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Será que a China dará outro golpe no mercado de lácteos?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/02/2016

2 MIN DE LEITURA

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As esperanças de que o fim da política da China de restringir as famílias a um só filho impulsionaria mais nascimentos no país e, assim, levaria a um aumento na demanda por fórmulas lácteas infantis, podem ser equivocadas, disse o Credit Suisse. De fato, a taxa de nascimento atualmente de 16 milhões por ano poderá cair para cerca de 12 milhões até 2030. O banco disse que “está menos confiante de que o relaxamento [na política de filho único] levará a algum aumento nas taxas de natalidade”.

“À medida que os países ficam mais ricos, a fertilidade da classe média declina”, com o crescente custo de criar as crianças também influenciando. Além disso, as “mulheres chinesas estão se tornando progressivamente mais bem educadas e trabalhando mais do que no passado”.

A Fonterra, da Nova Zelândia, maior exportadora mundial de leite, citou “uma lenta recuperação nas importações de lácteos pela China”, dizendo que uma “correção para baixo na oferta da UE” era necessária para que os preços mundiais se recuperassem. A Rival Westland Milk Products disse que “o principal direcionador global da baixa dos preços, entretanto, é o atual crescimento da oferta de leite na Europa e nos Estados Unidos”, adicionando que a “queda na economia chinesa tinha pouco impacto” na demanda dos consumidores por alimentos. “Agora, os consumidores chineses querem produtos premium e estão dispostos a pagar por eles”, disse o chefe da Westland, Gregg Wafelbakker. “A demanda por produtos lácteos premium, como leite UHT, creme UHT e fórmulas infantis, continuam tendo taxas de crescimento entre 10-30%”.

Entretanto, o mercado de fórmulas infantis, uma fonte muito importante de demanda por lácteos, está continuamente atraindo participantes, disse o Credit Suisse, dizendo que “a maioria das companhias locais foram alertadas” sobre os lucros. Essas incluem a Beingmate, cujos acionistas incluem a Fonterra, e que culpou a “intensa competição” pelas perdas nas vendas, de 26%. A Biostime, destacando o desconto dos preços em meio à forte rivalidade, reportou que os lucros na primeira metade do ano caíram 34%, com as vendas caindo 10%. E a Yashili, na qual a Danone tem uma importante participação, em novembro alertou sobre os lucros, prevendo um declínio de 55% no ano todo. Entre os operadores ocidentais no mercado, a Mead Johnson, importante player no mercado de fórmulas infantis chinês, previu uma queda de 11% no crescimento de orgânicos na Ásia.

Entretanto, a francesa Danone vê espaço para forte crescimento, graças à sua exposição ao setor de e-commerce do mercado popular com os consumidores chineses que têm, desde 2008, no escândalo da melamina, mantido o ceticismo com relação aos produtos locais. “Nosso entendimento é que a Danone lidera esse canal [e-commerce], com duas marcas principais, Aptamil e Nutilon, enquanto a Milupa também é uma marca significativa”, disse o Credit Suisse, estimando uma participação de 31% da Danone no e-commerce no mercado de fórmulas infantis da China.

O desempenho contrasta com a luta da Danone no mercado convencional da China, onde a marca Dumex foi afetada pelo falso alarme de contaminação por botulismo, relacionado a produtos comprados pela Fonterra. A Dumex, que a Danone deverá vender para a Yashili, “hoje tem cerca de 3% no comércio de supermercados, e ainda está perdendo terreno”. A Danone verá, depois da venda da Dumex, suas vendas de fórmulas infantis na China caírem, com dois terços sendo reduzidos na Europa, de onde a maioria das fórmulas infantis vendidas através de e-commerce se originam.

As informações são do Agrimoney, traduzidas pela Equipe MilkPoint. 
 

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