Atletas olímpicos participam de campanha para estimular consumo de leite no País

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Nove atletas olímpicos, todos vencedores dos últimos Jogos Pan-Americanos, serão as estrelas da campanha Pratique Leite da Tetra Pak, criada para estimular o consumo de leite no Brasil.

Com o aval de médicos e nutricionistas, a campanha ressalta as qualidades do leite e seu valor na alimentação. O conceito une a associação do leite à rotina saudável dos atletas e aproveita o apelo que o esporte tem em todas as faixas etárias, especialmente entre adolescentes e jovens adultos. "A idéia é mobilizar as pessoas em torno de uma vida mais saudável e de uma alimentação adequada", explicou Eduardo Eisler, diretor de desenvolvimento de negócios da Tetra Pak. "Quando se fala em alimentação saudável, invariavelmente, fala-se de leite", completou.

Os atletas serão patrocinados pela marca em contratos de até um ano. Durante a campanha, participarão de comerciais em TV, fotos para mídia exterior, marcarão presença em eventos da empresa e em promoções nos pontos de venda.

Os selecionados para a campanha são os ginastas Daniele Hypólito e seu irmão Diego; os nadadores Gustavo Borges, Mariana Brochado e Thiago Pereira; a judoca Vânia Ishii; Edson Ribeiro, do atletismo; e as gêmeas Carolina e Isabela de Moraes, praticantes do nado sincronizado. Todos são consumidores de leite e ajudarão a conscientizar a população sobre a importância do produto para uma alimentação saudável.

Criada pela agência Ogilvy, a campanha é nacional e estreou ontem (23) com spots de TV (30") e anúncios em revistas de circulação nacional. No ano que vem, a campanha seguirá com mídia em TV (patrocínios), presença em eventos esportivos e ações nos pontos de venda.

Dez razões para consumir leite diariamente

1. Crianças e jovens que bebem leite todos os dias serão adultos com ossos fortes. O consumo habitual de leite durante a infância e a juventude determina a densidade dos ossos para o resto da vida. Um estudo do departamento de nutrição e saúde da Universidade de Medicina de Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1999, mostrou que o consumo de leite e cálcio durante a juventude influencia a qualidade da massa óssea. A pesquisa também constatou que quem tem o hábito de consumir leite desde criança mantém o consumo na adolescência.

2. O cálcio tem papel fundamental no crescimento ósseo. Os ossos são formados por cálcio e qualquer deficiência do mineral pode influenciar negativamente o crescimento da criança. Nos dois primeiros anos de vida, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o leite materno. Depois disso, a criança deve receber diariamente pelo menos três copos de leite ou consumir seus derivados, como iogurte ou queijo.

3. Ossos fortes dependem da alimentação. O mais importante para ter ossos fortes é o teor de cálcio da dieta diária. Análise feita por uma pesquisadora estadunidense em 139 trabalhos científicos publicados desde 1975, sobre o cálcio e a saúde dos ossos, mostrou que a elevada absorção deste mineral em qualquer fase da vida garante o crescimento de crianças e adolescentes, protege o esqueleto, retarda os problemas ósseos relacionados à idade, retarda o aparecimento da osteoporose e reduz o risco de fraturas por osteoporose. Quando a fonte de cálcio é o leite, há aumento dos seguintes benefícios: absorção de proteínas, cálcio, fósforo, zinco, vitaminas A e D, riboflavina (vitamina B2) e magnésio.

4. Leite é benéfico na terceira idade. Os idosos que bebem 600 ml de leite por dia têm maior consumo de proteínas, o que garante músculos mais firmes, melhores condições físicas, mais firmeza ao caminhar e menos dores nas articulações.

5. O leite ajuda a controlar a hipertensão. Estudos recentes comprovaram a participação do cálcio, encontrado em elevada concentração no leite, na regulação da pressão arterial. A ingestão diária adequada de cálcio evita o aumento da pressão arterial. Considerando o leite como principal fonte de cálcio na dieta, o consumo de três a quatro copos por dia atende as necessidades do organismo e previne o aumento da pressão arterial. Conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 25 milhões de brasileiros têm pressão alta. Apenas 2,7 milhões tratam a doença.

6. Leite auxilia na prevenção do câncer de cólon. Pesquisadores da Finlândia mostraram que uma dieta com quantidade suficiente de cálcio, oriundo do leite e de seus derivados, pode reduzir significativamente a incidência da formação de pólipos e o risco de câncer cólon e de reto.

7. Leite combate o estresse. Pesquisas recentes realizadas pela companhia Immunotec Research, do Canadá, descobriram um novo componente no leite: uma proteína de efeitos calmantes, denominada PNT.

8. Leite oferece mais que cálcio e proteínas. O leite pode evitar a proliferação das células cancerígenas de mama e de próstata, pois contém o ácido graxo linoléico. Captada pelo organismo, uma parte deste ácido é convertida em ácido graxo oléico. Nesse caminho de conversão, é produzida uma substância que ajuda a reduzir a capacidade do aparecimento de tumores, principalmente os de mama e os de próstata.

9. Prevenção à osteoporose em mulheres e homens. Osteoporose não é doença só de mulher. Estima-se que até um terço das fraturas do quadril acontece em indivíduos do sexo masculino. No Brasil, ainda não há dados sobre o número de homens com osteoporose, mas os Estados Unidos têm mais de dois milhões de homens com a doença. Uma das causas apontadas para eles desenvolverem a osteoporose é o baixo consumo de alimentos lácteos.

10. Cálcio interfere no metabolismo de gordura e na obesidade. A ingestão diária de cálcio está negativamente relacionada à taxa de colesterol e de massa corporal. O IMC (Índice de Massa Corporal) é maior em pessoas que ingerem menos cálcio diariamente, quando comparado ao dos que ingerem maior quantidade da substância. Estudos mostram ainda que a baixa ingestão diária de cálcio está relacionada a maior acúmulo de gordura, principalmente em mulheres. Tanto em homens como em mulheres, o consumo adequado de cálcio está associado a menor risco de aparecimento de doenças cardiovasculares.




Fonte: Assessoria de Imprensa da Tetra Pak, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Roberto Jank Jr.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/11/2003

Parabéns à Tetra Pak pela iniciativa. A campanha é institucional e relaciona leite com saúde/sucesso via esportes.
Talvez seja a primeira campanha de marketing realmente institucional de uma empresa privada. É um sinal de amadurecimento da cadeia láctea brasileira; tenho certeza que vamos chegar lá.
Qual a sua dúvida hoje?