ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SC: Programa Empreendedor Rural encoraja jovem produtor a permanecer na atividade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/01/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0
A paixão pelo meio rural despertada desde criança, incentivou o empresário de 23 anos Diego Soares da comunidade Campestre, do município de Vidal Ramos, a participar do Programa Empreendedor Rural (PER), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc).

Para Diego, com tantos desafios enfrentados cotidianamente, participar do PER foi o caminho certo a seguir em busca de melhores resultados. “Não podemos ficar parados no tempo e reproduzir apenas o que nossos avós e pais faziam. Temos que modernizar a propriedade e especializar as técnicas para que as atividades fluam melhor”, explica.

A propriedade tem uma área total de 50 hectares, divididos em 10 hectares em mata nativa, dois hectares em reflorestamento de eucalipto, 13 hectares em pastagens e 25 hectares de lavoura de milho e cebola. Diego mora com o irmão Jair há 13 anos, desde que seus pais faleceram, e é responsável junto com a sobrinha Alexandra pela atividade leiteira da propriedade, sendo que toda produção é entregue a Cooperativa Cravil. Os trabalhos são realizados por quatro pessoas da família: o irmão Jair, a cunhada Divani, Diego e a sobrinha Alexandra.

Durante o PER, Diego desenvolveu o projeto de melhoria na produção de leite, pois trabalham com animais da raça Jersey devido a fácil adaptação na região, pela docilidade e admiração à raça. A meta era ampliar o lugar de trabalho, pois o rebanho estava aumentando. Foi construído um novo galpão para facilitar as atividades e proporcionar bem-estar aos animais. Em 2011, a família trabalhava com 15 animais em produção. Atualmente, está com 38 e uma produção média de 16,7 litros/dia, com um número de 29 novilhas para reposição. “Nosso objetivo era chegar a 30 animais em lactação, contudo hoje a intenção é chegar a 50 animais em lactação e ter um número de cinco animais para reposição anualmente”, complementa.

Diego relata que quando iniciou o PER a família trabalhava com ordenha mecânica balde ao pé, para duas vacas por vez. Após a conclusão do programa e com o início da execução do projeto, foi construído o galpão e adaptado para atividade leiteira. “Fizemos investimento para compra de ordenha canalizada e contenções de ferro galvanizado para os animais na hora da ordenha”, explica.

O novo galpão tinha capacidade para 42 animais e, dois anos depois, teve que ser ampliado para atender 70. A intenção da família é trocar o resfriador de leite de 1.000 litros por um de 2.000 litros, a bomba de ordenha por uma maior e ampliar a sala de ordenha para 16 animais. “Nós agricultores não podemos trabalhar apenas com a força, precisamos recorrer ao planejamento e as técnicas. Isso ficou muito claro no PER, principalmente, de saber olhar para frente, com alegria e em busca de mais conhecimento”, comenta.

O que mais chamou a atenção do empresário rural no PER foi a simplicidade dos participantes e a vontade de obter conhecimento. Também passou a vislumbrar a propriedade como empresa, aprendeu a dar o devido valor, a colocar as ideias no papel, analisá-las antes de por em prática, manter um diálogo com os parceiros e de tomar as decisões em conjunto com a família.

“O PER foi fundamental em minha vida, pois me ajudou a tomar a decisão certa para continuar na propriedade e fazer a atividade leiteira dar resultado. Antes do programa eu não via a propriedade como uma empresa rural e aos poucos fui percebendo que cada nova ação passava a ser vista de uma maneira diferente tanto na parte administrativa quanto de organização ou estrutura. Aprendi a olhá-la de fora para dentro”, relata.

Programa

O programa visa desenvolver habilidades empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio. O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatiza que o PER visa estimular o empreendedorismo em homens e mulheres do campo, incentivar o debate e a formação de lideranças, ensinar a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os alunos passem a administrar suas propriedades com eficiência, como empresas rurais.

O programa tem como objetivo dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural; aumentar o poder político, econômico e social dos agricultores; ampliar a qualidade de vida da população do meio rural; contribuir para o desenvolvimento de um sistema de educação voltado para o meio rural e auxiliar para o aumento da renda líquida dos produtores. Para obter essa qualificação de alto nível é necessário ter 18 anos, primeiro grau completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor.

As informações são da Ascom.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures