ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PIB /CEPEA: agronegócio sobe 0,14% em outubro/15, melhor desempenho mensal do ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/02/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Produto Interno Bruto do agronegócio brasileiro teve alta de 0,14% em outubro, mas ainda acumula queda de 0,43% no ano, segundo estimativas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, feitas em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). O desempenho mensal foi o melhor do ano, puxado pelos bons resultados das atividades agrícolas.

A agricultura apresentou recuperação de 0,42% no mês, porém ainda acumula recuo de 0,15% no ano. Em outubro, todos os segmentos do setor (insumos, primário, processamento industrial e serviços) tiveram resultado positivo. A maior variação foi de 0,81% para o conjunto de atividades “dentro da porteira”, favorecida especialmente pelo aumento de produção de milho, soja e cana-de-açúcar.

Das 17 lavouras acompanhadas, espera-se crescimento anual no faturamento de batata (36,62%), cacau (1,03%), cana (1,9%), cebola (62,76%), milho (3,83%) e soja (7,66%). Para batata, cacau e cebola, a expansão da renda ocorre via preços e, para cana, milho e soja, devido à maior produção no ano.

Já para a pecuária, os dados apontam queda de 0,45% em outubro, com recuo de 1,03% nos primeiros dez meses do ano. No mês, todos os segmentos deste setor recuaram, com destaque para insumos (-0,62%) e primário (-0,53%). Entre as atividades pecuárias consideradas no cálculo do PIB, espera-se crescimento do faturamento anual da bovinocultura de corte (2,23%) e das aviculturas de corte (4,39%) e de postura (2,96%). Já para suínos e leite, esperam-se quedas, de 5,29% e 12,9%, nesta ordem.

Analisando-se, agora, os segmentos do agronegócio, em outubro, a agroindústria cresceu pela primeira vez no ano, 0,26%, apresentado o melhor resultado entre os avaliados. No ano, porém, mantém-se negativo em 1,12%, sendo -1% para a indústria agrícola e -1,89% para a pecuária. Em outubro, o ramo industrial da agricultura teve alta de 0,33%, puxada pelas indústrias de papel e celulose, etanol (elementos químicos), açúcar e óleos vegetais. Já a indústria de processamento animal seguiu em queda, de 0,81%, refletindo o mal desempenho de laticínios e calçados – abate de animais teve resultado positivo no mês.

No balanço dos primeiros dez meses do ano, os segmentos de insumos (0,09%) e primário (0,19%) também tiveram resultado positivo, enquanto o de serviços permaneceu estável.

O câmbio segue como fator positivo aos preços internos, já que tem favorecido as exportações, reduzindo a disponibilidade interna e firmando os valores das principais commodities. Por outro lado, impactam os custos produção, uma vez que grande parte dos insumos – principalmente fertilizantes e defensivos – tem componentes importados.

Veja tabela com síntese dos resultados de outubro/15:



As informações são do Cepea. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures