ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Paraíba: Seca faz produção de leite cair 68% no primeiro semestre

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/09/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Segundo o IBGE, a quantidade de leite produzido na Paraíba, destinado à indústria, registrou queda de 68,39%, quando comparados os primeiros seis meses de 2012 e 2013. No ano passado, foram produzidos 27,6 milhões de litros de leite no Estado, enquanto este ano o quantitativo foi de pouco mais de 8,7 milhões de litros.

Comparando o segundo trimestre do ano (abril a junho) com o mesmo período do ano passado, a Paraíba teve o pior desempenho do Nordeste, com queda de aproximadamente 25,3%, retraindo de 13,2 milhões litros de leite no segundo trimestre de 2012 para 9,9 milhões de litros no segundo trimestre deste ano.

Também tiveram desempenho negativo os Estados de Pernambuco (-21,7%), Rio Grande do Norte (-18,4%) e Alagoas (-3%). Neste cenário de quedas, o Nordeste fechou o segundo trimestre de 2013 com retração de 4,2% na venda de leite, com 270 milhões de litros. No mesmo período do ano passado foram mais de 280 milhões de litros.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa-PB), Mário Borba, a retração na produção de leite está ligada aos problemas da seca e a falta de investimentos no poder público. “No primeiro semestre de 2012 ainda não estávamos no pico da seca e o programa Pão e Leite funcionava em plenitude. Ele garantia aos produtores bolsas de 120 mil litros de leite por dia, garantia que o homem do campo trabalhasse e as famílias se alimentassem. Depois das denúncias sobre irregularidade no programa, ele foi reduzido na Paraíba, por isso tivemos grande queda na produção”, disse o presidente da Faepa.

Segundo Mário Borba, é necessário investir em políticas que incentivem a produção de leite no Estado. “A redução do programa Pão e Leite afastou o homem do campo. Mesmo o Estado incentivando o produtor com ração, houve uma queda na produção. Por isso acredito que é necessário um investimento maior para recuperar o setor, e um desses investimentos seria resgatar o programa do Pão e Leite”.

As informações são da Folha do Sertão, com Jornal da Paraíba, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures