ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

NZ: competição por leite cru está "em risco" por causa de dominância da Fonterra, acusa concorrente

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/07/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
A competição pelo leite cru na Nova Zelândia está “em risco” por causa da dominância da Fonterra no mercado, disse a companhia concorrente, Westland Milk Products.

Respondendo a uma solicitação feita pela Comissão de Comércio da Nova Zelândia, a Westland Milk Products, cooperativa de Hikitika, disse que no geral, “há competição suficiente na indústria de lácteos. Entretanto, a competição pelo leite cru (mercado em que os produtores de leite fornecem o leite cru aos processadores e esses competem para garantir a oferta) está em risco por causa da dominância da Fonterra nesse mercado”.

A cooperativa disse que “uma série de ações já foram tomadas pela Fonterra, que impedem a remoção da Fonterra por seus fornecedores”. Essas ações, disse a Westland, são “contrárias à proposta e aos princípios” do Ato de Reestruturação da Indústria de Lácteos (DIRA) – legislação que permitiu a fusão da New Zealand Cooperative Dairy e Kiwi Cooperative Dairies para formar a Fonterra em 2001.

Em maio, de acordo com a Seção 148 do DIRA, o Ministério das Indústrias Primárias (MPI) solicitou que a Comissão de Comércio produzisse um relatório sobre o estado de competição na indústria de lácteos neozelandesa. Em 12 de junho, a Comissão de Comércio lançou uma consulta que “avaliaria se as regulamentações estão ajudando ou prejudicando a operação eficiente da indústria de lácteos da Nova Zelândia”. A Comissão de Comércio pediu que fossem enviadas informações sobre o estado da competição na indústria de lácteos da Nova Zelândia, até o 10 de julho. Tais informações foram ouvidas por uma série de acionistas da indústria, incluindo Westland, Synlait e Federated Farmers.

A Westland recomendou que “partes do atual regime de regulamentação precisa permanecer. Infelizmente, uma série de regulamentações pertencentes ao leite cru não foram utilizadas ou parecem ter sido ineficazes, mas à medida que elas pretendam promover o conceito de liberdade de entrada e saída (para/da Fonterra), nós apoiamos sua continuidade”.

A Federated Farmers, por sua vez, recomendou “manter o DIRA, independentemente da qualidade de competição presente na indústria. A Federated Farmers disse que o DIRA e suas regulamentações precisarão ser emendadas se forem mantidas a longo prazo”.

A Comissão de Comércio precisará completar seu relatório sobre a competição na indústria de lácteos até 1 de março de 2016.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures