ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção de leite deverá crescer nos próximos 10 anos a uma taxa anual entre 2,3 e 3,1%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/07/2016

2 MIN DE LEITURA

4
0
A produção de leite deverá crescer nos próximos 10 anos a uma taxa anual entre 2,3 e 3,1%. Essas taxas correspondem a passar de uma produção de 34,2 bilhões de litros em 2016 para valores entre 42,9 e 47,3 bilhões de litros no final do período das projeções. O consumo nos próximos anos deve estar próximo da produção, estando estimado crescer anualmente a taxa de 2,2% ao ano durante o período das projeções. Mas pode chegar a 3,5%.

De acordo com a Embrapa Gado de Leite, o crescimento da produção nos próximos anos poderia ficar também entre o patamar de 2% e 2,5%, inclusive com uma relativa melhora de comércio exterior, o que está sendo considerado nas projeções de balança comercial. "Tem havido uma concentração no processo de produção e na indústria de laticínios, o que acreditamos dar uma maior competitividade para o setor. Dessa forma, achamos que há um espaço para uma expansão na oferta um pouco acima do patamar considerado para o longo prazo. O crescimento da oferta nos últimos 20 anos foi em torno de 4% ao ano e ainda existe muita tecnologia para ser incorporada, com reflexos na produtividade do rebanho. Programas como o Balde Cheio e o Educampo tendem a contribuir neste sentido, difundindo tecnologias já disponíveis”, pontuou a Embrapa. 

A OECD (Organization for Economic Co-Operation and Development) (2015) estima que os preços domésticos de leite e derivados devem elevar-se de 6% a 8% durante o período das projeções. A demanda doméstica é projetada crescer lentamente com a população e renda, e a produção deverá acompanhar a demanda, minimizando o papel do mercado internacional.









Este trabalho é uma atualização e revisão do estudo Projeções do Agronegócio – Brasil 2014/15 a 2024/25, Brasília – DF, julho/2015, publicado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa).

O trabalho tem como objetivo indicar direções do desenvolvimento e fornecer subsídios aos formuladores de políticas públicas quanto às tendências dos principais produtos do agronegócio. Os resultados buscam, também, atender a um grande número de usuários dos diversos setores da economia nacional e internacional para os quais as informações ora divulgadas são de enorme importância. As tendências indicadas permitirão identificar trajetórias possíveis, bem como estruturar visões de futuro do agronegócio no contexto mundial para que o país continue crescendo e conquistando novos mercados.

O trabalho foi realizado por um grupo de técnicos do Ministério da Agricultura e da Embrapa, que cooperou nas diversas fases da preparação deste. Beneficiou-se, também da valiosa contribuição de pessoas/instituições que analisaram os resultados preliminares e informaram seus comentários, pontos de vista e sugestões sobre os resultados das projeções. Cerca de 30 pessoas têm colaborado com a análise e crítica dos resultados obtidos nos modelos. As observações referentes a essas colaborações foram incluídas no Relatório, sem, nominar os colaboradores, mas sim as instituições a que pertencem.

As informações são das PROJEÇÕES DO AGRONEGÓCIO Brasil 2015/16 a 2025/26
Projeções de Longo Prazo
, do Mapa.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELO OLIVEIRA LARA

EM 14/01/2019

Cooperar e Verticalizar.Caso contrário o leite continuará azedando .??Até que enfim consegui um forma de falar com você meu grande amigo e grande Cowboy. Tão meus contatos 14-37611560 14 998120468 .Forte abraço do Avaré pro Seu Juvenal,pra tia Maria Alice ,pro Rodrigo e pra você.
DUILIO MATA DE SOUZA LIMA

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/07/2016

O problema do nosso país ainda continua sendo o mesmo, mesmo após 22 anos de Plano Real. Não conseguimos resolver os problemas atuais, sem nenhum planejamento e planejamos para o futuro o imponderável. Apesar do PT não estar mais no poder a sua filosofia de políticas de palanque e de boas falas ainda permanecem e permanecerão pelo visto. Para terminar gostaria de deixar a reflexão: Para mim quem faz previsão é alguém que tem o telefone para falar com Deus, então por favor me forneça esse número porque temos que pedir misericórdia ao senhor pelos 200 milhões de habitantes desse pobre país repleto de palanquistas e suas boas falas!
ANTÔNIO CARLOS DE SOUZA LIMA JR.

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/07/2016

Parabéns à Embrapa e ao MAPA pelo outlook do leite. Aliás, as PROJEÇÕES DO AGRONEGÓCIO Brasil 2015/16 a 2025/26 (Projeções de Longo Prazo, do Mapa), contempla 29 cadeias produtivas do Agronegócio. Trata-se de um estudo estratégico de grande valor para o país.

Para assegurar o crescimento projetado, e suportar as exportações que estão atreladas às projeções, compete ao setor público que atua no ambiente organizacional e institucional das cadeias, superar os seguintes desafios:

1. Infraestrutura portuária e de estradas

2. Redução da carga tributária que incide sobre as diversas cadeias

3. Investimento em pesquisa

4. Controles sanitários animal e vegetal;

5. Ganhos logísticos em geral


LEONARDO SARAIVA BIANCHI

GURUPI - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/07/2016

como aumentar produção se não se consegue produzir com a atual relação custo/preçorecebido pelo produtor, aqui no campo não vemos como aumentar produção ,alias seria um grande tiro no pé, pois com aumento de produção so se consegue é preços mais baixos ao produtor , se estamos diminuindo a produção por causa do preço e custos  como aumentar , seria loucura de nos produtores

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures