ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rabobank: crise na oferta chinesa adia ajuste de preços

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/09/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
 Devido à crise na oferta local, a China está comprando grandes quantidades de lácteos comercializados internacionalmente – pressionando para fora muitos outros compradores. Como resultado, embora os preços internacionais dos lácteos tenham alcançado um pico em abril, permaneceram ainda excepcionalmente fortes durante o terceiro trimestre do ano, de acordo com um relatório do Rabobank.

“A redução dos preços internacionais dos lácteos após seu pico recorde alcançado em abril durou apenas oito semanas”, explicou o analista do Rabobank, Tim Hunt. “Os preços futuros no GlobalDairyTrade Price Index sugerem que estamos em meio a um período de altos preços que é sem precedentes em termos de seu nível e duração”.

Até o meio de setembro, os preços FOB na Oceania para a maioria dos produtos lácteos estavam altos na abertura do trimestre. Os produtos em pó e a manteiga estavam apenas 10% a 15% abaixo dos níveis recordes, com os queijos (que viram um pico mais modesto) apenas 3% abaixo.

O aperto do mercado permanece principalmente direcionado pelo lado da oferta. Embora a produção de leite nas regiões exportadoras tenha voltado a expandir em julho, a melhora no consumo local e a falta de estoque mantiveram as exportações abaixo dos níveis do ano anterior durante os últimos meses. O declínio na produção de leite durante a maior parte da primeira metade de 2013 viu o comércio internacional de produtos lácteos cair no segundo trimestre pela primeira vez em quatro anos.

A demanda atingiu um limite ainda mais extremo quando a China, que já era o maior importador mundial, mergulhou no mercado buscando 27% a mais produtos no segundo trimestre do que nos 12 meses anteriores. Está se tornando cada vez mais aparente que a China está enfrentando uma crise no lado da oferta, com fatores estruturais e fatores temporários pressionando a oferta para baixo dos níveis do ano anterior na primeira metade de 2013 – com relatos de contração de 6%. O aumento nas compras chinesas em um cenário de oferta reduzida pressionou muitos outros compradores para as margens, sustentando a extrema fixação de preços para garantir o efetivo racionamento do produto.

Fortes preços ao produtor e queda nos custos da alimentação animal deverão gerar um sólido aumento na produção de leite em regiões exportadoras no quarto trimestre desse ano e no ano que vem, fornecendo alguma pressão de baixa nos preços. Entretanto, com o insuficiente crescimento da oferta exportável e a demanda acumulada dos compradores que ficaram marginalizados, o alívio nos preços dos níveis atuais excepcionalmente altos deverá ser retardado. “Mais provavelmente, a previsão de qualquer abrandamento significativo nos preços mundiais será adiado, possivelmente até o segundo trimestre de 2014”, disse Hunt.

Os dados são do Rabobank, traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures