Você está em: Fórum > Reprodução e Sanidade

Autor

Mensagem

Fernando J. F. da Silva

sangue na urina

Enviado em 14/06/2005

Boa tarde, gostaria de saber possível diagnóstico de uma vaca na propriedade onde atuo, devido ao fato de a mesma estar liberando sangue juntamente com a urina.
A possibilidade de samambaia nas pastagens não existe.
Gostaria de opiniões a respeito.
Obs: Na lactação anterior já havia ocorrido o mesmo problema
Sem mais para o momento...
Um abraço a todos!
Fernando J. F. da Silva
Zootecnista

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 14/06/2005

Fernando, a quanto tempo esta parida? Na outra lactação, eliminou sangue vivo ou urina cor de "Coca-cola"? Apresenta febre? Como foi tratada no outro evento? A samambaia realmente tem que ser descartada? O animal é crioulo da propriedade? Qual a região da propriedade e da propriedade de origem da vaca ( caso não seja crioula)? E sua idade? Desculpe o questionário, mas melhora a possibilidade de ajudar. Um abraço, Névio.
Névio Primon de Siqueira
Médico Veterinário 

Fernando J. F. da Silva

Enviado em 15/06/2005

Bom dia Névio
Vou verificar as informações junto ao produtor ainda essa semana, logo que as tiver em mãos eu lhe passo
Obrigado!
Fernando

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 15/06/2005

Fernando, só precisa ver se a vaca aguenta esperar. Não querendo fazer terrorismo, mas as vezes a hematúria é violenta e vai minando o animal, até... Caso esteja ainda com hematúria, tente fazer pelo menos um anti-hemorrágico até que se descubra mais alguma coisa. Eu usava muito o Transamim em casos de hematúria com resultados muito bons, mas tem algum tempo que não me deparo com um caso desses e não sei se o Transamim ainda esta disponível, pois teve uma época que ele andou sumido e depois voltou ao mercado. Caso não encontre, use algum outro que encontrar. Aguardo suas notícias. Abraço, Névio.
Névio Primon de Siqueira
Médico Veterinário 

Fernando J. F. da Silva

Enviado em 20/06/2005

Boa tarde Névio
Respondendo sobre as questões solicitadas anteriormente, a vaca tem hoje, por volta de 25 dias de parida, sendo que na outra lactação eliminou sangue cor de "coca-cola" a mesma não apresenta febre, sendo que na lactação anterior não foi tratada com medicamento algum.
A vaca é crioula da propriedade, sendo que a mesma está localizada no município de Tupã-SP, no centro oeste paulista.
Amesma tem por volta de 7 anos de idade.
Com relação ao descarte da possibilidade da samambaia, prefiro exclui-la devido ao fato de ter obtido informações com outros colegas sendo que os mesmos dizem quase não existir samambaia nessa região.
Sem mais...
Um abraço!
Mais uma vez obrigado!
Fernando

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 21/06/2005

Caro Fernando, pelos sintomas e forma de apresentação dos mesmos, realmente sugere a hematúria enzoótica bovina ( desculpe a insisntencia ). Já presenciei muitos casos de vacas com HEB em propriedades que já não tinham mais samambaia nas pastagens, mas os animais quando jovens ainda tinham acesso a tal planta e o problema ia aparecer muito mais tarde. Lembrando que estou à distancia e o objetivo aqui não é de fechar um diagnóstico, e muito menos curar animais via e-mail, o que seria muito chutado de minha parte. O melhor seria voce trocar idéias com algum veterinário local para investigar com mais cuidado e poder fechar um diagnóstico. Ratifico porém a necessidade de se utilizar um anti-hemorrágico para que o animal aguente esperar a visita de um colega para examiná-la e de um tratamento adequado. Um abraço, Névio.
Névio Primon de Siqueira
Médico Veterinário 

antonio ribeiro silva

Enviado em 16/05/2013

estou com um touro que esteve em uma propriedade onde havis sambambaia ha seis meses atraz, hoje começou a urinar sangue, um sangue meio escuro mas, nãochega a ser cor de coca cola, serar que é efeitoda sambanbaia ?   oque fazer ?

antonio ribeiro silva

Enviado em 16/05/2013

pequenocriadorrural

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 16/05/2013

CAro Antonio, não sei quanto tempo o animal ficou em contato com a samambaia, mas em geral esse problema demanda de tempo para acontecer. O problema em geral ocorre, quando o animal fica por um periodo de tempo relativamente longo ingerindo samambaia. Tome cuidado pois existem outros problemas que também causam hematúria e tem caracteristicas mais agudas como babesiose ( piroplasmose ) por exemplo. Portanto é bom voce ter a opinião de um veterinário local para que o diagnóstico seja feito e o tratamento adequado seja providenciado.

Abraço,
névio

diego andrade

Enviado em 07/10/2013

Doutor estou com um touro urinando sangue faz 1 mes fiz anti inflamatório fiz monovin k fiz mercepton resumindo mediquei durante esse tempo todo...com o boi fechado e tratando no cilo e com agua limpa. O boi melhorou soltei ele foi pro vizinho fico dois dia correndo as vaca voltou urinar novamente o q pode ser lembrando q ja é erado boi de rodeio e que ficou 6 meses no meio de 100 vacas obrigado

luciana maria marques silva

Enviado em 21/10/2013

Tenho uma vaca que está urinando sangue já algum tempo, ja aplique terramicina,monovin k e mercepton,e sengundo os veterinários que eu perguntei não tem mais o que fazer, gostaria de uma opinião

MATHEUS FERREIRA

Enviado em 03/01/2014

Ninguém citou acima mas uma patologia com sintomatologia de urina com sangue "coca-cola" é a Leptospiprose.

MATHEUS FERREIRA

Enviado em 05/01/2014

Tive um animal com sangue na urina. Tratei para leptospirose e não resolveu, quando fiz medicamento (Diaceturato de diminazene) o animal amanheceu urinando normalmente e no segundo dia após o tratamento começou retomar a produção de leite normal. Meu diagnóstico foi babesiose.

julico

Enviado em 31/03/2014

eu curo so com benzimento!!! muito bom

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade