo de recria de um bezerro(macho) de leite, por si só não se paga. Pior ainda é quando você tem a clareza de que no lugar dele poderia ter uma fêmea produzindo leite, aí é que dói mais ainda no bolso.
Desculpe, vou dar minha opinião sem você ter pedido.
Pára com isso!!!

Forte abraço!!!
Sucesso!!!

André Barbosa

Enviado em 21/06/2007

Prezado Renê,
Não adubamos no inverno.
A adubação é feita no períodos das águas(verão), e a irrigação também.
A não ser que você venha fazer uso da Aveia/Azevém, sob forma de pastejo dentro dos piquetes, daí utiliza-se a irrigação na época do inverno.

Forte abraço!!!
Sucesso!!!

Lucas Gabriel Prospero Giacon

Enviado em 22/06/2007

Venho aqui para "ajudar" o André.
Sou Médico Veterinário e trabalho em um programa, o PROLEITE, que é uma extensão do Balde Cheio, mas em São Gabriel do Oeste - MS.
O maior problema do programa é fazer com que o produtor acredite na metodologia do programa. Hoje, temos produtores bem sucedidos aqui no municipio, e não precisamos mais levar as pessoas até São Paulo para conhecerem o programa. Existem várias formas de "tirar" leite, mas o produtor tem que optar apor uma.
Em relação à quantidade de UA por hectares, posso relatar que temos um produtor que em meio ha chegou a ter 9 vacas ( eu calculo umas 10 UA no mínimo) em pastejo rotacionado de tifton, de setembro a final de maio. E ainda sobrava pasto para ser roçado.
Em relação a adubação com N, eu posso dizer que ela é feita de acordo com a quantidade de animais da área. Ou seja, se um piquete foi pastejado por 9 vacas receberá mais uréia a outro que foi pastejado por 7 vacas.
Espero ter contribuido, pelo menos ter animado a turma.

Obrigado

Wilson Mota da Silva

Enviado em 22/06/2007

Valeu pela dica André, eu não os seguro muito tempo no pasto não,na maioria das vezes já vendo para algum criador antes de chegar aos 10 dias de idade, esse mesmo já tem um comprador certo. Eu não espero lucrar com os machos de leite,mas não gosto de sacrificá-los.

André Barbosa

Enviado em 25/06/2007

Prezado Lucas, a sua ajuda é muito bem vinda.
Parabéns pelo trabalho de vocês aí no MS.
A LUTA CONTINUA COMPANHEIRO!!!

FORTE ABRAÇO!!!
SUCESSO!!!

varlon santos porto

Enviado em 20/11/2007

ola!!! p/ todos, alguem ai tem experiencia com o capim guatemala,poderia dar dica de manejo p/ utilizaçao, picado fresco ou silagem?????????grato........ah, e calculo area/animal/dia etc.............ops, ........

FLAVIO FERREIRA LACERDA

Enviado em 28/01/2013

Bm dia  a todos, muito bom este fórum, somos sedentos de informações, pergunto também informações gerais sobre o Guatemala...

grato pela atenção

jones mário de carli

Enviado em 11/02/2013

Tenho 21 mil metros de tifton 85 o qual estou implantando irrigação. Pretendo fazer piquetes de 1.000 cada, quantas vacas posso pastejar nestes piquetes em sistema de rodizio?
Podem me ajudar?

marcelo erthal pires

Enviado em 11/02/2013

Caro Jonis de Carli,
quanto tempo tem de implantado seu tifton ?
Qual adubação tem feito ?  Com que frequência ?
Esta área é irrigada ? Toda ?
O que mais pretende dar de suplementação a este gado ?  Vacas de leite ?
Que tipo de solo é o seu ? Quanto é inclinada esta sua área ?
Estas em que região ?

Isto tudo é para errar o menos possível !  Aguardo tuas respostas ?

Um abraço .....
                                                                marcelo erthal

jones mário de carli

Enviado em 11/02/2013

Sr. Marcelo.

1- Implantado mais de ano;
2- Fósforo, potássio  e também organico,  uréia periodicamente;
3- área irrigada 21.000m2;
4- suplemento com feno, alguns meses silagem (milho c/ capim pioneiro). Capim pioneiro picado no cocho.
5-  Solo ótimo, plano nesta área.
6- Região Sudoeste do Paraná - Coronel Vivida.

obrigado.

marcelo erthal pires

Enviado em 12/02/2013

Meu Caro Jones Carli,
vai depender bastante do tamanho das vacas (uma  coisa é as pequenas Jerseys outra coisa são 'imensas holandesas'), mas creio em 10/13 UAs até muito mais (23/25 UAs) como o enriquecimento do cocho ofertado a teus animais.

Faça-me contato pelo email: tiftoncana@bol.com.br  ou melhor pelo tel. TIM 91 -8074.2144.

Arlindo Savio soares

Enviado em 15/06/2013

Boa noite!
Auguem pode me ajudar sobre a dúvida abaixo?
Tenho uma área de 4 ha formada com braquiária brizantha, vou usar esta área para fazer piquetes rotacionado.
Deixo a braquiária ou troco por capim mombassa?

Obrigado.

marcelo erthal pires

Enviado em 16/06/2013

Caro Arlindo
depende dos resultados que pretenda obter ?
Se for para um número maior de cabeças e de qualidade melhor, use o
capim de maior desempenho, no caso o Mombaça, mas, se o caso é de menores compromissos, é economizando, fique com a brachiária !

Um abraço e votos de sucesso ...

Marcelo Erthal

inácio luiz silva dantas

Enviado em 13/07/2013

Bom dia !
auguem pode me dar instruções sobre irrigação de pastagem ?
estou montano uma área de 12 ha irrigado, sendo 6 ha para gade de leite e 6 para gado de corte, a área de leite com capim tanzania e a outra com mombaça , a área do  tanzania sera dividido em 26 piquetes com intervalo de 25 dias de descanso e a outra sera dividido em 8 para o gado de corte com intervalo de  21 dias de descanso
abraço ...                                              

Inácio Dantas

marcelo erthal pires

Enviado em 13/07/2013

Meu Caro Inácio Luiz,
é um tanto difícil, se pensar em dar informações sobre irrigação, sem dados de que região estas, pluviometria, tipo de solo, tipo de irrigação pretendida e tudo mais !

inácio luiz silva dantas

Enviado em 14/07/2013

Marcelo , minha região e sergipe  tipo de solo medio pouco argiloso e a irrigaçao e por aspersão

BRUNO

Enviado em 16/10/2013

" BRUNO"
bOM DIA, TENHO UMA PROPRIEDADE E ACABEI FAZENDO UMA DIVISÃO DE PIQUETES COM 600m qUADRADOS CADA UM. sÃO SEIS PIQUETES DO MESMO TAMANHO. QUANTAS  VACAS PODE SER CRIADA NO SISTEMA ROTACIONAL ? E QUAL O CAPIM INDICADO MORO NO SUDOESTE DA BAHIA.
GRATO

marcelo erthal pires

Enviado em 16/10/2013

Meu Caro BRUNO,
são vários cultivares, indicaria um Panicun como o Tanzânia ou o Tifton 85, este este que seria minha aposta maior !

Um abraço e votos de sucesso..

Adube, tá !

BRUNO

Enviado em 16/10/2013

MARCELO, MUITO OBRIGADO!! pOR UM ACASO VOC~E PODE ME SUGERIR QUANTAS CABEÇAS DE GADO PODE SER CRIADO NESSE TAMNHO DE PIQUETE?

BRUNO

Enviado em 05/11/2013

Aumentei minha área para 11 piquetes de 500m2 cada!! Gostaria de saber quantas cabeças de gado pode ser criado no sistema rotacionado, e quantos dias pode ficar em cada piquete?? grato

Rafael

Enviado em 05/11/2013

Caros amigos,
poderiam me dizer qual mais viável para irrigação rotacionado, Mombaça ou Tanzânia? E qual o valor nutricional delas. E posso fazer sobressemeadura de aveia no inverno?
Grato

Rafael Garcia

Enviado em 07/11/2013

Bom dia. Estou preparando uma area de 30.000m² para o Tifton 9 que irei plantar. Pretendo fazer 30 piquetes e gostaria de saber quantas UA/ha consigo colocar nesse espaço? A terra em minha região é vermelha e boa, O pasto todo tem sistema de irrigação.
Pretendo fazer um enriquecimento no cocho utilizando silagem de milho + concentrado 18%. E gostaria de aproveitar o máximo possivel dessa área.
Meu e-mail rafael.clps@hotmail.com

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade