ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

OIE reconhece sanidade do rebanho brasileiro de oito estados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/05/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0


A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou a sanidade do rebanho brasileiro e declarou erradicada a febre aftosa nos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e o norte do Pará. Com isto, toda a região Nordeste está, oficialmente, livre da doença, embora a maioria dos estados ainda tenha que vacinar os animais duas vezes por ano. A condição sanitária foi atestada nesta quinta-feira (29), pelos 178 países integrantes da OIE, reunidos em Paris, França.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), Álvaro Arthur Lopes de Almeida, comemorou a decisão, ao lado do presidente da Federação do Maranhão, José Hilton Coelho de Sousa. “A classificação do nosso rebanho era de risco desconhecido. Foram 14 anos de muito trabalho, até o reconhecimento da área como de médio risco e, agora, livre de febre aftosa com vacinação”, explicou Álvaro de Almeida.

Para ele, o posicionamento da OIE vai impulsionar a atividade pecuária do Estado de Alagoas, até aqui restrita ao comércio de animais para estados onde também havia risco médio da doença. “Além de estimular a pecuária, o trânsito fica legalizado e caem as barreiras para os produtos lácteos”, afirmou presidente da FAEAL. Lembrou, ainda, a excelente qualidade genética do rebanho de seu estado, composto principalmente pelas raças zebu, holandês e girolando.

Com a certificação internacional, os pecuaristas de Alagoas poderão expor seus animais nas feiras agropecuárias mais importante do Brasil, que só permitem a participação do gado oriundo de regiões reconhecidas como livres da aftosa. A partir deste reconhecimento obtido pelos oito estados, sobe para 210 milhões o total de animais que estão em zonas livres de febre aftosa, ou seja, aproximadamente 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos em 78% do território brasileiro.

Álvaro Almeida afirmou que o compromisso dos pecuaristas dos oito estados com a sanidade dos rebanhos continua. “Temos que seguir vacinando os animais em maio e novembro. Nossa responsabilidade agora é maior, porque temos que manter esta conquista. Não podemos recuar”, afirmou. A próxima meta é o reconhecimento de Alagoas como área livre de febre aftosa sem vacinação, status sanitário que, até agora no Brasil, é exclusividade de Santa Catarina.

As informações são do CNA.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures