ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pela otimização dos benefícios do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/05/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
O ser humano nasce e, salvo alguma especificidade, durante seis meses não precisa de outro alimento que não seja o leite da mãe. Passados os anos iniciais, entretanto, muitos começam a debater: o alimento, especialmente quando proveniente de outros animais, ainda é necessário na nossa alimentação? Especialistas ouvidos pelo jornal O Povo Online entraram em consenso sobre o caráter inofensivo (para indivíduos que não têm nenhum problema relacionado ao consumo) e necessário da bebida.

“Em alguém saudável e que faça um consumo adequado, não há comprovação de que o leite cause algum malefício para a saúde”, assinala a professora do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor), Nara de Andrade. A quantidade proposta para uma alimentação equilibrada é até de três porções por dia - seja de leite líquido ou de derivados. “Alguns estudos mostram que, a partir dos cinco anos, o ser humano reduz a capacidade de digerir o leite, mas outros mostram que as pessoas que continuam a consumir mantêm essa capacidade digestiva”. Na dieta de adultos e idosos, ela indica, o ideal é que o leite consumido seja o desnatado, devido à quantidade reduzida de gordura saturada. Para crianças e gestantes, não há ressalvas com o leite integral.

É muito importante que o consumidor esteja atento para evitar correr riscos quando consumir o leite, ressalta Cláudio Guimarães, professor de Laticínios do Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com garantias da origem e da conservação, a bebida não representa riscos. “Desde que a humanidade é humanidade, o leite é consumido pelas suas propriedades. Ele é um alimento completo porque é fonte de proteínas e minerais, entre eles, o cálcio. Isso faz com que ele seja importante em todas as idades”.

Cada indivíduo, frisa o professor, tem uma reação específica ao consumo do leite - assim como de qualquer alimento. O principal grupo de pessoas que não deve fazer uso da bebida é o que tem intolerância ao açúcar (lactose) ou alergia à proteína. Outra reação adversa comentada é a de que o leite aumentaria a acidez do organismo e, ao invés de depositar o cálcio, faria o inverso: retiraria dos ossos, onde está a maior reserva do mineral. Isso, entretanto, seria um problema apenas para indivíduos que têm hiperacidez, de acordo com Cláudio. Por ter grande quantidade de cálcio, ele também não é indicado para quem tem cálculos renais.

Imprescindível na fase inicial da vida, a necessidade do consumo do leite vai perdendo a relevância com o passar do tempo, explica o gastroenterologista José Milton de Castro Lima, professor do curso de Medicina da UFC, porque outros alimentos passam a ser inseridos na dieta. “Progressivamente, conforme vai diminuindo a quantidade que usa na dieta, há uma redução na produção da enzima que quebra o açúcar do leite. É uma ação natural”, pontua. “O leite é um alimento como outro qualquer”.



“Existe o mito de que só quem deve beber leite é o bezerro. Se a pessoa não tem intolerância ou não é alérgica, ela pode consumir sem nenhuma contraindicação. Ele funciona como uma proteína como qualquer outra”, afirma Milton. O segredo é justamente atentar para fazer um consumo moderado - como deve ser feito com todos os alimentos. “É possível ter uma alimentação saudável com leite”, assegura a nutricionista.

"A quantidade proposta para uma alimentação equilibrada é de até três porções por dia - seja de leite líquido ou de derivados"

As informações são do Jornal O Povo Online.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures