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Quais são os produtos lácteos vencedores e os perdedores no mercado dos EUA?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/06/2015

3 MIN DE LEITURA

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Novos dados sobre o mercado varejista dos Estados Unidos para produtos lácteos revelam forte crescimento nas vendas em dólar para manteiga, leite integral, creme de leite, kefir e queijos naturais, mas um desempenho medíocre para leite desnatado, frozen iogurte e margarina, sugerindo que os americanos estão consumindo mais produtos com gordura à medida que foca mais a atenção no açúcar como inimigo público número 1.

Dados do Industrial Research Institute (IRI) e SPINS também mostram forte crescimento para a bebida láctea fermentada kefir, bem como de iogurtes para bebês e crianças pequenas.

Os primeiros dados abaixo (dados de uma pesquisa do IRI em vários estabelecimentos de varejo de Chicago) fornece um cenário do que está acontecendo nas lojas convencionais, incluindo supermercados, drogarias, hipermercados, lojas de clube, lojas de um dólar e comissários militares, mas não lojas de conveniência ou redes que não compartilham dados, como ALDI e Trader Joe’s.

As categorias que mostraram crescimento positivo nas vendas em dólar, com dados de vários estabelecimentos, do IRI, de 52 semanas que terminaram em 17 de maio de 2015 foram:

Manteiga refrigerada/misturas de manteiga: Vendas em dólar +18%; vendas unitárias +0.17%
Creme de leite refrigerado: Vendas em dólar +9,49%; vendas unitárias +1,28%
Kefir refrigerado: Vendas em dólar +7,69%; vendas unitárias +5,63%
Queijos naturais: Vendas em dólar +8,36%; vendas unitárias +2,29%
Half & half (metade leite, metade creme) refrigerado: Vendas em dólar +6,91%; vendas unitárias +0,79%
Leite em pó: Vendas em dólar +6,19%; vendas unitárias +1,05%
Creme para café refrigerado: Vendas em dólar +6,19%; vendas unitárias +2,81%
Iogurtes de beber: Vendas em dólar +6,13%; vendas unitárias +2,38%
Creme azedo: Vendas em dólar +5,85%; vendas unitárias +0,49%
Leite integral refrigerado: Vendas em dólar +4,94%; vendas unitárias +2,32%
Leite condensado/evaporado: Vendas em dólar +4,71%; vendas unitárias +0,99%
Sorvete: Vendas em dólar +3,21%; vendas unitárias +0,6%
Iogurte: Vendas em dólar +2,86%; vendas unitárias -0,52%
Queijo cottage: Vendas em dólar +1,82%; vendas unitárias -1,82%
Queijo processado: Vendas em dólar +1,45%; vendas unitárias -5,63%\
Categorias no território negativo:
Novidades em sorvete/sobremesas congeladas: Vendas em dólar -1,00%; vendas unitárias -3,42%
Leite desnatado refrigerado: Vendas em dólar -3,01%; vendas unitárias -5,25%
Margarinas/similares: Vendas em dólar -4,06%; vendas unitárias -5,39%
Sobremesas lácteas congeladas: Vendas em dólar -5,49%; vendas unitárias -7,44%
Frozen iogurte/tofu: Vendas em dólar -10,18%; vendas unitárias -11,18%

O segundo grupo de dados (SPINSscan Natural) fornece um cenário do que está acontecendo no canal de alimentos naturais, cobrindo vendas de todos os produtos com código de barras vendido nos canais de supermercados naturais, incluindo lojas de todos os formatos, tamanhos, lojas independentes e lojas cooperativas nos Estados Unidos. Essa pesquisa não incluiu dados da rede Whole Foods.

As categorias que mostraram crescimento positivo nas vendas em dólares, nos dados do SPINSscan Natural, em 52 semanas até 17 de maio de 2015 foram:

Manteiga: Vendas em dólar +26,1%
Iogurte e kefir: Vendas em dólar +19,4%
Sorvete: Vendas em dólar +16%
Iogurte para crianças e bebês: Vendas em dólar +14,9%
Queijos embalados: Vendas em dólar +14,5%
Iogurte grego e especiais: Vendas em dólar +14,3%
Leite: Vendas em dólar +14%
Leite de cabra ou outros: Vendas em dólar +9,9%
Queijo cottage: Vendas em dólar +9,9%
Iogurte de litro: Vendas em dólar +8,3%
Iogurte e kefir não lácteos: Vendas em dólar +3,5%
Categorias no território negativo:
Copos de iogurte: Vendas em dólar -1,8%
Frozen iogurtes: Vendas em dólar -16,4%

Então, onde estão as oportunidades de crescimento no departamento de lácteos?

Em um seminário feito pela internet pela Associação de Lácteos do Centro-Oeste, a vice-presidente de desenvolvimento de negócios, Cindy Sorensen, disse que embora o consumo de leite líquido continue declinando, o leite está sendo usado em categorias novas e de rápido crescimento de cafés especiais prontos para beber e bebidas de café da manhã, também prontas para beber, a smoothies, iogurtes de beber e cafés especiais/lattes em restaurantes de serviço rápido.

Ao mesmo tempo, as vendas de leite com valor agregado (como sem lactose, ricos em proteína, com cálcio extra, de vacas criadas a pasto, benéficos ao intestino) aumentaram em 20% durante os últimos três anos, disse ela.

Na categoria de iogurtes, a penetração doméstica tem aumentado de forma significativa nos últimos anos, com novas oportunidades em produtos com grãos e aveia, sabores por tempo limitado, produtos com apelo aos homens, e produtos de leite integral prometendo saúde e prazer ao consumo.

O consumo de queijos, por sua vez, triplicou desde 1970, disse Sorensen. Para os varejistas, mais trabalho precisa ser feito para tornar a categoria de lácteos mais fácil de navegar para os consumidores, disse ela. “Embora muitos departamentos de alimentos tenham se reinventado, o setor de lácteos não mudou muito em décadas”.

Testes com varejistas mostraram que segmentar a categoria de acordo com as ocasiões de uso (como produtos benéficos à saúde, produtos para consumo em movimento) e cruzar a venda de produtos lácteos com outros produtos de acordo com ocasiões de uso (como na área de produtos para café da manhã, produtos para aumentar a energia, produtos para consumir à noite) podem aumentar as vendas de forma significativa, disse ela.

A reportagem é do Food Navigator, traduzida pela equipe MilkPoint. 

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