ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Países devem investir em inovação para a agricultura familiar, alerta FAO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/10/2014

1 MIN DE LEITURA

3
0
As propriedades familiares são parte importante na luta para garantir a segurança alimentar mundial e o desenvolvimento rural sustentável. Para isso, porém, é preciso investir em inovação a fim de melhorar a produção e as práticas de gestão com o objetivo de mudar a realidade de muitos desses agricultores. Esses dois aspectos foram os pontos analisados no relatório O estado mundial da agricultura e da alimentação, 2014: inovação na agricultura familiar, produzido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e publicado hoje (16), no Dia Mundial da Alimentação.

“A agricultura familiar é, de longe, a forma dominante de agricultura no mundo. Estima-se que ocupe cerca de 70% a 80% das terras agrícolas e produza mais do que 80% dos alimentos no mundo em termos de valor”, ressalta o estudo.

Mas, apesar da importância dessas estruturas, diversos agricultores familiares vivem em situação de pobreza e de insegurança alimentar, segundo a FAO. Para modificar esse cenário, a entidade recomenda o investimento na inovação, por meio de novas ideias, tecnologias e processos.

Para que essa inovação seja eficiente, a FAO alerta que é preciso levar em consideração as diferenças existentes entre as propriedades e a realidade das famílias em cada um dos países. O documento também destaca que os esforços públicos devem garantir investimentos em pesquisa, principalmente de temas voltados à variedade de cultivo, além de serviços de orientação e capacitação de agricultores, com estruturas de mercado que sejam cada vez mais inclusivas.

“Os agricultores familiares devem ter o conhecimento e incentivos econômicos e políticos necessários para prestar serviços ambientais básicos, como a proteção de bacias hidrográficas, conservação e manutenção da biodiversidade de carbono, entre outros”, cita o relatório.

Outro destaque é o incentivo à criação de organizações de produtores e cooperativas com base na comunidade. Segundo a FAO, essas organizações comunitárias são importantes para a superação de obstáculos, incentivo à inovação e para que a agricultura familiar se fortaleça alcançando novos mercados e gerando renda.

Segundo o documento, para que a inovação seja possível, é preciso haver condições macroeconômicas estáveis, regimento jurídico e regras transparentes, ferramentas para a gestão de riscos e infraestrutura de mercado.

A notícia é da Agência Brasil.
 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ZULMIR FRARE

PRESIDENTE GETÚLIO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/10/2014

O fortalecimento da Agricultura familiar, teve seu marco incial na decada de 90 e pela primeira vez se viu representada quando alguns lideres sindicais de Santa Catarina ousaram desafiar a estrutura e modelo Sindical Vigentes e epoca e, em 97 e criaram a primeira federação da categoria, Na epoca Fetrafesc, hoje Fetraf, nos estados, a partir dai muitas lutas foram feitas e ações por dentro dos orgãos publicos e na sociedade para se fazer respeitar em quanto setor estrategico da economia e no campo, foi nos primeiros anos deste seculo que, efetivamente este segmento passou a ser reconhecido pelo governo e passou-se a investir de forma articulada, tanto no ponto de vista de recursos, bem como de politicas diferenciadas para o setor, por esta e outras razões, entendo que é preciso aprofundar o debate e intensificar as ações do governo no sentido de definitivamente consolidar a agricultura familiar no Brasil.
NEI ANTONIO KUKLA

UNIÃO DA VITÓRIA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/10/2014

Sou sempre defensor de que a ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) contínua é a mola propulsora para que a Agricultura Familiar tenha todos os atributos de uma agricultura eficiente ambiental-econômica-socialmente.

Vejo que houve já muita evolução nos aspectos referentes ao acesso desse público as políticas públicas, onde destaco o Pronaf. Avanço tbm houve na mensurada condição de ATER, com o acesso desses agricultores a esta política hoje praticada por meio de chamadas públicas onde tanto as empresas públicas quanto privadas participam, porém não basta se criar uma chamada pública com 3 anos de duração e após seu término o agricultor ficar "na mão". A ATER é um processo não só contínuo, mas de educação a médio e longo prazos.

Mais recentemente a criação da ANATER prevista para entrar em seu pleno vapor em janeiro de 2015 terá papel fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar, se esta agência for estruturada com capital humano técnico (sem inchaço) e tiver autonomia governamental para suas atividades, não só a nível nacional mas tbm nos Estados.
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/10/2014

Caso não haja uma preocupação por parte do governo, através de leis mais amenas, e incentivos melhores para desenvolver uma política voltada para o agronegócio, principalmente para os pequenos produtores, vai ficando difícil segurar o jovem no setor rural.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures