ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MS: Governo entrega resfriadores a pequenos produtores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/04/2009

1 MIN DE LEITURA

2
0
Contribuir para a profissionalização da atividade leiteira no Estado, para o aumento da renda e da autonomia de pequenos produtores rurais. Este é o principal objetivo do Projeto de Resfriadores Comunitários, desenvolvido pelo Governo do Estado do MS, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Para o presidente da Associação de Pequenos e Mini Produtores Rurais da Terceira Linha de Vicentina, Elias Soares da Silva, o principal benefício conquistado com a entrega dos resfriadores é o aumento no preço pago pelo leite. "Nós estávamos recebendo cerca de R$0,33 centavos pelo litro de leite. Agora, com os resfriadores, a expectativa é de que passemos a receber em torno de R$0,60 centavos", diz o produtor.

Os produtores beneficiados com o recebimento dos equipamentos contam, nos municípios, com assistência técnica da Agraer, que atua junto às famílias orientando-as no correto manuseio das máquinas e também, repassando informações sobre produção, organização e comercialização do leite.

De acordo com o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, a pecuária leiteira é hoje, a principal atividade desenvolvida pelos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul e é tratada como prioridade pelo governo do Estado. "Nosso objetivo é promover melhorias na cadeia produtiva do leite, de forma a intensificar a produção. Para isso, estamos disponibilizando aos produtores, orientações e instrumentos adequados de produção", ressalta Roldão.

No total serão repassados através do projeto, 153 resfriadores a 49 municípios, beneficiando de maneira direta quase 3.200 famílias de agricultores familiares. "Estes resfriadores de leite poderão propiciar a agricultores familiares de todo o Estado, uma melhor qualidade na coleta de leite, uma maior produção de leite e a conseqüente recuperação da renda destas famílias", enfatiza o governador André Puccinelli.

Dos 153 resfriadores, 135 deles têm capacidade para processar 2 mil litros de leite; 16 são para 3 mil litros e dois para mil litros. Mais de 65% dos agricultores familiares do Estado têm na pecuária leiteira sua principal fonte de renda.

As informações são do MS Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RENATO CALIXTO SALIBA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/04/2009

Parabens ao governo do Mato Grosso pela iniciativa de dar oportunidade aos minis, pequenos e médios produtores. Mas só essa iniciativa não é o suficiente para mudar a realidade dos produtores, é preciso comprar o leite dos pequenos laticinios e cooperativas por preços justos e distribuir para pessoas carentes. Uma lei de fomento é a solução e com isso viabilizam os pequenos produtores e incentiva outros pequenos produtores a produzirem e fixa não só o avo, o pai e principalmente o neto no campo, combatendo o exodo rural.
RICHARD JAMES WALTER ROBERTSON

RIO VERDE DE MATO GROSSO - MATO GROSSO DO SUL

EM 22/04/2009

Esta importante iniciativa será o trampolim para assegurar uma melhor qualidade e melhor logística na distribuição do leite em nosso estado.

É importante que a distribuição destes equipamentos seja bastante ampla e não pare por aí, de modo a favorecer uma melhor renda aos produtores, como mencionou o entrevistado.

Torço para que, na "carona" dos resfriadores, venham incentivos à genética, alimentação, programas de assistência técnica e gerenciamento (tais como o Educampo e Balde Cheio), além de outros.

Parabéns ao governo do estado, à classe política e, principalmente, parabéns aos líderes rurais e produtores que contribuiram direta ou indiretamente para que esta distribuição se tornasse realidade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures