Você está em: Cadeia do leite > Giro Lácteo
Vendas de leite têm alta de 3% no país no primeiro semestre
Dados compilados pela Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV) mostram que, no total, as vendas alcançaram 5,105 bilhões de litros no primeiro semestre de 2011, 3,2% mais que em igual período do ano passado.
Carro-chefe dessa comercialização, o leite longa vida registrou incremento de 4% na mesma comparação e o volume vendido somou 2,86 bilhões de litros de janeiro a junho. As vendas de leite em pó subiram 7,4%, para o equivalente a 1,45 bilhões de litros, e houve queda de 6% do caso do leite pasteurizado, para 795 milhões de litros.
"Há consumo de leite em 99% dos lares brasileiros. Mesmo com a economia crescendo menos, o aumento da renda mantém as vendas em alta", afirma Laércio Barbosa, presidente da ABLV.
Como historicamente as vendas de leite no Brasil são mais fortes no segundo semestre do que no primeiro, diz Barbosa, é possível que o aumento no acumulado de 2011 alcance 5%. Em 2010, as vendas totalizaram 5,5 bilhões de litros.
Apesar da boa fase da demanda interna, notadamente no Nordeste, a ABLV continua a chamar a atenção para a alta das importações de leite em pó. "Nesse momento de entressafra no país está tudo calmo, mas se as importações seguirem aquecidas na safra os produtores terão problemas".
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, o período de safra começa entre os meses de setembro e outubro. E na atual entressafra, desde junho, houve mais problemas na oferta do que o normal em consequência de adversidades climáticas.
O presidente da ABLV destaca que o acordo que limitou as importações desde a Argentina a 3,3 mil toneladas por mês, prorrogado até o último dia 31 de julho, será rediscutido pelos dois países na semana que vem. Se o volume acordado crescer, a pressão sobre os produtores brasileiros certamente vai aumentar.
Apesar das incertezas de curto prazo nas economias internacional e doméstica, Barbosa reitera que o segmento de lácteos deverá registrar em 2011 seu maior déficit comercial em uma década, com importações equivalentes a mais de 1 bilhão de litros.
As informações são do Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Comentários:
Maringá - Paraná - Indústria de laticínios
postado em 04/08/2011
Tenho visto nos pdvs do Paraná, o Leite Longa Vida em R$ 1,57 até R$ 2,25 e om marcas de linha de frente e produtos de grande qualidade, mas o mercado esta buscado seus consumidores e o LLV é um puxador de consumo final.
Rio Novo do Sul - Espírito Santo - Produção de leite (de vaca)
postado em 04/08/2011
O governo brasileiro não deve aceitar aumento nas importações, isso só iria piorar a situação dos produtores de leite brasileiros, que diga-se de passagem é "sofrível".
Últimas Atualizações
» JBS publica edital de permuta de ações com a Vigor
» RS: Conseleite aponta tendência de leve baixa no preço pago ao produtor
» Produção leiteira capixaba recebe incentivo do Governo
» EUA: Produtos saudáveis direcionaram vendas de lácteos em 2012
» Uruguai aproveita oportunidades e bate recordes de produção e exportações
» Aprenda como implantar com sucesso a IATF em gado de leite!
» Melhoradores de desempenho na alimentação são proibidos
» Manifestação em São Paulo pede veto ao texto do novo Código Florestal
» O leite é uma commodity? (A opinião de um produtor argentino)












José Aparecido dos Santos
Maringá - Paraná - Indústria de laticínios
postado em 04/08/2011
O grande problema do mercado consumidor final ter uma baixa, é o baixa nos pdvs, onde estes tem que buscar consumidores e estão jogando fora os produtos que pagam mais caro. E com isto faz que os Laticinios busquem melhores custos para não gerar maiores prejuizos. Devia ser feito uma analise também focada nos pdvs.