ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa sobre uso de softwares na pecuária leiteira: planilhas em Excel ainda predominam

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/05/2016

2 MIN DE LEITURA

7
0
A informatização e o controle de dados e custos de fazendas são de fundamental importância para a profissionalização do setor. Porém, há poucas informações compiladas sobre as soluções disponíveis no mercado. A Equipe MilkPoint lançou no mês de março uma pesquisa para entender melhor esse cenário. A enquete contou com a participação de 89 pessoas de todas as regiões do Brasil entre produtores de leite, consultores, técnicos e extensionistas.

Com relação ao uso de ferramentas de gestão técnica do rebanho, 94% dos participantes apontaram que atualmente utilizam algum programa na propriedade. Apesar dos diversos softwares disponíveis no mercado e programados especialmente para o manejo técnico e econômico das fazendas, surpreendeu o fato de que a planilha eletrônica Excel, da Microsoft, é ainda a mais utilizada, com 34% de participação, seguida do Prodap (20%), Ideagri (8%) e programas próprios (6%). Empatadas em quinto lugar e com 3% de participação, encontram-se a Agenda/Clínica do Leite, GEA, Esteio Controle Zootécnico e SGF. De acordo com a pesquisa, 64% dos participantes utilizam ainda outro software/ferramenta complementar.

Quando questionados sobre os principais objetivos que impulsionam a utilização da ferramenta, os tópicos de maior destaque foram a Geração de dados técnicos (28%), Controle do manejo diário (21%), Controle financeiro (19%) e Gestão dos Indicadores (18%). Apenas 2% utilizam como ferramenta de comparação com outros produtores.

Gráfico 1 – Objetivos da utilização da ferramenta. Fonte: MilkPoint



Parte significativa dos participantes (44%) apontou que a ferramenta é gratuita ou fornecida como parte de um serviço oferecido por algum fornecedor de insumos ou serviços. Em seguida, as opções mais citadas foram que a ferramenta é paga na forma de licença única (23%) e paga na forma de pagamentos recorrentes (20%). O restante das respostas (13%) apontaram outras opções.

Sobre a localização dos softwares, 60% atualmente se encontram no computador do consultor, 28% instalados na fazenda e 12% na internet - com acesso online.

Tabela 1 – Localização do software/ferramenta principal. Fonte: MilkPoint.

 
Já que as ferramentas contribuem com a produção de leite na propriedade, elas são majoritariamente utilizadas todos os dias (46%). Apenas 17% dos leitores responderam que as usam mensalmente.

Na contramão dos avanços mobile e da internet, 55% dos softwares ainda não possuem um aplicativo ou versão compatível com dispositivos móveis (smartphones/tablets). Para consulta e envio de dados, 17% deles já se adequaram e 12% estão aptos apenas para consultas. Alguns participantes relataram que não estavam cientes sobre essa informação.

Os participantes se mostraram satisfeitos com o software utilizado, visto que em todos os itens questionados a prevalência foi de notas acima de 7,5 (de 0 a 10). A relação custo-benefício foi apreciada pelos usuários visto que 67% deles a pontuaram com uma nota acima de 7,5 (lembrando que grande parte utiliza sistemas gratuitos); seguido da satisfação com a solução técnica oferecida (61% com notas acima de 7,5), suporte oferecido (60%) e uso pleno do sistema (57%).

A Equipe MilkPoint agradece a participação de todos os leitores que toparam participar da pesquisa!

Ficou com alguma dúvida? Envie um comentário no box abaixo:


7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELISMAR DOS SANTOS

EM 21/05/2016

Achei..excelentes resultados na sua página...estou cursando agropecuária..nesse fim de semana com fe em deus pego meu CREA....e posso ajudar o que necessita..
VALDINEI

QUATIGUÁ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/05/2016

Caros boa tarde,

Gosto muito de planilhas, tenho uma minha pouco eficiente, comprar um software onde e quanto custa, não estou produzindo pois estou no processo de implantação, guardando trato (silagem de milho) e fazendo barracão de trato e sala de ordenha, e procurando se qualificar, amigos não esta sendo fácil, se foce investir em comercio temos (SESC-SEBRAE-) mas produzir neste pais não é fácil ser produtor de leite pelo que tenho estudado é muito difícil, Gostaria de lançar um desafio para os estudantes de informatica, engenharia de produção tecnologia da informação e afins, para produzirem uma planilha de gerenciamento do produtor de leite ah, gratuito.
SANDRO C.

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/05/2016

Achei a pouco tempo esse Esteio numa reportagem no G1 sobre o Tecnoparq em Viçosa, estou gostando muito, o suporte deles é  bom e o programa é bem fácil de lançar os dados.
EDUARDO GOMES S SILVA

VALENÇA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/05/2016

Olá Thiago Pereira, boa noite!!!!

Tenho sim: eduardogomes21@gmail.com.
EDSON BARBOSA

EM 19/05/2016

Este artigo sobre "Informática para o produtor de leite" apenas toca na urgência e necessidade de ferramentas para esta aplicação, mas. infelizmente, oferece ao leitor muito pouco, apenas demonstra a necessita dessa tecnologia. É lamentável a não existência de ferramentas alicerçadas em artígos/teses e experimentos comprovadas e com fatual aceitação pelo produtor, pela precisão, facilidade de uso, custo e atualidade e eficiência.  

Sugestão para firmas tais como a ITAMBÉ: crie um departmento de Informática para o Produtor e partir daí coloque recursos humanos e investimento para atrair firmas de desenvolvimento do software/aplicativo(s).  Está passando da hora em oferecer ao produtor ferramentas para a administração dos recursos (rebanho, pastagens, cilagens), aumentar produtividade, execução pelo produtor da adminstração finannceira (inventário do valor presente da propriedade), básicos de zotecnia, administração de recursos naturais (hídricos, pastagens, matas, fauna, solo, etc).  Está aí uma excelente oportunidade para os alunos das escolas de Viçosa e Piracicaba, em todas as suas áreas, ganharem dinheiro substancial no desenvolvimento e manutenção dessa ferramenta absolutamente ESSENCIAL para a modernização da produção de leite.  
THIAGO PEREIRA

CORUMBÁ DE GOIÁS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/05/2016

Bom dia Eduardo!

Teria um e-mail para que possamos entrar em contato?
EDUARDO GOMES S SILVA

VALENÇA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/05/2016

Os órgãos de pesquisa e fomento (EMBRAPA/EMATER) há muito já deveriam dispor de um bom sistema gratuito para os produtores  A EMBRAPA até tentou desenvolver o SISLEITE, de não me engano, mas ficou pelo meio do caminho deficiente em manutenção, divulgação, acesso. Pessoalmente uso o PRODAP mas recentemente adotaram um sistema de segurança por HW. o que reputo um retrocesso. O sistema é bom mas tem elevado custo de aquisição

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures