ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Com medo da poluição do Rio, atletas britânicos usarão 'superleite' em 2016

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/11/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Em 2012, ano das Olimpíadas, o nível de poluição do ar em Londres atingiu sua pior marca em sete anos. Mas são os índices registrados no Brasil que assustam os atletas da terra da rainha. Daqui a três anos, os representantes do país poderão recorrer a uma “arma secreta” que promete combater os efeitos da poluição atmosférica no Rio de Janeiro. Cientistas britânicos estão desenvolvendo um composto exclusivo baseado no colostro, o leite produzido pelas vacas nas primeiras 48 horas de amamentação pós-parto.

Os pesquisadores da Universidade Napier de Edimburgo, na Escócia, descobriram que o colostro - substância rica em proteínas, carboidratos e outros nutrientes - pode se transformar em um aliado poderoso do sistema imunológico dos atletas, especialmente em ambientes afetados pela poluição do ar. Os resultados do estudo serão compartilhados com a Associação Olímpica Britânica (BOA, na sigla em inglês), e devem ajudar a reduzir inflamações causadas pela inalação de substâncias tóxicas, como dióxido de carbono e dióxido de nitrogênio.


Ciclistas britânicos participarão de testes com o colostro em ambiente que simula o Rio (Foto: Divulgação/British Cycling)

- Nós estamos pesquisando se o colostro bovino pode reduzir a inflamação pulmonar e o cansaço do atleta durante a execução de exercícios ou acelerar o processo de recuperação após a realização das atividades físicas. Nós também queremos investigar se o colostro poderia proteger os pulmões de pessoas que moram ou trabalham em ambientes poluídos - afirmou a pesquisadora Elisa Gomes, que lidera o estudo desenvolvido em Edimburgo.

Na medicina popular, colostro já é usado para fortalecer organismo
(Foto: Reprodução)

Uma reportagem do jornal britânico “Daily Mail” afirma que os testes do composto de colostro serão feitos em uma câmara especial projetada para reproduzir as características da atmosfera do Rio de Janeiro. A experiência será feita com um grupo de ciclistas. Os atletas irão consumir 20 gramas da substância todos os dias, durante 15 dias, e serão monitorados pelos cientistas. O verdadeiro impacto do colostro no organismo humano será detectado após testes de função pulmonar e análise de amostras de sangue. Os resultados da pesquisa devem ser divulgados no início de 2014.

Apesar de o estudo de Edimburgo estar sendo apontado como pioneiro, não é a primeira vez que as propriedades do colostro são utilizadas na saúde humana. Na medicina popular, a substância é reconhecida no tratamento da acne e para reforçar as paredes do intestino. Na China, o colostro é difundido como nutriente que fortalece que o organismo, enquanto no Quênia é presença obrigatória em uma dieta considerada saudável.

Estudo diz que Rio é a mais poluída do Brasil

De acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em 2011, o Rio de Janeiro apresenta índices de poluição do ar muito acima do recomendado pela instituição. As medições feitas na cidade aferiram a presença de 64 microgramas de material particulado por metro cúbico, enquanto o nível ideal é de 20 microgramas por metro cúbico.

Por causa da diferença de metodologias aplicadas entre as regiões abordadas pelo dossiê, o Rio de Janeiro foi apontado como cidade mais poluída do Brasil, com taxas quase duas vezes maiores que as da região metropolitana de São Paulo, que apresentou 38 microgramas por metro cúbico. O relatório da OMS afirma que Londres tem índice atmosférico de 14 microgramas por metro cúbico, dentro dos padrões recomendados mundialmente.


Relatório da OMS diz que índices de poluição do ar no Rio são três vezes maiores que o recomendado (Foto: AFP)

As informações são do Globo Esporte.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures