ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: Estiagem atinge produção de leite e faz preço de derivados subir na região

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/06/2013

1 MIN DE LEITURA

1
0
Depois da alta do preço do tomate, agora é a vez do leite. Nos supermercados da região de São Carlos (SP), o aumento varia entre 20% e 25%. Em março, o leite em pó custava em média R$ 14,90 e agora é vendido por até R$ 21,80. Com a produção em queda por causa da entressafra, o preço da maioria dos produtos derivados do leite também subiu.

A estiagem afetou a produção leiteira em toda a região. Nos supermercados de Araraquara os produtos derivados do leite também estão mais caros. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), o preço do leite no atacado aumentou 20% em maio deste ano, se comparado a maio do ano passado. De acordo com a reportagem, os consumidores já estão sentindo no bolso a alta dos preços.

A falta de matéria prima também está atingindo as indústrias. Segundo o dono de uma distribuidora de queijos em Araraquara, a redução da produção de leite nas fazendas já está refletindo na produção de queijo. "É inevitável não repassar para o consumidor final o aumento dos custos, que está em torno de 20% a 25% superior”, explicou Marcondes Moura.

Segundo o economista da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Luiz Fernando Paulilo, as chuvas atrasaram em março e a seca atinge diretamente as criações de gado, encarecendo o produto final. Isso porque a falta de chuva prejudicou a formação de pasto, um dos principais alimentos para o gado, portanto, a produção de leite diminuiu. Segundo Paulilo, a previsão mais otimista para o consumidor é só daqui a três meses. “O preço deve cair somente entre setembro e dezembro para o produtor, a indústria e o mercado varejista”, explicou.

De acordo com o Cepea, o aumento de preço tem relação com a queda na produção, principalmente neste período de entressafra. O Ministério da Agricultura informou que não exerce controle de preço sobre o leite e que ele varia de acordo com o mercado.

A reportagem é do G1, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.



 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROMERO RÊGO CAVALCANTI

RECIFE - PERNAMBUCO

EM 21/06/2013

Seria importante uma analise dos efeitos da estiagem na região Nordeste. Se os efeitos no sul foi tão agravante, imaginem no Nordeste.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures