ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: produção de leite de búfala cresce com recuperação do setor na região

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/05/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
A região de Itapetininga (SP) é a maior produtora de leite de búfala no Estado de São Paulo com quase 7 milhões de litros por ano, de acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos. O produto é feito em Alambari (SP), Sarapuí (SP) e Pilar do Sul (SP) e vendido para laticínios paulistas. O mercado tem crescido, já que pequenos produtores têm investido na produção familiar.

O preço do litro varia entre R$ 1,60 e R$ 1,80. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o leite de búfala tem 13% mais proteína, 58% mais cálcio e 47% mais fósforo que o leite bovino, além de menos colesterol. A búfala também é mais resistente a doenças do que uma vaca e por ter menos contato com medicamentos produz leite mais saudável e sem toxinas.

De acordo com Antônio Ramos Filho, criador e produtor, ele já vendeu animais para vários produtores no início do ano. Todo leite ordenhado na propriedade dele é depositado em resfriador. Este tem capacidade para 570 litros. A tampa ajuda a evitar a contaminação e vazamento.

Em outra propriedade, os tanques são ainda maiores, sendo quatro com capacidade para armazenar 12 mil litros de puro leite de búfala. Além de produtor, Caio Rossato também compra o leite de 32 fornecedores da região e vende para os laticínios.

O leite, no período que permanece armazenado, passa por testes de qualidade para verificar a acidez, a quantidade de gordura, a proteína e se há resíduos de antibiótico. Um novo teste também passou a ser feito nos últimos meses para saber se há mistura com leite bovino.

O leite de búfala também pode ser usado para produzir os derivados, como o queijo muçarela, coalhada, além de iogurte e sorvete. A carne do búfalo completa a refeição: costela, lagarto e picanha.

As informações são do G1.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures