ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores de leite da Europa alertam contra liberação do mercado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/12/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A situação no mercado de leite europeu está piorando, com os preços caindo em todos os países. Quando as cotas de produção de leite na União Europeia (UE) forem abolidas no final de março de 2015, os produtores enfrentarão outro colapso nos preços. Foi nesse cenário de dificuldades econômicas e financeiras que foi realizada a Reunião de Membros do European Milk Board (EMB) em 20 e 21 de novembro. Mais de 50 produtores de leite de 15 países europeus se reuniram em Saint-Brice-en-Coglès, França, para discutir a atual situação do mercado e estratégias futuras.

“A atual situação dos preços é drástica”, disse o presidente do EMB, Romuald Schaber. “O preço do leite está em queda livre em todos os países europeus”. As companhias de lácteos na Bélgica, por exemplo, já anunciaram que pagarão somente 25 centavos de euros (30,70 centavos de dólar) a partir de janeiro [por quilo]. Na França também é provável que os preços caiam para níveis insustentáveis. O pior no momento são os Estados Bálticos, onde os produtores estão recebendo apenas 16-17 centavos de euro (19,65 - 20,88 centavos de dólar) por quilo de leite. A razão é a mesma em toda a Europa: “a produção está totalmente fora de sincronia com o mercado, motivo pelo qual o mercado está cheio de leite”. Quando o último sistema de limite, as cotas de produção, acabarem em 2015, o sustento de muitas fazendas estará severamente em risco.

Os produtores de leite estão, dessa forma, pedindo que os políticos implementem o Programa de Responsabilidade de Mercado (MRP), desenvolvido pelo EMB. Esse programa fornece incentivos efetivos para os produtores adaptarem seus volumes de produção ao mercado. Quando a demanda aumentar novamente, a produção normal pode ser restaurada. “O MRP precisa ser implementado ou será uma catástrofe aos produtores de leite da Europa”.

Diante da situação tensa de mercado na França, o membro francês do EMB, Paul de Montvalon, está demandando que os legisladores criem as condições básicas para os produtores unirem forças. “As negociações atuais contratuais entre produtores e indústria estão levando a um impasse. Mais produtores devem se unir para que eles tenham influência suficiente no mercado para influenciar o conteúdo dos contratos”.

A presidente da Organisation des producteurs de lait (OPL), Véronique Le Floc’h, também insiste na necessidade de regular a produção para garantir aos produtores uma receita decente. Somente um preço justo do leite permitirá que os produtores cubram os custos adicionais causados pelos investimentos necessários. “Podemos atualmente observar um fenômeno de “ociosidade” dos produtores de leite, que frequentemente trabalham duro sem receita”.

Os membros do EMB concordam que ainda existe muito a ser feito no mercado de leite europeu. Para deixar isso claro aos políticos, o EMB está planejando uma campanha de mídia fora do prédio da Comissão Europeia em Bruxelas em 11 de dezembro. “Estamos perigosamente perto dos cenários de crise de 2009 e 2012. A situação atual do mercado direcionará produtores para as ruas novamente”, concluiu Schaber.

A reportagem é do https://www.europeanmilkboard.org.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures