ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RIISPOA: nova previsão aponta documento revisado no fim de março

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/03/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
A revisão do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) pode estar chegando ao fim, sete anos depois de iniciada. A expectativa do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Décio Coutinho, é que o documento esteja na mesa da ministra Kátia Abreu até o final de março para ser encaminhado à Casa Civil. O Riispoa foi criado em 1952 e está em processo de revisão desde 2008.

Conforme o deputado federal Luis Carlos Heinze, a ministra, quando assumiu o cargo, recebeu o relatório como já revisado e resolveu enviar para as entidades de todos os setores interessados, para que elas fizessem sugestões. As entidades apresentaram propostas e posicionamentos que agora estão em análise na Secretaria de Defesa Agropecuária. Coutinho informou que as entidades fizeram, ao todo, 462 sugestões. No momento, está em andamento o processo de triagem dessas propostas para alterações no texto, com inclusão daquelas com potencial para integrar o documento.

O Riispoa tem 574 artigos. O vice-presidente da área de Suínos da ABPA, Rui Eduardo Saldanha Vargas, observou que, desde que foi criado, o regulamento vem recebendo alterações e precisa de uma mais abrangente para acompanhar o cenário atual do mundo e do Brasil. Destacou tratar-se de um documento importante e que já foram conquistados avanços. “Conseguimos chegar a um consenso entre área privada e governo e as coisas estão fáceis de se resolver”, revelou. Sobre a importância do Riispoa, diz que o Brasil sempre o usa como um dos componentes das garantias para exportação de alimentos de origem animal.

A expectativa da ABPA é que o documento possa ser homologado em 20 ou 30 dias com regras adaptadas às normas internacionais, que estão à frente das brasileiras, e à realidade tecnológica do mundo. Uma das novidades do regulamento é simplificação da aprovação de tecnologias usadas no exterior. “Até agora, é difícil trazer novas tecnologias porque o uso no Brasil não está previsto no regulamento”, disse Vargas.

O secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, não via problemas em aprovar o documento em janeiro, sem as novas sugestões. Para ele, por não prever os avanços tecnológicos, a norma atual dificulta o lançamento de produtos como, entre outros, o leite sem lactose, que as empresas só conseguem colocar no mercado recorrendo à Justiça. “Com o Riispoa novo não haverá mais necessidade disso”, afirmou, acrescentando que o regulamento em vigor também atrapalha a competitividade do Brasil no mercado mundial. Por isso, diz que quanto antes houver a aprovação, melhor.

A reportagem é do Jornal Correio do Povo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures