- Balcão: venda de pão e leite, anteriormente ponto principal;
- Copa: para a venda de lanches rápidos, cafés, o tradicional “pingado”, etc.
- Frios: tradicional venda de queijos, presuntos e frios fatiados em geral;
- Mercearia: venda de uma grande variedade de sortimento, como cigarros, balas, sorvetes e mesmo remédios sem controle, esparadrapo, pilhas, etc.
Se analisarmos as mudanças de consumo, todas as áreas foram afetadas! Vejamos:
- Balcão: com a mudança do consumo para o leite UHT, e também para o pão industrializado ou congelado, bem como a oferta de pães dentro de lojas de supermercados, a frequência de visita no balcão diminuiu enormemente;
- Copa: com o crescimento das redes de fast foods, cafés e delis, esta área também foi terrivelmente influenciada;
- Frios: a entrada de soluções de embalagens já fatiadas, aliadas a maior oferta nos supermercados;
- Mercearia: com a redução do consumo de cigarros, aliada a forte presença de lojas de vizinhança, a área foi também muito disputada com grandes operadores.
Portanto, o cenário é bastante desafiador correto? Pois não é que mesmo assim, este negócio se reinventou - investindo pesadamente em alimentação pronta, com amplos serviços que hoje fazem as padarias serem destinação nas refeições (café da manhã, almoço e jantar), com ampla variedade de produtos e serviços, como comidas japonesas, churrascos, massas e claro, sobremesas e doces muito especiais?
Com isso, as padarias se colocaram na vanguarda do segmento e hoje, são estabelecimentos que começaram inclusive a atrair a atenção de grandes investidores internacionais, já que sem mostram “à prova de crise”!
E como o setor lácteo se relaciona com este segmento do food services? A boa notícia é que existe um grande espaço a percorrer! Basicamente, existem três tipos de fornecedores de produtos lácteos para padarias:
- Aquele fornecedor antigo, que vende leite e queijos para fatiamento, geralmente via distribuidor, já que “padaria dá trabalho” – são muitas entregas e tem horários rígidos;
- O fornecedor oportunista, que vai e vem, oferece produtos novos, adequados à produção de alimentos prontos, além dos tradicionais, mas de vez em quando some, fica sem representante, etc. Este fornecedor certamente será punido pelo operador por sua inconsistência;
- O fornecedor focado, que atende constantemente a padaria, com foco tanto nas vendas de leite e queijos, mas também para a preparação de alimentos, como molhos, ingredientes, etc. Com o mix adequado e atendimento correto e constante, trata-se de um segmento que gera fidelidade e volumes crescentes.
Pense em como sua empresa atende este segmento tão único e veja se sua empresa não está nas duas primeiras categorias! Se está, é chegada a hora de melhorar o atendimento deste canal.
*Roberto Denuzzo é um dos palestrantes confirmados do Dairy Vision 2016 e abordará na sua palestra o tema "Status atual dos food services no Brasil e a demanda por produtos lácteos". Além disso, ele também será coordenador do Painel de Food Services no evento.
Além dos debates de alto nível, característica marcante do evento e amplamente elogiada na edição inaugural, o Dairy Vision proporcionará diversos momentos para networking, como os espaços empresariais, jantar de confraternização, almoços e diversos breaks.
Acesse o site do evento e aproveite para garantir sua inscrição com valor promocional. As vagas são limitadas! Saiba mais: https://www.dairyvision.com.br
Para mais informações entre em contato pelo telefone (19) 3432-2199 ou escreva para ladc@milkpoint.com.br