ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nestlé reduzirá portfólio para enfrentar concorrência

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/04/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
A pressão da concorrência trazida por megafusões no setor de alimentos e bebidas levará a Nestlé a acelerar a redução do seu portfólio de atividades e melhor explorar seu enorme tamanho, sinalizou o presidente do conselho de administração da companhia, Peter Brabeck.

A Nestlé está “obrigada” a fazer esses dois movimentos diante da nova situação competitiva, disse Brabeck aos acionistas na assembleia geral do grupo que é líder mundial do setor alimentar, ontem, em Lausanne.

Ele exemplificou que a criação da Kraft-­Heinz e a fusão Mondelez-­Douwe Egberts trazem “um formidável concorrente” para a Nestlé em categorias como café. Apontou também o desenvolvimento “espetacular” de algumas multinacionais em países em desenvolvimento.

Em 2013, o 3G Capital e a gestora Berkshire Hathaway, de Warren Buffet, compraram a Heinz e, no mês passado, adquiriram a Kraft, formando um gigante do mercado de alimentos, com receita anual de cerca de US$ 28 bilhões. A Nestlé faturou em 91,6 bilhões de francos suíços no ano passado (cerca de US$ 94,7 bilhões).

Brabeck observou que os parceiros do fundo de investimento 3G Capital, do suíço­brasileiro Jorge Paulo Lemann, são conhecidos no mundo industrial como formidáveis cortadores de custos e já provaram que são capazes de reduzir sobretudo os custos operacionais entre 500 e 800 pontos de base, “o que tem um impacto revolucionário sobre todos os outros membros da indústria”.

Segundo o presidente do conselho da Nestlé, o 3G Capital e o fundo Berkshire Hathaway “pulverizaram o mercado” da indústria alimentar, sobretudo americano, por aquisições em série, inicialmente no setor de bebidas com a criação da maior cervejaria do mundo, a Anheuser­Busch Inbev, depois em alimentação com a compra das redes de lanchonetes Burger King e Tim Hortons e da Heinz.

A fusão de Heinz com Kraft resultará no terceiro maior grupo alimentar nos Estados Unidos em vendas, após PepsiCo e Nestlé, mas superando Coca-Cola, General Mills e Kellog's.

Brabeck nota que tanto a Kraft como a Heinz mostraram crescimento bem modesto mesmo com produtos “extremamente atraentes” no passado, mas “não adaptados o bastante para o futuro”.

Para o executivo, se é verdade que uma companhia como a Heinz hoje pode ser mais rentável, a situação não é a mesma para o crescimento das vendas, que declinaram 4,5% em 2014.

O desafio em todo caso é forte com os concorrentes, sobretudo nos Estados Unidos, onde Brabeck constata regressão do consumo de produtos alimentares processados. Por exemplo, o consumo de bebidas gasosas açucaradas caíram 14% desde 2004.

Além de continuar a enfrentar um ambiente de crescimento modesto na Europa, a Nestlé tem como desafio o ritmo de desaceleração da China, seu segundo mercado.

Para aumentar a produtividade e assegurar a competitividade, o dirigente sinalizou que haverá aceleração da venda de ativos. É o que ele chama de revalorização de produtos e serviços no mundo inteiro, fazendo escolhas para ficar com marcas mais bem posicionadas no mercado nos setores de saúde e bem ­estar.

Além disso, a Nestlé tem mais de 400 fábricas e 330 mil funcionários, mas uma estrutura descentralizada que pode ser melhor aproveitada para ampliar a eficiência.

Brabeck avisou que essas duas grandes orientações, estratégica e operacional, necessitam “agora uma execução sem falha”.

As informações são do Jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures