ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: Controle sanitário pela internet

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/04/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
Pela primeira vez, os pecuaristas paranaenses podem comprovar a vacinação de seus rebanhos contra a febre aftosa de forma eletrônica. A informatização do processo, pedido antigo do setor, permite maior agilidade, redução dos custos e o acompanhamento em tempo real dos números de animais imunizados. A campanha de vacinação ocorre durante o mês de maio e a expectativa é imunizar 4,4 milhões de bovinos e bubalinos de até 24 meses.

O mecanismo de comprovação é simples. No ato de compra das vacinas, o dono da loja faz o lançamento dos códigos dos remédios e o número e idade dos animais no site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Depois da aplicação, basta o pecuarista acessar o sistema e confirmar a vacinação.

“Muitos agricultores têm internet na propriedade. Quem não tiver pode procurar os sindicatos rurais, vizinhos e os escritórios da Agência onde poderão contar com a ajuda dos técnicos”, diz Inácio Kroetz, presidente da Adapar, sem arriscar quantos agricultores devem aderir ao sistema neste primeiro ano.

Para o veterinário da Federação de Agricultura do Paraná (Faep) Celso Doliveira, o novo mecanismo permite desobstruir parte dos serviços nas unidades da Adapar espalhadas pelo estado. Ele arrisca que 30% dos 193 mil pecuaristas do estado devem aderir ao sistema eletrônico. “O produtor em si tem dificuldade de mexer com tecnologia. Mas, os filhos estão participando da administração da propriedade e conseguindo tecnificar os procedimentos”, explica.

O pecuarista que optar pelo procedimento tradicional pode entregar as guias em papel nos escritórios e unidades da Adapar em 350 dos 399 municípios do estado. “Neste caso, os técnicos estão orientados a dar uma aula rápida e ensinar o processo para as próximas campanhas”, resalta Kroetz. O produtor que não aparecer nas estatísticas de comprovação da vacina, tanto online como papel, será procurado pelos técnicos da entidade para averigação.

Mercado

A campanha de imunização faz parte do projeto para tornar o Paraná área livre da doença sem vacinação e acessar novos mercados compradores como Estados Unidos e Japão. Hoje, o estado é reconhecido como livre da aftosa, mas com a aplicação de vacinas, o que restringe as vendas da carne bovina para os países da União Europeia e a Rússia.

“A expectativa é de que o Brasil aumente a área sem vacinação [restrita a Santa Catarina] até 2017”, frisa o presidente da Adapar. “Dependemos também do ambiente externo e de variáveis biológicas. Os episódios recentes no Paraguai [que teve aftosa ano passado] nos deixa com temor”, complementa.

Campanha tem lançamento no Oeste

O lançamento da campanha de vacinação do gado contra aftosa no Paraná ocorre hoje, às 10 horas, no Oeste do estado, em Marechal Cândido Rondon. O município fica na divisa com o Paraguai, que registrou a doença há um ano.

O governador Beto Richa deve participar do lançamento com o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Inácio Kroetz. O evento, que vai reforçar o anúncio de que o estado precisa imunizar 4,4 mil animais, será na fazenda Milton Schone, distante 4 quilômetros da cidade. A região é de pequenas propriedades e o apelo deve ser pela mobilização dos produtores de leite e carne bovina. A autorização para vacinação do gado vale a partir desta quarta.

O esforço no combate à aftosa é nacional. Começa amanhã também a campanha de imunização de Mato Grosso, que faz divisa com a Bolívia. Perto de 12,5 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade deverão ser imunizados, prevê o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). A vacinação precisa ser confirmada oficialmente pelos pecuaristas até 10 de junho.

Em Mato Grosso do Sul, que faz divisa com Bolívia e Paraguai, a campanha deve começar na quinta-feira e seguir até o fim de maio. No Pantanal, deverá se estender até 15 de junho.

O Rio Grande do Sul, por sua vez, pretende vacinar 13,3 milhões de cabeças de gado. O lançamento da campanha será amanhã, no município de Cristal, Sudeste do estado. “A saúde do rebanho gaúcho também depende de você” é o slogan da campanha da Secretaria da Agricultura. O estado faz divisa com zonas pecuárias da Argentina e do Uruguai.

No Nordeste, a vacinação vem sendo adiada por causa da seca. A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a mudar o prazo. Pelo novo calendário, a imunização do gado, que começaria amanhã, terá início no dia 1º de julho e se estenderá até o final do mês.

Os distribuidores de medicamentos para a pecuária informam, no Paraná, que os preços devem ser mantidos em cerca de R$ 1,20 por vacina antiaftosa. No ano passado, os pecuaristas encontravam, em alguns pontos de venda, doses por até R$ 1,70, considerando porções de dez vacinas.

A reportagem é da Gazeta do Povo, adaptada pela Equipe MilkPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures