ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: Governo debate acordo para prêmio ao produtor que tiver leite oficialmente saneado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/10/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, reuniu-se nesta terça-feira (15) com prefeitos dos municípios da região de Arroio do Meio e empresários do setor leiteiro para discutir o acordo para pagamento adicional ao produtor sobre o leite oficialmente saneado, livre de tuberculose e brucelose.

Esse será o fator mais importante na consolidação do Projeto Piloto Nacional da Comarca de Arroio do Meio e para a expansão do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Bovina/Bubalina (Procetube/RS), ambos com base no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), do Ministério da Agricultura.

A região do Vale do Taquari é a primeira a aderir ao saneamento da tuberculose e brucelose bovina por área geográfica municipal, destacando-se por possuir a terceira bacia leiteira gaúcha, com índices de crescimento expressivos, segundo levantamento de 2012 feito pelo IBGE. Já fazem parte do projeto piloto os seis municípios da Comarca de Arroio do Meio, já havendo mais 15 municípios da região inscritos para saneamento através do Procetube, a partir de 2013.

Segundo Mainardi, a meta é que no período máximo de oito anos, haja significativa expansão de saneamento em todo o Estado, buscando a meta de atingir 100% dos municípios. Além disso, o município que estiver devidamente saneado receberá uma gratificação, valor que ainda deve ser acertado.

"Temos que possuir um diferencial para dar tranquilidade e certeza de um produto diferenciado para o consumidor e que agregue valo à indústria", disse Mainardi, ao afirmar que será necessária a criação de um sistema garantido por selo de sanidade, de qualidade ou de identificação de origem, cujos regulamentos exigem como atributo inicial a sanidade oficial. "A intenção é que o Estado e prefeituras trabalhem conjuntamente", complementou Mainardi.

O secretário Mainardi pretende convidar a Câmara Setorial do Leite e o Comitê Gestor do Procetube para uma reunião a ser realizada no próximo dia 22, a fim de dar conhecimento e debater os ajustes hoje acertados.

Anúncio

Para dar agilidade ao acordo de pagamento adicional por leite saneado, foi acertado entre as indústrias laticinistas presentes, os prefeitos e o secretário que o anúncio desta medida inovadora possivelmente seja feito com a assinatura de Termo de Compromisso que deverá ser feito na Interiorização do Governo do Estado no Vale do Taquari, nos próximos dias 24 e 25. Para a oportunidade, também serão convidados os mais de 20 municípios do Estado que começarão a implantar o Procetube em 2013.

Também participaram da reunião, o coordenador da Câmara Setorial do Leite, João Milton Cunha, Consultor da Câmara do Leite, Oreno Ardêmio Heineck, dirigentes das empresas BRFoods, Coolag, Hollmann, LBR, Languiru, Latvida, Promilk e Quinta do Vale. Compareceram também os prefeitos dos municípios de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, Capitão, Cesar Beneduzzi, e Coqueiro Baixo, Veríssimo Caumo. Estiveram presentes ainda os vice-prefeitos de Nova Bréscia e Pouso Novo, e os secretários Municipais da Agricultura de Pouso Novo, Travesseiro, Arroio do Meio e Capitão.

O programa

O Procetube é um programa lançado pelo Governo do Estado, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, que busca o controle e a erradicação da brucelose e tuberculose bovina, doenças que impõem perdas econômicas e trazem prejuízos à saúde pública. Está baseado em projeto desenvolvido há dois anos no Vale do Taquari, executado por um conjunto de entidades e representações do setor produtivo, a partir de um foco registrado no município de Arroio do Meio. A projeção é de que em oito anos todas as propriedades que criam bovinos para a produção de leite e carne no Estado estejam certificadas.

As informações são do Governo do RS, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 21/10/2013





        Faço votos para que dê certo.





         Parabenizo pela iniciativa. Medidas como esta fazem-nos acreditar no futuro do paiz.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures