ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Observatório do mercado de leite ajudará na mudança para Europa pós-quotas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/04/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Observatório Europeu do Mercado de Leite foi lançado pela Comissão Europeia na semana passada, oferecendo um ponto centralizado para dados comerciais. As quotas de produção de leite da União Europeia (UE) terminarão em 31 de março de 2015 e as informações do observatório ajudarão todos os membros da cadeia de fornecimento de leite  a ajustarem-se a esta mudança.

O porta-voz para agricultura e desenvolvimento rural da Comissão, Roger Waite, disse que a transparência do mercado é essencial para acompanhar as mudanças no mercado pós-quotas – e alertar caso se aproxime uma crise.

“À medida que estamos prestes a entrar no mundo pós-quotas, há um sentimento de que precisamos de algum tipo de elemento”, disse ele. “Existem todos os tipos de oportunidades lá fora que são excelentes. Queremos ter mais transparência de mercado, de forma a termos uma visão mais clara de para onde o mercado está caminhando, quais são as tendências e se existe uma crise, para nos anteciparmos”.

As informações sobre os mercados de lácteos europeus estão atualmente disponíveis numa variedade de fontes, mas o observatório fornecerá um local único, centralizando essas informações, disse Waite.

O observatório, cuja página na internet pode ser acedida no endereço https://ec.europa.eu/agriculture/milk-market-observatory/index_en.htm, está aberto para todos os membros da cadeia de produção, bem como para os políticos e para a Comissão. Ele publica dados de produção de leite cru, bem como análises sobre tendências do passado e do presente no mercado de lácteos da UE e do mundo. O observatório também abordará outros aspectos, incluindo produção, equilíbrio entre oferta e procura, custos de produção e perspectivas de mercado.

O site foi lançado agora, de forma que as pessoas podem usá-lo antes das quotas serem removidas.

As quotas de produção de leite foram introduzidas na UE em 1984 para resolver o problema de excesso de produção na região. Waite espera que o seu fim leve a uma expansão significativa das possibilidades de exportação, particularmente para o mercado chinês. “Temos muitos produtores que vêem excelentes oportunidades lá. Então, podemos esperar uma expansão da produção. Se virmos as previsões de médio prazo, estas indicam uma expansão na procura mundial, em particular para queijos com valor acrescentado – e os europeus são muito bons na produção de queijos”.

“O que vemos também das previsões é que outras importantes áreas produtoras – Nova Zelândia e Estados Unidos – não têm instalações para expandir a capacidade de produção, mas nós temos! Existem preocupações de que a produção aumente mais rapidamente que a procura, o que causaria problemas com os preços. A nossas estimativas dizem que isto não será um grande problema, mas sempre há uma preocupação. Novamente, esta é uma das razões pelas quais o observatório será muito útil. Assim que houver uma tendência – nós não exportaremos tanto quanto pensamos, por exemplo - podemos colocar um travão. Esperamos que isso ajude os produtores quando forem tomar suas decisões de negócios”.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures