ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa MilkPoint: 3 em cada 4 leitores escolheriam a própria região para um grande projeto leiteiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/05/2015

3 MIN DE LEITURA

2
0
A produção de leite é uma atividade bastante flexível, que pode ser realizada em regiões com diferentes tipos de clima, topografia, regime hídrico e diversas outras variáveis. No Brasil, devido à nossa dimensão continental, a produção de leite é realizada das mais diversas formas, de norte a sul do país.

Devido à toda essa complexidade, semana passada perguntamos aos nossos leitores: "Qual a região do Brasil e qual o sistema de produção com maior potencial para projetos de grande escala, com mais de 300 vacas em lactação?"

A seguir apresentamos os resultados da Enquete MilkPoint:

Gráfico 1. Resultado da enquete quanto à região.

Fonte: MilkPoint

Na análise dos resultados, a região mais votada para este tipo de projeto foi a região Sul, com 36% dos votos, em seguida tivemos a região Centro-Oeste, com 25% das indicações. Sudeste, Nordeste e Norte seguiram, respectivamente, com 21%, 14% e 4% dos votos.
Observando o perfil dos participantes da enquete (gráfico 2), mais de 70% do feedback recebido pelo MilkPoint veio do conjunto Sul+Sudeste. Em seguida tivemos participação dos leitores do Nordeste. 12% das respostas vieram do Centro Oeste e por fim 4% da região Norte.

Grafico 2. Origem dos votos.


É importante observar que 74% dos leitores indicaram a mesma região que habitam como a área com maior potencial para projetos de larga escala. Obviamente, tais escolhas são influenciadas pelo nível de informação que a pessoa possui sobre as condições de produção no local. Um habitante da região Sul, por exemplo, possui mais conhecimento das especifidades da produção local do que sobre a região Nordeste.

Gráfico 3. Região indicada x Região de origem


Quanto ao sistema de produção mais apropriado, o confinamento teve 69% dos votos, demonstrando que esse tipo de sistema de criação dos animais, segundo a opinião dos participantes da pesquisa, é o mais indicado quando a proposta envolve uma maior capacidade de produção, como é possível conferir no gráfico abaixo:

Gráfico 4. Resultado da enquete quanto ao sistema.


Entretanto, a escolha do sistema varia de acordo com a região: para projetos no Centro-Oeste brasileiro, a votação quase empata entre confinamento (53%) e pasto (47%), mostrando, talvez, que a região apresenta condições favoráveis para ambos os tipos de criação.

Gráfico 5. Resultado da enquete quanto ao sistema para a região Centro-Oeste.


As regiões Norte e Nordeste tiveram resultado ainda mais apertado, com diferença de 1%, porém a favor do pastejo. A região Norte foi a com menos participantes na pesquisa: apenas 2% das respostas foram originárias dela.

Gráfico 6. Resultado da enquete quanto ao sistema para as regiões Norte e Nordeste


Quanto ao Sul e ao Sudeste, apesar de não estarem tão próximos na escolha de região mais adequada, percentualmente obtiveram o mesmo resultado quanto ao sistema: 85% dos que acreditam que o Sul é a melhor opção para a implantação do projeto também dizem que tal deveria ser instalado em formato de confinamento. O mesmo vale para os resultados da região Sudeste.

Gráfico 7. Resultado da enquete quanto ao sistema para as regiões Sul e Sudeste


Os diferentes resultados quanto ao sistema de produção em cada região demonstram a importância de se levar em conta as particularidades locais, nos mais diversos aspectos. A disponibilidade e custo de insumos para a produção, o clima e o custo da terra são alguns dos fatores que influenciam nessa análise. Como a terra, por exemplo, possui maior valor nas regiões Sul e Sudeste, é preciso de um sistema de produção que tenha uma produção por área maior que nas demais regiões.

Os resultados da pesquisa ressaltam a importância de se avaliar a produção de leite no Brasil de forma regionalizada, pois, devido às nossas dimensões continentais, existem diversos cenários de produção dentro do país.

Participaram da enquete 128 pessoas, das quais quase metade exerce como principal atividade a produção de leite. Na sequência, consultores foram os que mais opinaram, seguidos de profissionais da indústria e estudantes. A categoria “Outra” diz respeito a atividades especificadas como administração, agricultura e instituições, por exemplo.

Gráfico 8. Perfil dos participantes da enquete.


Equipe MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLITO DA SILVA CARMO

SIDROLÂNDIA - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/05/2015

Quero agradecer o grau de informação que milkpoint repassa para nós leitores tirando duvidas  e nos informando novas tecnicas para lidar com nossos animais leiteiro, em minha regiao  o clima é muito bom para criação do gado de corte e de gado leiteiro somente o preço do litro do leite que não nos ajuda  a empresa brf de terenos paga somente 0.76 centavos o litro de leite fica quase inviavél trabalhar com gado leiteiro no ms, colocando em conta todos gasto de alimentação e medicamento e algo mais  necessario para    o rebanho.     
JOSEPH H. KRAMER

ANGATUBA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/05/2015

Muito interessante esta pesquisa, também a relação aonde vive o participante e achar que esta es a melhor região de produzir. Estemostre talvez desconhecimento de sistemas de produção em cada região.



Quando se vê, no mundo todo se produz leite. Na Holanda, meu país de nascimento, temos chuva regular, temperaturas menores e tipos de pastos de alta qualidade, e tecnologia ligado com este fonte principal de forragens. Vai-se para Estados Unidas e Canada, a fonte de forragens alfafa e mais silagem de milho. Produzem leite em Israel e países daquela região no meio de desertos e altas temperaturas.



Porque acham que o sul e melhor? Porque hoje em media tem a maior produtividade por animal.



Devemos, como foi colocado, considerar que temos muitos sistemas de produção. Talvez nem produção, forragens porque pensemos que só deve ter silagem de milho. Porque não trabalhamos com gramíneas tropicais que produze muito bem e muito vezes mais que milho daquela região.



Outra coisa deve analisar dada região tem seu melhor produtor de leite. Que este produtor faz diferente que a gente.  Eu gosto muito de ver como outros produzem e aprender com os produtores na região e não se pode achar que o sistema de produção de sua região é o único. O produtor faz as coisas na sua propriedade porque ele tem uma razão para fazer, se você técnico ou produtor entende o porquê depois pode comentar sobre certo ou errado.



Outro ponto que devemos observar produção de suínos e aves foi muito tempo no sul hoje ele esta semeada em grande parte do Brasil.



Leite se produz em toda parte de Brasil, se adaptando às condições, considerando limites e vantagens de cada. Devem-se observar resultados econômicos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures