ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção por município: MG tem mais municípios entre os maiores, RS lidera nas cidades com maior produtividade

POR NAJARA NINO DINIZ

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/10/2015

2 MIN DE LEITURA

22
2
A produção brasileira de leite, calculada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – foi de 35,2 bilhões de litros em 2014. Apesar de estar presente em todo o território nacional, a produção de leite se destaca nas regiões Sul e Sudeste do país. Cada uma delas produziu mais de 12 bilhões de litros no ano passado.

Entre os 200 municípios de maior produção de leite (litros/ano), 83 (41,5%) são do Sul e 68 (34%) do Sudeste, logo após vem o Centro-oeste, com 32 cidades (16%) participantes, seguidos do Nordeste, com 10 (5%), e Norte, com 7 (3,5%). A primeira cidade colocada é Castro, no Paraná, que produziu 239 milhões de litros em 2014. Na sequência, as maiores produções foram registradas em Piracanjuba – GO; Patos de Minas – MG; Jataí – GO e Carambeí – PR.

No ranking dos 200 maiores volumes de produção, Minas Gerais foi o estado com maior quantidade de municípios, com 61 sendo do estado. Em seguida aparecem Paraná (38 cidades) e Goiás (30 cidades).

Gráfico 1 - Número de municípios por estado, considerando os 200 municípios com maior produção em volume de leite no Brasil em 2014
Fonte: IBGE

Tabela 1 – Ranking dos 200 municípios com maior produção (em mil litros) de leite no Brasil em 2014.



Fonte: IBGE
 
Embora o volume de produção entre as regiões tenha sido semelhante, quando avaliamos a produtividade, isto é, o quanto em litros de leite se produz por vaca ordenhada, o Sul toma a liderança. No Sudeste, os 12,17 bilhões de litros de leite no ano foram atingidos com pouco menos de 8 milhões de cabeças de gado, enquanto no Sul, 12,2 bilhões foram produzidos com praticamente metade do número de vacas ordenhadas (4,37 milhões).

No ranking dos 200 municípios de maior produtividade de leite por animal em 2014, 187 são da Região Sul (93,5%), seguidos de 12 municípios do Sudeste (6%) e 1 do Nordeste (0,5%). O estado do Rio Grande do Sul contribuiu com o número de 121 cidades, e obteve a melhor produtividade do país no ano de 2014, com mais de 3 mil litros/vaca/ano.

Gráfico 2 – Número de municípios por estado, considerando os 200 municípios com maior produtividade de leite no Brasil em 2014
Fonte: IBGE 

Apesar disso, a cidade melhor ranqueada é da região Sudeste. Em Araras, no interior de São Paulo, a produtividade de leite alcançou pouco mais de 11 mil litros por vaca ordenhada no ano, se distanciando bastante da segunda colocada, Castro (Paraná), que atingiu 7,5 mil litros/vaca/ano (vide tabela abaixo). Esse dado se deve ao fato de Araras ser um município com pouca produção de leite e que concentra a Fazenda Colorado, maior produtora de leite no Brasil e que possui elevada produtividade.

 
Tabela 2 – Ranking dos 200 municípios de maior produtividade de leite no Brasil em 2014 (mil litros/vaca/ano).


Fonte: IBGE

22

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BATISTA FILHO

MOSSORÓ - RIO GRANDE DO NORTE - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 21/08/2020

VENDO SAL COMUM PRA GADO, saco de 25KG 2,80$ + FRETE, COBRAMOS FRETE!
ZAP PARA CONTATO: 84 992147826 (JOÃO BATISTA)
ELIAS DOS REIS

CAMPINAS - SÃO PAULO

EM 14/08/2020

Olá Najara, sou Elias Reis natural de Santa Rita de Caldas, morro em campinas, venho oferecer meu serviço de manutenção, e peças de centrífuga, com preço justo e qualidade, hoje moro em campinas sp para melhor atender, com agilidade, e melhor logística, em peças de qualidade, trabalhamos com todas marcas, tel watts zap 19996502511
RICARDO DIAS

FORMOSO - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/03/2019

Compro bezerros cruzados de 250 a 360 kg, a partir de 50 animais para compensar a logística, caso algum parceiro tenha estou a disposição.
RICARDO DIAS

FORMOSO - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/03/2019

Preciso comprar bezerros cruzados de 250 a 350 kg, quem tiver ou souber quem tenha pra vender, estou a disposição. Obrigado
LEONARDO BARROS CORSO

APUCARANA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 20/11/2018

Boa tarde, Parabéns pelo levantamento. Muito útil e importante para um país que tem tão poucas estatísticas e análises desse tipo. Gostaria de saber se já temos algum ranking dos municípios 200 maiores produtores mais atualizado, de 2016 ou 2017... Obrigado, saudações.
MAICO

TRÊS DE MAIO - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE

EM 03/11/2017

Parabéns,  Gostaria de saber se tem alguma outra pesquisa semelhante a essa porem mais recente?
FABRICIO A. DE LIMA

CASTRO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/11/2016

Parabéns najara ... tenho orgulho de ser castrense... Castro
NAJARA NINO DINIZ

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 26/11/2015

Olá Ana,



A produção dos 200 municípios em 2014 foi de 10,6 bilhões de litros, o que representa 30% da produção total brasileira.
VALDIR GOERGEN

AUGUSTO PESTANA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/11/2015

Parabens Najara por este belo trabalho que você e o Milkpoint realizaram.

Um abraço

Valdir
DUARTE VILELA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 03/11/2015

Caro Sr. José Everaldo, sem aprofundar no assunto para responder a sua questão, acredito que o principal motivo foi que os outros municípios cresceram mais do que o de Batalha no período em estudo. Certamente vários motivos levaram a isso e a seca possivelmente está bem ranqueada neste contexto.
JEFFERSON BRISON BRASIL

PONTE NOVA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 02/11/2015

Parabéns pela matéria. Concordo com o Geraldo Pereira quando sugere que seja feito um ranking da qualidade. Gostaria só de contribuir com a informação de que o levantamento do IBGE quando considera o número de vacas ordenhadas, contabiliza a produção de vários produtores que nem chegam a fornecer leite para a indústria e simplesmente "tiram" um leitinho para casa e faz um queijinho com a sobra, isto quando estão tirando leite pois em determinados momentos do ano a produção é paralisada por falta de vacas paridas ou por falta de comida para os animais, além disso há um grupo de produtores de gado de corte e aproveitam um excesso de produção e o comercializam, mesmo estas vacas sendo de corte. Isto é uma realidade e acaba distorcendo um pouco os dados de produtividade. Concordo que nossa produtividade é muito baixa e temos que melhorar muito nossa eficiência na produção, mas achei importante destacar este ponto pois a realidade que vemos no campo hoje é um pouco melhor que a descrita pelo estudo.
JOSÉ EVERALDO BARBOSA

BATALHA - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/11/2015

Alagoas já teve a maior bacia leiteira do nordeste Brasileiro,hoje nenhum  municipio do nosso estado aparece nessa relação.O que aconteceu com o nosso estado que parou no tempo? é uma pergunta que todos envolvidos nessa atividade,venha refletir.
FERNANDO PENTEADO

PALMAS - TOCANTINS - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 29/10/2015

Najara



tem alguma informação sobre a produção no Sul do Pará?

CLAUDIO GARDINI - ZOOTECNISTA

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/10/2015

Parabéns pela compilação dos dados.....

Esses dados me alegram e me entristecem ao mesmo tempo.  Fico triste em saber que Bela Vista de Goias, que já foi o primeiro produtor do estado, agora está em 8º, mas fico feliz em saber que estamos em 32º no ranking nacional.  Outra coisa que me entristece é saber que a média nacional ainda está na casa dos 4 litros/vaca/dia (isso mesmo "quatro") coisa que em 1994, enquanto fazia minha graduação em Zootecnia a média era de 3,5 litros.  Mas, lamentos a parte, temos muito que melhorar e, com técnicos e tecnologia podemos melhorar e muito.
RONEI VOLPI

CURITIBA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/10/2015

Para ens Najara e equipe do milk point pelas informaçoes a partir dos dados oficiais. Ressalto o trabalho em conjunto que estamos desenvolvendo na região sul, cujos numeros apresentados vem a corroborar a importancia de um desenvolvimento hArmonico da cadeia produtiva
MARCOS SCALDELAI

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/10/2015

Excetuando-se, na Tabela 2, Araras que bem sabemos o que lhe rendeu o primeiríssimo lugar, temos um lindo páreo que se estende, pelo menos aos primeiros 50 colocados, mostrando um verdadeiro show de produtividade!!! Parabéns pelo conjunto de informações e estatística, principalmente aos merecedores do feito, o produtor!
NAJARA NINO DINIZ

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 29/10/2015

Sr. Gustavo Rocha,



Obrigada pela observação, já fizemos a correção.

O primeiro colocado produziu 239 milhões de litros de leite no ano de 2014.

LUIZ FERNANDO EGABRIELA CARVALHO

CARMO DO RIO CLARO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 29/10/2015

Não Gustavo, são 239 milhões.
DUARTE VILELA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 29/10/2015

Cara Najara, parabéns pelo trabalho que mostra claramente o quanto podemos ainda crescer na vertical, ou seja, em produtividade. Ainda é lamentável os nossos índices comparativamente mesmos aos parceiros da América do Sul, Mercosul, notadamente a Argentina e o Uruguai.

Deixo uma sugestão que acredito seja relevante, a evolução da produção e principalmente da produtividade nos últimos anos (1996-2006-2012 ou 2015). Atenciosamente.
GERALDO PEREIRA SOBRINHO

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/10/2015

Falta o ranking de qualidade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures