ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novas regras vão favorecer a pecuária de leite de Minas Gerais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/01/2016

2 MIN DE LEITURA

1
0
As novas regras para recebimento do crédito presumido do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na aquisição de leite in natura deverão revolucionar a pecuária de leite em Minas Gerais. Dentre as novas exigências para receber o benefício, as indústrias e cooperativas devem conquistar habilitação, concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para projetos de investimento destinados à assistência técnica aos produtores.

As propostas devem promover o desenvolvimento da qualidade do leite e da produtividade do rebanho junto aos pecuaristas. Os projetos aprovados terão acompanhamento contínuo pelos fiscais do Mapa, o que garantirá maior eficiência no desenvolvimento dos mesmos. As avaliações dos primeiros projetos apresentados começaram no final de 2015.

A medida está prevista na Lei 13.137/2015 e garante que as agroindústrias recuperem 50% da contribuição de 9,25% do PIS/Cofins incidente sobre a venda do leite in natura. Para serem beneficiadas pelo programa as agroindústrias devem destinar 5% desses recursos a projetos que auxiliem os produtores de leite na melhoria da qualidade do produto. A exigência é vista como importante oportunidade para difundir novas tecnologias no campo e ampliar a qualidade do leite, trazendo melhores resultados para toda a cadeia e para o consumidor final.

De acordo com o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg), Celso Costa Moreira, as expectativas em relação ao projeto são muito positivas. “Se avaliarmos a aplicação de tecnologia nas propriedades mineiras veremos que em algumas as técnicas são do século 19 e outras tecnologias já estão no século 22”.

De acordo com Moreira, a disparidade é muito grande. Por isso, ele acredita que as novas regras para recebimento do crédito PIS/Cofins levarão à intensificação e modernização da tecnologia aplicada no campo e da melhoria da qualidade e produtividade. O acesso ao crédito será permitido apenas às indústrias que protocolarem junto ao Mapa os programas de melhoria para o produtor e, caso aprovados, sejam aplicados.

A aplicação de novas tecnologias no campo é fundamental para a evolução do setor pelo ganho em qualidade e competitividade. Segundo o representante do Silemg, o produtor que entregar para as indústrias de leite de qualidade diferenciada recebe um valor superior. A maior capitalização contribui para que os investimentos em genética, na melhoria das estruturas da unidade e na alimentação do rebanho sejam mantidos, gerando um produto final de melhor qualidade.

Já a indústria que recebe o leite com qualidade diferenciada consegue ampliar o rendimento na fabricação de diversos lácteos, agregando competitividade. Também é possível disponibilizar para o mercado final produtos de melhor qualidade, o que é fundamental para estimular o consumo.

As informações são do Diário do Comércio.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DAYANA ADÉLIA

IBITURUNA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/01/2016

Certamente que para conquistar o beneficio as cooperativas precisarao gastar mais do que receberao de volta pelonpagamento do PIS. Vc paga pra se adequar e o Governo devolver como beneficio. A unica coisa q se pode acreditar quando se fala em Governo e de que a qualquer momento ele vai por a mao no nosso bolso com algum novo imposto.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures