ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RJ: Governo estimula a permanência e desenvolvimento de laticínios no estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/03/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
 Segundo maior mercado consumidor de alimentos e bebidas do País, o Estado do Rio de Janeiro voltou a atrair empresas do setor, 20 anos após essa indústria ter abandonado os municípios fluminenses. O governo estadual decidiu conceder incentivos tributários para incentivar produtores de alimentos a se instalar, especialmente na Região Metropolitana. O decreto 44.636, publicado no Diário Oficial no último dia 7 de março, prevê que, em algumas operações, o ICMS passará a ser recolhido somente no momento da venda de produtos finais.

A Secretaria Desenvolvimento Econômico já oferecia ações diretas de atrações de investimentos feitas por técnicos de suas empresas vinculadas. A Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin) auxilia na localização de áreas ideais para novos empreendimentos e a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) concede financiamentos ao setor com juros abaixo do mercado. O Estado criou incentivos setoriais para o setor de laticínios, inicialmente, e depois para setor de bebidas, medidas que foram eficientes para manter a Vigor, que estava prestes a sair do Rio, e para trazer de volta a Nestlé, por exemplo. No total, cerca de R$ 3 bilhões de investimentos já foram anunciados na cadeia de alimentos e bebidas no Estado desde 2010, gerando quase seis mil empregos diretos.

- Mesmo assim, percebemos que os incentivos setoriais e mesmo os regionais não eram suficientes para atrair mais indústrias de peso e reverter definitivamente o quadro de estagnação da indústria alimentícia no Estado, se não déssemos uma tacada finam e um incentivo específico para a indústria de alimentos – explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, referindo-se ao novo decreto.

O volume de negócios que vem sendo gerado no setor desde 2010 trouxe reflexos diretos na geração de empregos. De acordo com dados do IBGE, a cadeia de alimentos registrou aumento de 7,9% na geração de empregos no Estado do Rio de Janeiro em 2013 sobre o ano anterior, enquanto no Brasil cresceu apenas 1,2% no período. No ano anterior, já havia registrado crescimento de 3,1%, enquanto no Brasil cresceu 0,5%.

- A geração de empregos antecede os dados da produção, para apontar o desenvolvimento econômico de uma região, porque os trabalhadores na maior parte das vezes são contratados antes mesmo do início da operação de uma empresa - explicou o secretário, destacando que os dados positivos decorrentes dos investimentos que estão vindo para o Rio deverão ser evidenciados nos futuros dados de produção industrial do Estado.

Além do Noroeste Fluminense, que se tornou um polo voltado para laticínios, a Região Metropolitana é considerada destino natural para a chegada de novos empreendimentos no setor alimentício e de bebidas em geral, por conta, principalmente, de suas facilidades logísticas que serão exponencialmente ampliadas com a inauguração do Arco Metropolitano. Esforço da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico junto aos municípios cortados pelo Arco já identificou pelo menos 58 quilômetros quadrados de áreas potenciais para a instalação de novos distritos industriais nos próximos anos. A área de alimentos será certamente uma parcela representativa das empresas que vão ocupar esses distritos.

A notícia é da assessoria de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - RJ, adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures