ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Senar e Aurora desenvolvem programa de capacitação ambiental para produtor de leite no oeste de Santa Catarina

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/10/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Tornar as propriedades rurais economicamente sustentáveis é o objetivo do “Programa gestão ambiental na produção de leite” que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e a Cooperativa Central Aurora Alimentos desenvolvem desde o ano passado no grande oeste catarinense. O programa iniciou em 2014 com o treinamento de 101 profissionais que formam as equipes técnicas que trabalham com leite sobre as questões ambientais relativas à atividade de proteção ambiental. Somente depois começou o treinamento dos produtores rurais associados das cooperativas agropecuárias.

O programa prevê capacitar os 8.200 produtores associados das cooperativas filiadas que trabalham com leite.

O programa prevê capacitar os 8.200 produtores associados das cooperativas filiadas que trabalham com leite. “O objetivo é termos produtores capacitados para práticas ambientais adequadas na produção de leite e o rigoroso cumprimento da legislação”, observa o assessor técnico da Aurora Alimentos, Sandro Luiz Tremeá.

A Aurora desenvolveu o programa de capacitação ambiental e juntamente com equipe das filiadas e com os instrutores Eneo Webber e Patrícia Mellin criou o manual de capacitação ambiental. Por outro lado, as cooperativas filiadas à Coopercentral Aurora mobilizam e organizam os treinamentos em grupos de produtores. A participação do Senar/SC consiste em cobrir os custos com instrutores e alimentação. A participação do Senar é determinante para que os treinamentos efetivamente aconteçam.

Os resultados obtidos são essencialmente de natureza ambiental, preparando os produtores para tomar a decisão adequada na propriedade rural.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, as atividades estão bem encaminhadas, pois em 2014 foram realizados 13 treinamentos com 313 produtores participantes e, em 2015, mais 20 treinamentos com 406 participantes. A área geográfica atingida envolve o oeste catarinense onde atuam as cooperativas filiadas à Coopercentral Aurora Alimentos: Cooperalfa, Auriverde, Copérdia, Itaipu, Caslo, Coolacer, Camisc, Coopervil e CooperA1. “Os resultados obtidos são essencialmente de natureza ambiental, preparando os produtores para tomar a decisão adequada na propriedade rural, investindo nos locais certos e com práticas ambientais adequadas de forma que possam crescer e se desenvolver sem causar danos ao meio ambiente”, complementa Zanluchi.

O planejamento para 2016 estabelece 26 treinamentos com a média de 20 produtores por turma, assim distribuídos: Alfa três treinamentos, Auriverde três treinamentos, Copérdia oito treinamentos, Itaipu seis treinamentos, Coolacer dois treinamentos, Caslo um treinamento, Coopervil um treinamento e CooperA1 dois treinamentos.

As informações são da Assessoria de Imprensa. 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures