ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeto mostra em escolas a importância do consumo de leite e derivados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/03/2015

3 MIN DE LEITURA

8
0
1,2,3 e Lácteos! é uma iniciativa de educação alimentar e nutricional dirigida aos professores e estudantes de 3º, 4º e 5º anos de Ensino Fundamental de escolas públicas. Tem como objetivo ensinar às crianças sobre como cuidar bem da saúde e ter uma alimentação equilibrada. O projeto tem como tema central a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) de três porções diárias de lácteos, mas através de aulas-laboratórios, nas quais os alunos transformam-se em pequenos professores. A alimentação (história, função, porções necessárias, etc) é discutida de maneira multidisciplinar, na tentativa de trazer o tema para o dia-a-dia da criança.

O projeto baseia-se na disponibilização de material didático, que pode ser solicitado principalmente por professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental das redes pública e privada de todo o país.

Os resultados têm sido muito animadores. Uma pesquisa feita com mais de 400 pais/responsáveis evidenciou o aumento do consumo de frutas e vegetais, aumento na compreensão sobre a importância do consumo das 3 porções diárias de lácteos e aumento do consumo de lácteos após o projeto. “Isto mostra a importância de projetos escolares que envolvam a família, quando o objetivo é a mudança de hábitos alimentares”, diz Maria Gandini Prado, gerente de Desenvolvimento de Categoria da Danone.



“A obesidade infantil e suas consequências são um dos principais problemas de saúde pública e para promover o crescimento saudável e combater a epidemia de obesidade infantil, é fundamental estabelecer hábitos alimentares saudáveis desde cedo. Uma dieta pobre em lácteos pode ter efeito negativo sobre o crescimento das crianças e adolescentes, devido à ingestão reduzida de proteínas, cálcio e vitaminas”, diz Maria Prado.

Em 2014, foram envolvidos 85 mil alunos e para 2015, a meta será de 200 mil crianças, de norte a sul do Brasil.

O projeto

Os professores participantes recebem um conjunto de materiais didáticos composto por: 1 livro do professor, 35 livretos para os alunos, 7 fichas de atividades, 4 cartazes e 1 guia alimentar interativo. O 1,2,3 e Lácteos! sugere que as crianças formem grupos e preparem aulas-laboratório para apresentar aos colegas. Essas aulas-laboratório abordam a importância dos lácteos para a saúde do ponto de vista das profissões de Professor, Pediatra, Nutricionista, Sociólogo, Biólogo, Contador de Histórias e Educador Físico.



No 1,2,3 e Lácteos!, os estudantes são ainda convidados a formar trios e a criar campanhas de utilidade pública com o objetivo de informar a população sobre os benefícios do consumo de derivados de leite. As aulas propõem a criação de produtos como cartazes, histórias, músicas, brincadeiras e perguntas. Esses produtos podem ser enviados somente pelos professores para a equipe do 1,2,3 e Lácteos! através do e-mail atividades@123elacteos.com.br, para publicação no blog.



Com essa proposta, cria-se uma oportunidade para que os alunos se desloquem do lugar daquele que aprende para o que ensina, se envolvendo no processo de aprendizagem e explorando a alimentação sob diferentes óticas: criando histórias e gráficos, aprendendo conceitos de biologia, treinando a língua portuguesa, descobrindo as palavras e seus significados, conhecendo as profissões.



Acredita-se que o formato diferenciado dos materiais e a abordagem multidisciplinar acerca da alimentação são o grande diferencial do projeto. Dentro da sala de aula, o professor pode ensinar matemática, biologia, português, história, geografia utilizando o tema alimentação/nutrição. E as crianças aprendem a pensar sobre o tema dentro do seu dia-a-dia, de acordo com Mercia R. Domingues Moretto e Maria Augusta C. de Oliveira, educadoras da Empresa OAK Educação e Meio Ambiente, que lidera e coordena o projeto.

Os professores interessados podem solicitar sua inscrição gratuitamente clicando aqui. Os alunos e professores podem tirar dúvidas com os educadores e pedagogos responsáveis pelo projeto e pelo blog ou e-mail: contato@123elacteos.com.br. Além disso, os professores que tiverem interesse podem enviar os trabalhos de seus alunos para a central de relacionamento (atividades@123elacteos.com.br), para postagem posterior no blog.

Também faz parte do projeto o Concurso Cultural 1,2,3 e Lácteos!, aberto aos professores e alunos participantes do projeto, premiando as melhores campanhas nas escolas de todo o Brasil.

As campanhas podem ser apresentadas em forma de texto, foto, ilustração, vídeo ou o que mais a criatividade permitir, sendo analisadas por um júri. As 3 melhores campanhas premiarão os alunos redatores, seus professores e a sua escola, com bicicletas, tablets e kits esportivos/jogos/ciências, respectivamente.

O 123 e Lácteos é um projeto de Lei Rouanet, apoiado pela Associação Médica Brasileira (AMB), pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), pela Danone e Tetra Pak. O Projeto ainda apoia as principais campanhas do Ministério da Saúde: vacinação infantil e prevenção contra a dengue.

Veja abaixo o vídeo institucional do projeto:



Equipe MilkPoint.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SILMA DE ALMEIDA GOUVEA

EM 10/11/2017

Prezados,



Gostaria de ter acesso as publicações da campanha de 2014 do projeto lacteos da minha escola ervila souza de assis. 
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 24/03/2015

Quero aqui cumprimentar o consultor de extensão rural, Pedro Guerbas Filho pelo seu comentário, mostrando que existem outros projetos de relevância nas escolas do País.

Esse exemplo de Mato Grosso do Sul precisa ser seguido por outros Estados da Federação.

Parabéns a todos os envolvidos neste belo projeto.

"Leite, o mais nobre dos alimentos".

Fernando Melgaço.
PEDRO GUERBAS FILHO

NOVA ALVORADA DO SUL - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/03/2015

Parabéns a todos

Temos no MS um projeto similar, apoiado no Dia Mundial do Leite, Semana Sul Matogrossense do Leite, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, Sindicato das Indústrias de Laticínios do MS (SILEMS) e principalmente as Indústrias, mas foi em momento oportuno a reportagem, pois iremos poder enriquecer o nosso trabalho.

Sempre acreditamos que a mudança no hábito alimentar começa pelas crianças e principalmente dentro das escolas.

Nosso projeto abrange a escola como um todo, desde o pré até o ensino médio.
CLÁUDIO CUNHA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/03/2015

Excelente iniciativa. Parabéns a todos os participantes.
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 19/03/2015

Parabéns a todos os responsáveis por esse brilhante projeto.

Acredito que, se desejarmos aumentar o consumo de leite e produtos lácteos, temos que trabalhar com as crianças. Estas são mais acessíveis a novos hábitos alimentares que os adultos.

"Leite, o mais nobre dos alimentos".
ANTONIO CARLOS CELLES CORDEIRO

NOVA FRIBURGO - RIO DE JANEIRO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/03/2015

Excelente iniciativa.

Se a solução para o Brasil passa pela educação de qualidade, a educação alimentar tem que ter um papel relevante.

No caminho, desconstroi mitos sobre o consumo de leite e derivado e ressalta a importância das três porções diárias, amparado tecnicamente  em instituições de reconhecida  credibilidade.

Muito bom mesmo .Parabéns a todos os envolvidos.
EDUARDO LEITE DE MENDONÇA CHAVES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 19/03/2015

Grande iniciativa e excelente projeto
ELIETE ZAPAROLI RAMOS

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 19/03/2015

Parabéns a todos pela iniciativa, precisamos de mais projetos como esse em todo país para promover hábitos alimentares mais saudáveis, e consequentemente ajudar no desenvolvimento da cadeia leiteira. Leite é vida!!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures